MENU

12 de maio de 2019 - 21:22Endurance, Motovelocidade

FIM EWC: YART ganha as 8h da Eslováquia

RIO DE JANEIRO - A Yamaha Austria Racing Team (YART) foi a grande vencedora das 8h da Eslováquia, 3ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIM (FIM EWC) que aconteceu no último sábado. Após a conquista da pole position, o trio formado por Broc Parkes/Niccolò Canepa/Marvin Fritz deu à equipe o segundo triunfo consecutivo na corrida disputada no traçado de Orechová Poton, completando um total de 218 voltas pelo traçado de 5,922 km de extensão.

Em grande parte da corrida, a batalha pela ponta se desenvolveu entre a moto #7 da marca dos três diapasões, contra as duas máquinas oficiais da Honda, a da campeã F.C.C. TSR Honda France com Josh Hook/Freddy Foray/Mike Di Meglio e a da Honda Endurance Racing, de Yonny Hernández/Randy de Puniet/Sébastien Gimbert – este último trio liderou no primeiro quarto de disputa.

Mas dois acidentes tirariam a tripulação da Honda #111 de esquadro (eles ainda salvaram o 8º lugar final), permitindo que a Suzuki de Vincent Philippe/Gregg Black/Etienne Masson avançasse para o 2º posto. Sheridan Morais/Michael Laverty/Daniel Webb completaram em quarto com a Yamaha da escuderia Wepol, deixando em quinto a VRD Igol Pierret Experiences, com outra motocicleta Yamaha, esta conduzida por Florian Alt/Xavier Siméon/Florian Marino.

Vencedor das 24h de Le Mans e então líder do campeonato, o Team SRC Kawasaki France só permaneceu na disputa por 37 voltas, desistindo por problemas mecânicos. As duas principais motos da BMW na competição também falharam e não terminaram as 8h da Eslováquia. Isto abriu caminho para o 6º lugar do Junior Team LMS Suzuki, que venceu na classe Superstock com Louis Rossi/Hugo Clère/Alexis Masbou derrotando por 38 segundos a moto da BMRT 3D Kawasaki Maccio Racing, da formação Enzo Boulom/Chris Leech/Kevin Manfredi.

A desistência dos então líderes do campeonato permitiu que a Suzuki Endurance Racing Team alcançasse o comando da classificação: a equipe francesa que representa o construtor oriental soma agora 113 pontos, dez a mais que o Team SRC Kawasaki France, enquanto o 3º lugar é da Wepol Racing com 99. A YART está em quarto com 87, seguida da F.C.C TSR Honda France, atual campeã, com 79.

Na classificação dos times da Superstock, a GERT56 by GS Yuasa, que alinha uma BMW, lidera após três etapas com 37 pontos, onze à frente de três diferentes equipes – Junior Team LMS (Suzuki), BMRT 3D Maccio Racing (Kawasaki) e Moto Ain (Yamaha). A Yamaha assumiu a liderança do Mundial de Endurance entre os construtores da classe EWC e a Kawasaki lidera na SST.

As 8h de Oschersleben, no próximo dia 9 de junho, serão a quarta etapa da temporada 2018/19 do FIM EWC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>