Fim da linha

RIO DE JANEIRO – O automobilismo brasileiro vai mal, muito mal. Mesmo que algumas categorias queiram dizer que não é assim que a banda toca, a morte lenta e dolorosa de diversos certames ao longo dos últimos meses deixa no ar perspectivas sombrias do esporte no país.

Pereceram, em diferentes vias, a Top Series, concebida como um “novo” Campeonato Brasileiro de Endurance, que jamais vingou de fato; o Mini Challenge e, dizem, a Copa Montana também não verá a luz do dia em 2013. O Campeonato Brasileiro de Rali não conseguiu chegar ao fim do seu calendário e agora é a vez da Spyder Race ir para o espaço.

Quem me atentaram para esse detalhe foram o narrador Luc Monteiro e o amigo Tarso Marques Lima, que via mensagem no facebook enviou-me um post do Raijan Mascarello, que continha a seguinte mensagem:

“Aos amigos e a todos que torceram por mim durante esses anos que estive pilotando esse maravilhoso carro da categoria Spyder Race: infelizmente, nosso campeonato acabou sem completarmos as corridas necessárias para validar junto a CBA. Não teremos mais corridas esse ano e não sabemos como será para 2013.”

A Spyder Race atingiu o status de categoria nacional em 2010 e neste ano a liderança do certame era de Fernando Fortes, um pontinho à frente do mesmo Raijan Mascarello da mensagem acima. Na classe Light, Jansen Bueno, filho do piloto de Fórmula Truck Diumar Bueno, que sofreu um tremendo acidente este ano em Guaporé, vinha com 20 pontos de vantagem para Jefferson Leandrini.

É… categorias morrem, tem gente aí enchendo os bolsos de dinheiro, o automobilismo brasileiro caminha para um buraco sem fundo e aí, como é que fica? O último que sair, apaga a luz?

Comentários

  • Uma pena, menos uma….
    Categorias mais baratas e acessíveis, parece que a ordem é acabar com eles mesmo, daí, surgem essas categorias “lava dinheiro” que duram um ou dois anos, com “carros dos sonhos”…
    Lamentável…

  • Essa bola foi cantada quando deixaram o reginal pra tentar o Brasileiro.. Foram iludidos.. Tomaram muita grana desse povo e agora os deixam na mão….Tem que pegar esses filhos da puta de promotores e enfiar no rabo deles o long dong…
    A spider sempre foi ótima… Carros simples e confiaveis..Temos na lembrança alguns spders dando pau em 430, gt3, e por aí!!
    Voltem pro regional, voltem a abrilhantar o paulista de velocidade…
    Serão recebidos de braços abertos, e com custos menores.. No mínimo!!!