Todos os caminhos levam a Curitiba!

ginettag55_velocwb
O protótipo inglês Ginetta G57 chega ao país para rivalizar com os nacionais na abertura do Endurance Brasil em Curitiba (Foto: Reprodução Blog do Passatão/Velocidade Curitiba/Cíntia Azevedo)

RIO DE JANEIRO (atualizado quinta-feira, às 15h) – Chega ao fim a terça-feira, mas a temporada 2019 do Endurance Brasil não começa. Sim, estou ansioso. O que posso fazer? Principalmente porque estarei in loco na sexta e sábado, para reportar o evento ao Fox Nitro (programa do qual sou editor responsável no Fox Sports Brasil), além do Grande Prêmio e do próprio blog.

E mais do que acompanhar uma corrida longa ao vivo, é um prazer estar no ambiente que mais gosto – um autódromo, mesmo que a gente saiba que a situação do circuito de Pinhais esteja longe de ser a melhor.

O traçado de 3,695 km de extensão é um dos meus prediletos no país. Tem uma longa reta, frenagens fortes e trechos de misto bem seletivos. Ano passado, a pole position ficou na casa de 1’13” – se não me engano, foi 1’13″265. A tendência é que com a competição acirrada entre GTs e Protótipos essa marca melhore alguns décimos, talvez até um segundo pelo menos, nas sessões de classificação de sexta-feira.

A querida Glauce Schutz mandou nova parcial de inscritos. A chance de termos quase 40 carros na abertura do campeonato é bem plausível, porque alguns possíveis competidores careciam de confirmação. Um deles é o novo protótipo DTR com motor Honda Turbo, da dupla gaúcha Dudu Dieter/Francesco Ventre. Seria uma excelente e bem-vinda adesão ao plantel da classe P1. Mas a presença do bólido não estava garantida até esta terça-feira, mesmo com mais uma bateria de treinos em Tarumã. E acabou mesmo por não se confirmar.

O Sigma, após uma extensa “dieta” e alterações de aerodinâmica, também foi testado em Tarumã. Após a participação experimental nas 12h de Tarumã em 2017 e a única corrida no ano passado, na “aquática” Santa Cruz do Sul, o carro com motor Audi 4,2 litros V8 precisa de pista, de quilometragem, para que se conheça seu real potencial. Mas Felipe Bertuol, um dos pilotos, confirmou que alguns problemas surgiram e não podem ser sanados a tempo. A equipe cancelou a viagem para a prova de abertura.

Da relação que foi mandada junto à confirmação do credenciamento, constavam 37 carros. Mas tenho a notícia de que o prometido Protótipo Roco da classe P3 está fora e não será visto em Curitiba – e agora foi a vez da KTT Racing anunciar que seu protótipo Scorpion também não estará na 1ª etapa.

Em contrapartida, a divisão GT4 pode ter mais duas inscrições, com a Mercedes CLA 45 de Arthur Caleffi reforçando o plantel e o Fiat Linea T-Jet da família Kyrila aumentando o lote de competidores. As informações são do intrépido Niltão Amaral (no caso do Caleffi) e da sempre antenada Cíntia Azevedo (info sobre os Kyrila).

Todas as classes, aliás e a propósito, contam com pelo menos dois inscritos. Até a recém-criada P4, para protótipos com mecânica 8V e pneu de fabricação nacional, para baratear custos, conseguiu ter mais do que um carro confirmado – que era o que tínhamos até o fim da última semana.

Vamos à nova lista.

Categoria P1 (7-8 carros)

#5 MC Tubarão
Protótipo AJR Chevrolet V8
Tiel Andrade/Andersom Toso/Júlio Martini

#11 JLM Racing
Protótipo AJR Honda K24 Turbo
Emílio Padron/Marcelo Vianna/Thiago Marques

#20 Team Ginetta Brasil
Ginetta G57 Chevrolet V8
Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim/Pedro Aguiar

#57 Team Ginetta Brasil (*)
Ginetta G57 Chevrolet V8
pilotos a confirmar

#65 NC Racing
Protótipo AJR Chevrolet V8
Nílson Ribeiro/José Roberto Ribeiro

#88 JLM Racing
Protótipo AJR Chevrolet V8
Carlos Kray/Vicente Orige/Tarso Marques

#113 JLM Racing
Protótipo AJR Chevrolet V8
Pedro Queirolo/David Muffato

#175 JLM Racing
Protótipo AJR Chevrolet V8
Henrique Assunção/Alexandre Finardi/Luiz Otávio Floss/Marcelo Sant’Anna

Categoria GT3 (5 carros)

#8 Scuderia 111
Mercedes-AMG GT3
Guilherme Figuerôa/Júlio Campos

#9 Scuderia 111
Mercedes-AMG GT3
Xandinho Negrão/Xandy Negrão

#19 Via Itália Racing
Ferrari 488 GT3
Chico Longo/Daniel Serra

#55 Stuttgart Motorsport
Porsche 911 GT3-R
Ricardo Maurício/Marcel Visconde

#63 MC Tubarão
Aston Martin V12 Vantage GT3
Sérgio Ribas/Guilherme Ribas

Categoria GT3 Light (2 carros)

