Ah, esses ingleses…

RIO DE JANEIRO – Olha… depois falam que brasileiro é “pacheco”, que italiano é passional e que espanhol é bairrista. Os ingleses, em se tratando de Fórmula 1, conseguem ser piores. Muito piores.

Esse negócio de lista disso e aquilo gera muita discussão e controvérsia. E a BBC soltou uma com os 20 maiores pilotos da categoria máxima, que vai gerar discussão e controvérsia. Especialmente pela posição de alguns grandes pilotos que por lá passaram.

Os nomes que lá estão são praticamente indiscutíveis, com Ayrton Senna no topo do rol, seguido por Juan Manuel Fangio, Jim Clark e Michael Schumacher – nesta ordem – o que já suscita algumas dúvidas. Porém, sejamos honestos e sinceros: o que fez Stirling Moss para merecer ficar em 6º se nem campeão ele foi? E Nigel Mansell e Lewis Hamilton à frente de monstros como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Jack Brabham e Graham Hill? Como explicar isso?

Pois é… eu não estou sendo pacheco. Apenas querendo ser coerente. E a lista da BBC é incoerente. Por mérito, Emerson, Nelson, Graham e Black Jack estão, sim, num patamar acima de Moss, Mansell e Hamilton.

Só faltava o pessoal forçar a barra e achar que o James Hunt merece estar nesse top 20.

Ah, esses ingleses…

By the way, aí está a lista. Comentem, tirem suas próprias conclusões. O espaço é de vocês agora.

1 – Ayrton Senna
2 – Juan Manuel Fangio
3 – Jim Clark
4 – Michael Schumacher
5 – Alain Prost
6 – Stirling Moss
7 – Jackie Stewart
8 – Sebastian Vettel
9 – Niki Lauda
10 – Fernando Alonso
11 – Alberto Ascari
12 – Gilles Villeneuve
13 – Nigel Mansell
14 – Mika Hakkinen
15 – Lewis Hamilton
16 – Nelson Piquet
17 – Emerson Fittipaldi
18 – Jack Brabham
19 – Graham Hill
20 – Jochen Rindt

Comentários

  • Os britânicos não gostam mesmo do Piquet, então não foi surpresa. Achei Mansell à frente de Piquet um desaforo. O Moss era um cara lendário mesmo, o lance de não ter sido campeão não parece problema, já que a galera vive dizendo que os números do Schumacher podem não ser tão representativos, e a galera também idolatra Villeneuve que números fracos, eu diria (os detratores dizem que ele era um Maldonado montado numa Ferrari, mas isso é conversa para outro dia).
    De qualquer forma, os cinco primeiros ficaram excelentes, especialmente a ordem, com certeza os ingleses pegam no pé do Schumacher, ficou divertido, mas eu concordo.
    Quero ver a galera dizer que a Globo fez lavagem cerebral nos ingleses para idolatrarem Senna…

  • Também acho que a pachecada inglesa foi forte…

    Agora, prá mim, o número 1 será sempre o Jim Clark. Se ele fosse inglês, talvez eles o tivessem colocado em primeiro. E continuo achando impossível comparar pilotos que competiram em épocas diferentes, com carros diferentes, tecnologias diferentes, pistas diferentes e até regras diferentes. Portanto, o voto acaba tendo sempre o viés de torcedor, mesmo. E que bom que é assim!

    • Principalmente se forem inglesas…

      Os 5 primeiros estão ok. Do sexto pra baixo, começa a bagunça. Como disseram aqui, é complicado comparar pilotos de épocas diferentes.

  • ô tédio…
    nem perco tempo com listas Rodrigo.
    essa então, é risível…do primeiro ao último…
    impossível de ordenar seja lá por qualquer parâmetro.

  • Os critérios destas listas são sempre obscuros e tendenciosos. Não há nada de científico nisso, principalmente se usarem a internet para votações, quando fica restrito a uma região/idioma apenas. Não dá para dar crédito a uma coisa dessas. Pelo menos não colocaram o Damon Hill…

  • Eu se fosse inglês sacanearia mais ainda esta lista pondo o astro, mulherengo, playboy e fanfarrão James Hunt em 10º logo atrás do Niki Lauda!

  • Pois é, Rodrigo. Qualquer tipo de lista envolvendo esportistas de épocas diferentes SEMPRE gerará polêmicas. O importante é que todos têm lugar digno na história da F-1.

  • Essas listas são sempre uma bobagem, a ponto de um cara como Vettel estar nela, Piquet atras de Mansel e Hamilton.O que me espanta é certos jornalistas gastarem tanto tempo e digital com isso(não é o seu caso Rodrigo já que tocou no assunto depois de provocado e tem mais noticia pra nos abastecer de informação)é impossivel mensurar pilotos em épocas distintas.Me lembra uma resposta do Nelsão em um programa da ESPN sobre Schumacher ser o maior;ele respondeu que seu ídolo era o Jack Brabham porque fazia o próprio carro e era o que ele tentou fazer quando sugeria os acertos e quando colocou barras pra regular os carros e aquecimento dos pneus ,reabastecimento essas coisas que foi incorporado ao básico da f1, e que talvez se estivesse na sua época Schumacher poderia ter ficado pra tras.Os inovadores pra mim serão sempre os melhores por serem rapidos e estabelecerem parametros, e hoje é até injusto julgar um piloto porque ele tem pouca influencia no acerto e na pilotagem onde um software controla aceleração, derrapagem, freio e um cara dos boxes diz qual botão apertar.

  • Cade um sueco famoso e extremamente rapido nessa lista ??? Nao guardaram um lugarzinho para um dos 3 pilotos mais rapidos da F1 em todos os tempos (junto com Rindt e Gilles) ??? Onde está o Ronnie ????

    E o Mario Andretti, onde está ???? Um campeão mundial, campeão da Indy e vencedor das 500 milhas, um piloto que venceu e excedeu em tudo o que correu, menos nas 24 Heures…e olha qu ele correu de TUDO ! Um dos mais completos de todos. Ah, mas não era ingles…

    Bom, lista é lista, e cada um faz a sua como quer, e como quem quer.

    Na minha não estariam Mansell e Vettel, e certamtne incluiria esses 2 acima mencionados. E bem, a ordem seria bem diferente…

    Antonio

  • Parabens pelo post, nesta lista tambem achei alguns erros grosseiros, e nem foi com comparações de epocas diferenres, como exemplo, o vetel na frente de alonso e haminton e mansel na frente de piquet.