Recordar é viver…

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RIO DE JANEIRO – Cinco jovens cheios de sonhos. Registro feito em Brasília, a jovem capital da República. O ano é 1966.

Da esquerda para a direita estão Edgard Mello Filho, o grande mestre; Caíto Telles, a quem o Edgard chama de “Engenheiro Nakamura”, que fez os motores da equipe Itacolomy-Safra campeã de Divisão 3 em 1974 (com o Edgard, aliás); um certo Emerson Fittipaldi; um tal de José Carlos Pace e Pedro Victor de Lamare.

Recebi essa foto de um seguidor no Facebook e a ordem expressa foi: “Mostra pro Edgard!”

Claro que mandei, né? Pelo WhatsApp, o mestre contou tudo. Só não contou que PV tinha guiado uma Berlinetta Interlagos nos 1000 km de Brasília daquele ano em dupla com Ludovino Perez, terminando em 3º lugar.

Aliás, o Edgard, conhecido na turma como “Promessinha”, foi instrutor da lendária Escola de Pilotagem de Pedro Victor de Lamare e ele me contou também que a Gigi (Marlene Kampmann), sua companheira de toda uma vida, foi embora desta para a melhor.

Essa foto é a prova cabal de que os sonhos não envelhecem. O Edgard realizou os dele, e muito tempo depois, realizei o meu – de dividir microfones em transmissões e programas com esse monstro das pistas.

Comentários

  • Bem legal a foto. Grandes pilotos. Época de um automobilismo mais romântico e de “raiz”, como dizem. Tínhamos limitações técnicas imensas, tanto com relação a chassis e motores, mas pilotos de extrema tecnica e competência.

  • Sensacional, Mattar !
    Não dá nem pra comentar, só para admirar e relembrar a qualidade dos pilotos e pessoas que estão na foto.
    Agradecemos…

  • Toda vez que vejo a foto do Pace, fico imaginando como teria sido sua carreira na F1 se não fosse o acidente de avião que tirou a vida do brasileiro. Não tive oportunidade de ver suas corridas, até pela minha idade, mas sei que Pace era elogiado por muitos pelo seu talento.

      • O do Flávio dava erro direto, não entrava assim como o seu que ficou um ou dois dias sem acesso também Rodrigo…

      • Tranquilo Rodrigo, mas seria bom – por vcs dividirem esse espaço, talvez comunicar a ele esse problema, eu não consigo acessar há mais de seis dias. Tá estranho, só dá erro. Obrigado de qualquer forma.

      • Experimente dar refresh no cache do blog. De repente, é por isso que você não está conseguindo acompanhar.

  • ESPETACULAR!!!!!!!!!! DEMAIS !!!!

    Pergunta: Será que existse onboard do Edgar??? Pelo menos 1 deve existir…

    Ví aqui em Porto Alegre onboard do Paulo Sabiá que correu de Turismo 5000 e Hot Car na década de 80, de etapas do Marcas 1600 de final de 80 em Guaporé… Show!!!!!!!

  • Dois santistas de nascimento na foto, Edgard e Pedro Victor. Essa berlineta willys- interlagos #84 chegou a andar na frente das oficiais de fábrica em Interlagos, com foto na revista auto esporte do pega entre Pedro Victor, Anísio Campos de DKW-Vemag e a berlineta de fábrica. Nos treinos dos 500 Km de Interlagos de 1971, na sexta-feira a Lola-Chevrolet T-70 #96 laranja, da Equipe Brahma de Norman Casari sofreu acidente na curva 3, Norman saiu ileso, mas esqueceu ligada a bomba de combustível elétrica, a Lola incendiou, Edgard, instrutor da escola de pilotagem pegou a pick-up chevrolet c-10 da escola que tinha extintores na caçamba e foi ao socorro, com muitas partes de magnésio altamente inflamável a Lola sucumbiu. Décadas depois já no USA o carro foi restaurado preservando a pintura e numeral da época. Pedro Victor e Gigi, eram uma dupla, na escola de pilotagem ela cronometrava os Fittipadi-Vê dos alunos no circuito que usava só o miolo, sem o anel externo. Em julho de 1976 vi o casal na Ford F-100 v-8 branca, carregada de feno para os cavalos que criavam no Jardim do Embaixador, em Campos do Jordão- SP.

  • Assisti duas vitorias ao vivo do Promessinha em Interlagos, creio que em início tardio de carreira ambas com carros brancos sem patrocínio, a primeira com um corcel 4 portas que queimava muito óleo nas duas voltas finais, a segunda com Opala 4 portas batendo Maverick, Edgard sempre passava no miolo e a cavalaria do V-8 recuperava nas retas aos poucos foi abrindo vantagem e não foi mais incomodado pelo V-8, Caíto Telles foi também preparador e mecânico de Pedro Victor tricampeão da divisão 3 classe c em 1971-72-73

    • Essas vitórias do Edgard com Opala quatro portas foram, com certeza, na Divisão 1. Um dos maiores adversários dele era o Estanislau Franco. Isso foi o trampolim pro EMF andar de D-3 pela Itacolomy Safra.

  • Acho que sim, a do Opala ganhando do Mavertick, foi a primeira vez que soube do Mestre, a corrida com o Corcel queimando óleo quase fundindo, verifique com ele, tempos do Promessinha!

  • Mattar, fui criado em Brasilia. Hoje no Facebook vi um recrte de jornal com os inscritos nas mil milhas 70. Lá constava um ELGAR com o Carlos Brás e o Edgar Melo Filho. Gostaria de saber as impressões do Edgar ao pilotar o ELGAR carro projetado pelo Ênio Garcia, grande amigo e ídolo.