#18 Mottin Racing
Lamborghini Gallardo LP560-4
Fernando Poeta/Beto Giacomello

#155 Ferrari 458 GT3
Peter Ferter/Ricardo Mendes

Categoria P2 (3 carros)

#25 Absoluta
Protótipo GeeBee R1
Ney Faustini/Ney de Sá Faustini

#32 MC Tubarão
Protótipo MC Tubarão IX Ford Duratec Turbo
Mauro Kern/Paulo Sousa

#35 G-Stage Racing
Protótipo Predador Audi Turbo
Jair Bana/Duda Bana

Categoria P3 (6 carros)

#7 Sette Car
Protótipo MRX Honda 20V
Aldoir Sette/Marcelo Campagnolo

#44 Auto Racing
Protótipo MRX Volkswagen 16V
Ruben Ghisleni/Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino

#56 Motorcar
Protótipo MRX Volkswagen
Gustavo Simon/Rafael Simon

#72 Protótipo MRX
Carlos Antunes/Yuri Antunes

#75 Satti Racing
Protótipo MRX Cosworth
Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Padron

#89 Protótipo Radical SR3 Hayabusa
Renato Stumpf/Matheus Stumpf

Categoria GT4 (7-9 carros)

#3 Scuderia 111
Mercedes-AMG GT4
Alexandre Auler/Leandro Romera

#10 JLM Racing
Chevrolet Cruze Duratec Berta
Marcelo Losasso/Humberto Biazus

#14 Mercedes-Benz CLA 45 AMG
Júnior Victorette/a confirmar

#16 Team Ginetta Brasil
Ginetta G55 GT4
Ésio Vichiese/Kreis Jr.

#22 Scuderia 111
Mercedes-AMG GT4
Leandro Ferrari/Flávio Abrunhoza

#27 Mercedes-Benz CLA 45 AMG
Paulo Varassin/André Varassin/Lorenzo Varassin

#64 MC Tubarão
Audi RS3 LMS TCR
Henry Visconde/Guilherme Salas/Márcio Basso

#TBA Mercedes-Benz CLA 45 AMG (*)
Arthur Caleffi/a confirmar

#TBA Fiat Linea T-Jet 1.4 (*)
Gustavo Kyrila/Cláudio Kyrila

Categoria P4 (3 carros)

#34 Motorcar
Protótipo MRX Volkswagen 8V
Ricardo Haag/Mário Marcondes

#73 LT Racing
Protótipo Spyder Volkswagen 8V
José Vilela/Luiz Abbade

#74 LT Racing
Protótipo Spyder Volkswagen 8V
Alejandro Cignetti/a confirmar

Total: 33-36 carros

Marcados com (*) – a confirmar

Programação das 4h de Curitiba:

28 de março de 2019 – Quinta-feira

07h às 12h – Montagem das equipes
09h às 17h30 – Secretaria/Inscrições
11h às 12h – Briefing chefes de equipe
13h30 às 17h30 – Treino extra

29 de março de 2019 – Sexta-feira

08h às 19h – Secretaria/Inscrições/Combustível
08h30 às 09h30 – Treino livre oficial – Todas as categorias
09h45 às 10h45 – Treino livre oficial – Todas as categorias
11h às 12h – Treino livre oficial – Todas as categorias
13h às 14h – Treino livre oficial – Categorias P2, P3, P4 e GT4
14h15 às 15h15 – Treino livre oficial – Categorias P1 e GT3
15h30 às 15h45 – Treino classificatório P3 e P4
16h50 às 16h10 – Treino classificatório P2
16h15 às 16h30 – Treino classificatório GT4
16h35 às 16h50 – Treino classificatório GT3
16h55 às 17h10 – Treino classificatório P1
18h – Briefing Pilotos

30 de março de 2019 – Sábado

08h às 18h – Secretaria/Inscrições/Combustível/Pneus
09h às 11h30 – Vistoria Técnica nos boxes das equipes
09h30 às 10h – Warm-up Endurance
12h às 13h – Visitação e horário promocional
13h30 – Abertura de Box
13h40 – Fechamento de box
13h45 – Minuto de Silêncio em homenagem ao piloto Cali Crestani
13h50 – Hino Nacional com todas as equipes perfiladas atrás dos seus carros
13h55 – Placa de 5 minutos
14h – Largada Quatro Horas de Curitiba
18h30 – Pódio

Comentários

    • E aí a culpa não é da APE, que organiza o campeonato. E sim da administração do AIC, que cobra um preço muito alto pela abertura das arquibancadas.

      • Com as arquibancadas tomadas pelo mato com estão, foi até bom a organização não ter pedido a liberação, vai que uma cobra ataca algum espectador… Fim triste de mais um autodromo brasileiro….

    • Leonardo,

      Ao menos a transmissão da corrida via Youtube não deixa os espectadores e fãs desamparados, e os pilotos/equipes interagem nas mídias sociais de maneira não vista em outras categorias.

      É show !!!