Gutiérrez e Pic dentro em 2013

RIO DE JANEIRO – Véspera de Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e o mercado de pilotos para a temporada 2013 tem mais dois nomes confirmados. Um deles permanecerá na categoria e o outro sobe da GP2 Series, sucedendo seu compatriota e fazendo o México ter dois pilotos numa mesma temporada desde Moises Solana e Pedro Rodriguez, no longínquo ano de 1968.

Refiro-me a Esteban Gutiérrez, de 21 anos, nascido em Monterrey e que, após ganhar títulos em duas categorias de acesso: Fórmula BMW e GP3, além de se destacar na GP2 Series com quatro vitórias em duas temporadas e um 3º lugar em 2012, sobe para a F-1 como substituto de Sergio Perez, herdando diretamente os patrocínios do futuro piloto da McLaren – um sinal claro que Carlos Slim continua forte no seu mecenato dos representantes chicanos.

Para quem sabia das negociações, nenhuma surpresa trocar um piloto por outro, se os interesses comerciais eram os mesmos. Só que logicamente muita gente vai ficar triste porque não haverá lugar para Kamui Kobayashi na equipe no próximo ano, já que o outro cockpit será ocupado pelo alemão Nico Hülkenberg.

A Sauber fechou também com a revelação holandesa Robin Frinjs, atual campeão da World Series by Renault, para o papel de piloto-reserva e de testes – que, à exceção da pré-temporada, não ocorrem praticamente no ano inteiro. É uma boa aposta, pelo que ele mostrou neste ano na categoria de acesso à F-1.

Já na Caterham, Tony Fernandes chegou a um acordo com Charles Pic, a vigorar a partir da próxima temporada. O francês sucederá o russo Vitaly Petrov, que com problemas de patrocínio, não permanecerá no time com sede na Inglaterra. A outra vaga será muito disputada, pois há dúvidas quanto à permanência de Heikki Kövalainen na equipe. Giedo Van der Garde, que já apareceu como piloto das sextas de manhã, é um dos favoritos a esta vaga. Bruno Senna, caso perca mesmo o posto de piloto da Williams em detrimento do finlandês Valtteri Bottas, pode também ter chances de ocupar a vaga de Kova.

A ver.

Comentários