Blancpain GT World Challenge Asia: excelente plantel para a abertura

BGTAsiaSepangstart

RIO DE JANEIRO – Terá início neste fim de semana em Sepang, na Malásia, a temporada 2019 do Blancpain GT World Challenge Asia – anteriormente conhecido como Blancpain GT Asia. A competição continental de Grã-Turismo lá do outro lado do mundo começa com um grid de alto quilate. São 30 os carros confirmados no primeiro evento de um total de seis previstos para um calendário que também apresentará eventos na Tailândia, Japão, China e Coreia do Sul.

Do total de participantes, nada menos que 25 são modelos GT3, representando sete construtores diferentes. Entre os pilotos, as duplas têm que ter obrigatoriamente um competidor de origem asiática e/ou da Oceania. As duplas têm configuração Pro-Am, Silver e Am. No total, são 14 inscritos na Pro-Am – que na teoria é a divisão principal – com seis na Silver e cinco na Am.

Com os atuais campeões Martin Kodric e Dennis Lind fora da brincadeira, a temporada terá novos “players” neste ano. A Porsche será representada por seis equipes e sete carros, enquanto a Mercedes-AMG terá seis.

Entre as muitas novidades, está a participação da equipe Triple Eight Race Engineering com uma Mercedes-AMG GT3, afora as mudanças de alguns times: a ARN Racing optou pela Porsche ao invés da Ferrari e a Craft-Bamboo Racing trocando Porsche por Mercedes em 2019. O naipe dos pilotos é bom, com presença de vários especialistas em provas de Grã-Turismo e até de gente com passagem pela Fórmula 1, caso do indonésio Rio Haryanto, que dividirá uma Ferrari 488 GT3 com David Tjiptobiantoro, alinhada pela T2 Motorsports.

Na classe GT4, o plantel é mais reduzido do que o imaginado. São apenas cinco os inscritos, sendo quatro Mercedes e uma BMW. O campeão Reinhold Renger também não comparece para defender o título de 2018, mas os japoneses Takayushi Kinoshita/Sunako Junokuchou estão a postos para bater o exército de carros do construtor de Stuttgart.

O cronograma da primeira rodada do Blancpain GT World Challenge Asia prevê treinos classificatórios a partir de 11h35 locais de sábado (00h35 da madrugada de sexta para sábado, pelo horário de Brasília), com a prova #1 marcada para 16h15 locais – 5h15min de Brasília na madrugada de sexta para sábado. E a prova #2 será às 10h50 locais, 23h50 de sábado pelo horário de Brasília. Acompanhem tudo ao vivo aqui no blog, é claro.

Comentários