Direto do túnel do tempo (443)
RIO DE JANEIRO – Ao volante deste Porsche 908/3, está um dos aniversariantes deste dia 24 de abril: trata-se de Reinhold Joest, o homem que empresta seu sobrenome à equipe Mazda na IMSA e que chefiou times semi-oficiais Porsche nos anos 1980/1990 e também deu suporte para as múltiplas vitórias da Audi nas 24h de Le Mans nas décadas passadas. Ao todo, foram 12 triunfos em La Sarthe como dono de escuderia.
O alemão completa hoje 82 anos e, quem o viu nas últimas provas do WEC em Interlagos – eu tive o privilégio inclusive de tirar uma foto e conversar com o próprio Joest sobre a lendária edição dos 500 km de 1972, que por sinal ele ganhou – talvez nem imaginasse que Reinhold viveu tanto. Vaidoso, faz questão de pintar o cabelo ainda farto para um homem de sua idade.
Joest foi protagonista, junto a Luizinho Pereira Bueno num Porsche 908/2 e Herbert Müller, este com uma Ferrari 512 Intersérie, da mais espetacular edição dos 500 km de Interlagos que existiu no velho autódromo paulistano. Largaram 27 carros, entre protótipos nacionais e importados, com a presença de alguns Grã-Turismo.
Reinhold, com o carro da foto, alcançou a média de 205,655 km/h, terminando a disputa com 156 voltas completadas em 2h25min57seg627, uma volta à frente de Luizinho e com três de avanço sobre Müller. Marivaldo Fernandes, que correu numa Alfa Romeo T33/3 da equipe Jolly-Gancia, foi o quarto e Nílson Clemente, de Avallone-Ford do time de Luiz Antônio Greco, fechou em quinto.
Há 47 anos, direto do túnel do tempo.
Amigão, não sei por que esta preguiça de comentar. Só mesmo aqui para eu saber de rally indy endurance e por ai vai. Obrigado, espero que o acesso sem comentários ajude em alguma coisa; Tudo de bom
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Esses 500 km eram disputados no anel externo de Interlagos. Foi uma grande corrida, a de 1972: Joest com a mais moderna evolução do Porsche 908, Herbert Muller com a Ferrari 512M fazendo a volta mais rápida em 53′, Luizinho mostrando que guiava no nível dos maiores pilotos dos protótipos, Paulão com um GT40 monstro, e até Lella Lombardi fazendo bonito. Tempos legais, eram corridas muito diferentes das que existem hoje.
Rodrigo que boa lembrança. Bons carros e pilotos. Década de 70 e 80. Para quem gosta de “endurance “ foi espetacular. Tomara que o futuro da WEC seja alvissareiro.
Ótima lembrança de um cara que respira automobilismo , e isso me faz lembrar de outro. Henri Pescarolo não está mais envolvido com automobilismo???
Depois de conseguir fazer falir duas vezes sua própria equipe? Bem difícil, não?
Sim , bem difícil. Tem que assistir apenas.
Aqui tem os resultados
https://www.racingsportscars.com/results/Interlagos-1972-09-03-3756.html
Bem legal!!!
A 1ª corrida que eu assisti ao vivo no Autódromo de Interlagos, o pai de um amigo (Sr. Celso, já falecido nos levou). Fui infectado pelo Velocitococus imediatamente…Sensacional e inesquecível…
E aqui tem o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=nJ_BQ_NJcvI
Estive nessa prova… forte abraço Rodrigo!!!
Quem me dera estar lá…Porsche 908, Ferrari 512M… imagine, um evento de tal porte naquela época. Mesmo que a prova de F1 já tivesse acontecido, era tudo novidade.
Nessa prova você não estava presente, né Rodrigo?
Claro que não. Em setembro de 1972 eu tinha um ano e quatro meses de vida…