Super Formula: dobradinha da Nakajima Racing

ff31f3ca154ab97ba5188df6307a0ee6-1-1024x683

RIO DE JANEIRO – A Nakajima Racing foi a gratíssima surpresa no treino que definiu o grid de largada para a abertura da temporada 2019 da Super Fórmula japonesa, que se inicia neste domingo em Suzuka.

Nove anos após a última oportunidade em que um carro do time da lenda Satoru Nakajima – e isso, nos tempos em que a competição ainda se chamava Fórmula Nippon – Tadasuke Makino conquistou neste sábado a pole position para a corrida que terá duração de 43 voltas ou máximo de 90 minutos pelo circuito – que tem o mesmo traçado do GP do Japão de Fórmula 1.

Com o tempo de 1’36″312, ele superou por apenas 0″029 o espanhol e companheiro de equipe Álex Palou, marcando não uma quebra histórica de jejum como também uma bela dobradinha da TCS Nakajima Racing. O último piloto do time a sair na pole position foi Takashi Kogure, em 2010, na pista de Twin Ring Motegi.

Os motores Honda dominaram as quatro primeiras posições do grid de 20 carros: o atual campeão Naoki Yamamoto abre a segunda fila, junto ao parceiro de Team Dandelion, o também japonês Nirei Fukuzumi. Tanto ele quanto Tadasuke Makino vêm de campanhas na Fórmula 2 europeia.

Yuhi Sekiguchi (Impul) classificou o melhor dos 11 bólidos inscritos com motor Toyota com o 5º tempo, seguido por Kenta Yamashita (Kondo). Os oito mais bem classificados do Q3 que definiu a pole foram completados por Yuhi Sekiguchi no segundo carro inscrito pela Impul e pelo experiente Kamui Kobayashi, da KCMG.

No Q2, quatro dos 12 pilotos que avançaram nas sessões classificatórias ficaram pelo caminho. Entre eles o atual vice-campeão Nick Cassidy (Vantelin Team Tom’s), eliminado junto a Lucas Auer, sobrinho do antigo piloto de Fórmula 1 Gerhard Berger.

Entre as surpresas que constaram na relação de eliminados do Q1 estão o experiente Hiroaki Ishiura, no pior grid da carreira e o britânico Dan Ticktum, vice-campeão do Europeu de Fórmula 3 do ano passado. Também Harrison Newey não avançou e três pilotos não marcaram tempo, por diferentes motivos.

O primeiro foi o campeão japonês de Fórmula 3 Sho Tsuboi, que provocou a primeira bandeira vermelha. Depois, Artem Markelov sofreu outro acidente. E Kazuki Nakajima, na tentativa de evitar o carro rodado de Harrison Newey na curva Spoon, colheu o adversário e sofreu danos.

Todos estão autorizados a compor o grid de 20 carros que dá largada para o campeonato nesta madrugada, com inédita transmissão via streaming que o blog vai reproduzir a partir das 2h da manhã, hora de Brasília.

Comentários