ELMS, Prólogo: primeiro dia de treinos tem High Class na frente

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Cenário de cartão postal: o Oreca de Anders Fjørdbach foi o mais rápido no primeiro dia de ensaios coletivos do ELMS em Paul Ricard, com direito a novo recorde para os protótipos LMP2

RIO DE JANEIRO – A temporada 2019 do European Le Mans Series está oficialmente aberta: nesta segunda-feira, foi realizado o primeiro dia do Prólogo do campeonato, no circuito de Paul Ricard. A abertura do campeonato será no próximo domingo e a organização capitaneada pela Le Mans Endurance Organisation (LMEO) deu às equipes inscritas uma chance de conseguir mais quilometragem em cinco sessões de treinos.

No primeiro dos dois dias do Prólogo, foram três sessões. À noite, foi registrado o melhor tempo do dia: Anders Fjørdbach, da High Class Racing, marcou 1’40″404 (novo recorde da categoria para o circuito francês), superando por 0″319 o tempo de Nico Lapierre, o mais veloz do segundo treino com o Oreca da Cool Racing, que estreia na LMP2 neste ano. A terceira melhor volta entre os protótipos da principal categoria do ELMS ficou com Paul-Loup Chatin (IDEC Sport Racing), com 1’40″747.

A quarta posição foi da United Autosports com o melhor dos protótipos Ligier JS P217: Ryan Cullen marcou 1’41″087, se posicionando à frente do Aurus 01 (que é um Oreca, registre-se) de Jean-Éric Vergne e do também francês Andrea Pizzitola. A Carlin estreou no ELMS com seu Dallara P217 tendo desempenho discreto, já que Ben Barnicoat fez a melhor volta do carro em 1’42″885.

A bordo do carro da estreante RLR MSport, o brasileiro Bruno Senna cumpriu 36 voltas nos treinos diurnos, a melhor delas em 1’42″004. Arjun Maini, que veio da Fórmula 2, conseguiu o melhor tempo da equipe na sessão noturna, com 1’41″410. O canadense John Farano rodou em 1’45″830.

Na subclasse LMP3, a melhor volta dos primeiros testes oficiais também saiu no treino noturno, com o Norma M30 da Oregon Team guiado por Damiano Fioravanti. O italiano cravou 1’49″500, sete décimos melhor que Matthieu Lahaye (Ultimate Racing) a bordo de outro Norma. Colin Noble completou o top 3 a bordo do novo carro da Nielsen Racing, logicamente um Norma. Donde o melhor Ligier da categoria foi 4º colocado com o #11 da Eurointernational e David Droux (Realteam Racing) acabou com o quinto tempo.

Thomas Erdos, de volta às pistas numa temporada regular, completou 35 voltas ao longo das duas sessões. Conseguiu o tempo de 1’53″253 – a melhor volta do carro #2 foi de Garett Grist, que fez 1’51″921 e foi o oitavo mais veloz da divisão.

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Na LMGTE, domínio dos Ferrari 488 GTE: Andrea Piccini fez a melhor volta com o #60 da Kessel Racing

Como nenhum dos carros LMGTE foi à pista na sessão noturna, os tempos não melhoraram e Andrea Piccini fez a melhor volta com a Ferrari 488 GTE da Kessel Racing. O experiente italiano deu apenas oito voltas – o suficiente para estabelcer 1’53″288, um décimo abaixo de Nicklas Nielsen, da Luzich Racing. Matteo Cressoni foi o 3º com o carro da JMW Motorsport, com o melhor Porsche em quarto graças a Marco Seefried, da Proton Competition. A Spirit of Race fechou em quinto, com Matt Griffin a bordo.

Dos 41 carros inscritos no Prólogo e também na etapa de abertura em Le Castellet, quarenta andaram. O único carro que não riscou o asfalto e foi visto apenas nos boxes foi o Porsche da Ebimotors, do trio Fabio Babini/Marco Frezza/Sébastien Fortuna.

Os treinos prosseguem nesta terça-feira com um período de quatro horas de testes no período matinal e outro de três, à tarde. As sessões oficiais para as 4h de Le Castellet começam na sexta-feira com um ensaio de 1h30min de manhã e um teste coletivo de meia hora apenas para os pilotos com graduação bronze.

Comentários

  • Rodrigo, Na classe LMGTE, observei 9 carros, sendo 5 Ferraris e 4 Porsches. Você saberia o motivo de termos apenas essas duas marcas. Um campeonato europeu! Achei estranho