Em condições desfavoráveis, Mazda lidera folha de tempos em Mid-Ohio

77fast
Oliver Jarvis foi o mais rápido na sexta-feira, num dia de condições péssimas no início do dia e um pouco melhores à tarde (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – O quarto fim de semana do IMSA Weather Tech SportsCar Championship na temporada 2019 começou com tempo desfavorável em Lexington, cidade do circuito Mid-Ohio SportsCar Course. Pista muito molhada na primeira sessão – com as condições melhorando um pouco mais no segundo treino livre, realizado à tarde.

Algumas equipes sequer se deram ao trabalho de andar hoje. Por exemplo: os líderes do campeonato entre os DPi, Felipe Nasr e Pipo Derani, sequer tiveram tempo cronometrado. Renger Van der Zande e Jordan Taylor tampouco guiaram nesta sexta-feira molhada. E dos 34 carros que registraram tempos, dois não melhoraram suas marcas em relação à fase inicial de treinos livres.

O Mazda RT24-P DPi de Oliver Jarvis/Tristan Nunez aproveitou de um momento com menor acúmulo de água no traçado e fez a melhor volta do dia em 1’28″158. Ryan Hunter-Reay, substituindo o titular Harry Tincknell ao lado de Jonathan Bomarito, ficou em segundo a 0″064 dos companheiros de equipe deste final de semana.

Num treino sem muitos parâmetros, já que a chuva não deverá mais ser um fator para o restante do fim de semana, a JDC-Miller Motorsports ficou com terceira e quarta posições, enquanto Hélio Castroneves/Ricky Taylor figuraram com a 5ª colocação em 1’29″676.

As condições eram tão complicadas que o sexto tempo geral do dia foi de um GTD: o Lexus RC-F GT3 de Richard Heistand/Jack Hawksworth ficou quase dois segundos à frente do melhor dos GTLM, normalmente mais velozes, no caso o Porsche de Nick Tandy e Patrick Pilet – 9º tempo geral.

Os dois protótipos LMP2 presentes deram poucas voltas. O #52 da PR1/Mathiasen Motorsports deu nove giros apenas e o rival da Performance Tech, três. Nenhuma das duas formações alcançou tempos dignos de registro.

Com a meteorologia apontando uma melhora nas condições em Lexington, o terceiro e último treino livre será muito importante para os ajustes finais que encaminharão os carros para a qualificação e definição do grid de largada.

Como Mid-Ohio está 1h a menos do nosso fuso, a sessão #3 será às 9h de Brasília. O treino oficial abre 12h40 de Brasília com a classe GTD, passando depois aos GTLM e por fim aos protótipos DPi e LMP2 – com transmissão ao vivo apenas no site da IMSA.

O GP de Mid-Ohio será exibido pelo Fox Sports 2 em versão inédita após a Nascar – mas apenas se a etapa de Dover não puder ser disputada, já que existe uma previsão de chuva para a “Milha Monstro”. Se a categoria dos ovais tiver sua etapa adiada para a segunda-feira, o que seria uma transmissão de uma corrida inédita vira “ao vivo”.

A aguardar.

Comentários