6h de Spa-Francorchamps: Toyota restabelece a ordem

7_Toyota_WEC_Spa_2019_Practice_3
Ritmo feroz: Kamui Kobayashi foi o mais rápido do FP3 para as 6h de Spa-Francorchamps, virando em ritmo de classificação

RIO DE JANEIRO – O fantasma do mau tempo segue a rondar o circuito belga de Spa-Francorchamps, mas pelo menos a sexta-feira começa com notícias melhores para os pilotos e equipes do Mundial de Endurance – embora o risco de neve para esta madrugada ainda exista.

Com pista seca e muito frio (8ºC ambiente e apenas 11ºC no asfalto), os 34 carros fizeram nesta manhã o último treino de preparação para a definição do grid. E a Toyota restabeleceu a ordem: Kamui Kobayashi foi muito veloz a bordo do carro #7, virando 1’54″105 – marca nada menos que 2″246 melhor que o outro carro do construtor oriental, conduzido por Kazuki Nakajima.

Os dois BR01 Engineering da SMP Racing seguem mostrando que melhoraram a olhos vistos desde o início da Super Season, há um ano atrás. No mesmo FP3, ano passado, a melhor volta foi 1’58″398 para o carro construído pelo time russo com assessoria Dallara. Desta vez, Egor Orudzhev cravou 1’56″842, muito embora Sergey Sirotkin tenha ontem alcançado a marca de 1’56″264.

Stoffel Vandoorne continua muito à vontade a bordo do carro #11, em sua estreia no WEC. Ficou em quarto com 1’57″475, logo à frente do brasileiro Bruno Senna, que deu 10 voltas e na penúltima dele rodou em 1’57″816. A ByKolles segue muito atrás das demais equipes da LMP1: nem a troca da unidade motriz Nissan Biturbo pelo Gibson aspirado faz o carro #4 ser competitivo neste fim de semana.

26_G-Drive_Aurus_WEC_Spa_2019_Practice_3
Hors-concours entre os LMP2, a G-Drive Racing foi a mais rápida com Jean-Éric Vergne

Jean-Éric Vergne (G-Drive Racing) fez o melhor tempo do fim de semana entre os protótipos LMP2 – 2’01″143, seis décimos abaixo da marca de Will Stevens num dos Oreca da Jackie Chan DC Racing. Gabriel Aubry fez o terceiro tempo, seguido por Pastor Maldonado e Matthieu Vaxivière.

O brasileiro André Negrão fez o melhor tempo do #36 da Signatech-Alpine – 2’03″866, a 2″723 da volta de Vergne. Como estamos a um Oceano de distância e milhares de milhas e horas separados de Spa-Francorchamps, fazer um exercício de performance seria leviano. Possivelmente a equipe de Philippe Sinault usou este último treino para testar o carro em ritmo de prova, com tanques mais cheios.

91_Porsche_WEC_Spa_2019_Practice_3
Dando as caras: a Porsche vem para a briga da pole entre os LMGTE-PRO

Na LMGTE-PRO, após uma quinta-feira de resultados modestos, a Porsche deu as caras. Gianmaria Bruni foi o melhor do terceiro treino livre com a marca de 2’13″722, dois décimos melhor que o Ford #67 guiado por Harry Tincknell.

Aliás, os carros do construtor de Weissach e da equipe de Chip Ganassi se revezaram nas quatro primeiras posições desta última sessão antes do qualifying, com Kévin Estre em terceiro e Olivier Pla em quarto, à frente das duas Ferrari 488 GTE EVO guiadas por Sam Bird e James Calado.

O brasileiro Augusto Farfus fez o 8º melhor tempo do treino livre e foi o mais rápido piloto da BMW, estabelecendo a marca de 2’14″859. Cabe lembrar que no ano passado ele não disputou esta etapa porque ainda estava no DTM, que fazia no mesmo fim de semana a rodada dupla inaugural em Hockenheim, na vizinha Alemanha.

88_Proton_Porsche_WEC_Spa_2019_Practice_3
Subindo o complexo Eau Rouge-Raidillon, Matteo Cairoli foi o melhor dos pilotos da LMGTE-AM

Entre os LMGTE-AM, a Dempsey Racing-Proton fez 1-2 no último treino livre, com Matteo Cairoli a suplantar por apenas 0″190 o colega e rival Matt Campbell. Um terceiro Porsche 911 RSR completou a trinca da marca do cavalinho empinado de Stuttgart, graças a Jörg Bergmeister, seguidos por Charlie Eastwood e Pedro Lamy em dois Aston Martin. Eddie Cheever III foi o sexto mais veloz, com a melhor Ferrari do lote. Mais rápida na véspera, a Gulf Racing fechou a fila dos 34 carros presentes.

Os treinos classificatórios começam às 10h de Brasília e podem ser assistidos no site oficial do FIA WEC, via streaming pago.

E a disputa das 6h de Spa-Francorchamps, neste sábado, será exibida AO VIVO E NA ÍNTEGRA no Fox Sports 2, a partir de 8h30. Estarei nos comentários e análises. Prestigiem e participem da transmissão conosco!

Comentários