Pequenas maravilhas – especial 24 Horas de Le Mans: os carros do Christian Heins

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RIO DE JANEIRO – Christian Heins, o Bino, morreu de forma trágica nas 24h de Le Mans de 1963. Na época, a comoção por seu acidente fatal – guardadas as proporções, logicamente – no meio do automobilismo do Brasil foi ao mesmo nível da perda de Ayrton Senna, três décadas depois.

Celebrado como um dos grandes de sua geração, além de guiar bem era um excelente chefe de equipe. Luiz Antônio Greco, ao assumir o departamento de competição da Willys-Overland, já encontrou tudo pronto, organizado e perfeito. O Trovão foi igualmente competente, mas “Bino” tinha um ‘algo mais’ no que fazia de melhor.

Como piloto, disputou a prova em La Sarthe duas vezes – a primeira foi em 1959, com um modelo Porsche 718 RSK, na dupla com o conde holandês Carel Godin de Beaufort. Eles competiram pela equipe Maarsbergen da Holanda, e estavam na subclasse para modelos Esporte até 1,5 litro. Completaram 186 voltas, abandonando após 15h de disputa.

Quatro anos após sua primeira experiência, Bino voltou à França para competir com o modelo Alpine M63 Protótipo. Mesmo com mecânica de 1 litro de capacidade cúbica, Christian e seu parceiro, o jornalista José Rosinski, tinham condições de alcançar um bom resultado.

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Estavam em 3º na geral com cerca de 5h20min de disputa, liderando nas classes paralelas de Índice de Energia Térmica e de Performance, que tinham sua relevância para o Automobile Club de l’Ouest, quando o motor do Aston Martin de Bruce McLaren explodiu, deixando um enorme rastro de óleo.

Vários pilotos conseguiram evitar o problema. Outros não: o Jaguar E-Type guiado por Roy Salvadori foi um dos que se acidentou, assim como o Bonnet de Jean-Pierre Manzon. Inclusive, Bino tentou se desvencilhar do carro francês, mas não conseguiu evitar perder o controle do seu Alpine M63, capotando e destruindo o bólido no choque com um poste elétrico. Houve incêndio e nada foi capaz de salvá-lo. Morte instantânea.

As miniaturas são um oferecimento do colecionador Sergio Luis dos Santos. O Porsche 718 RSK #36 (inclusive, recém-chegado à coleção dele) é da Spark e o Alpine #48, fabricado pela Top Model Collection. Todos os modelos em escala 1/43, simplesmente espetaculares.

Continuem enviando fotos das suas miniaturas para o e-mail [email protected], que prometo publicar até o dia 15 de junho, quando será dada a largada da 87ª edição das 24h de Le Mans.

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