Habemus Porsche no WEC!

Barcelone_MantheyRIO DE JANEIRO – Notícia aguardada e hoje confirmada para a temporada 2013 do Mundial de Endurance da FIA (WEC): a Porsche vai sim disputar o campeonato com dois modelos 911 GT3 RSR na nova versão, a 991.

Será inclusive a primeira vez em quinze anos que um time vai representar a marca de Stuttgart em caráter oficial numa competição de longa duração. A última vez em que isto aconteceu foi em 1998, quando com o modelo 911 GT1-98, os alemães venceram as 24 Horas de Le Mans.

O time escolhido como factory para o próximo ano é a Manthey Racing, de propriedade do ex-piloto Olaf Manthey, que disputou neste ano o International GT Open, o VLN e as 24 Horas de Nürburgring, afora outras provas longas.

Os dois 911 (991) GT3 RSR vão competir na classe LMGTE-Pro contra as Ferrari da AF Corse e os Aston Martin. Talvez tenhamos um Corvette C6-R nesta divisão, mas nada definido ainda.

Bom para o WEC que a Porsche entra de sola no campeonato de 2013. O carro vem sendo exaustivamente testado pelos pilotos de fábrica para ficar “no ponto” a tempo de disputar as 6 Horas de Silverstone, em abril.

Comentários

  • Então já podemos supor que os pilotos obrigatoriamente serão os pilotos oficiais da Porsche AG e que certamente o time de Olaf Manthey será a base da Porsche AG para o futuro desenvolvimento dos LMP1 para 2014!

    • Pertinente e com muito sentido vossa observação, caro Luciano. Acho que veremos Jörg Bergmeister, Patrick Long, Romain Dumas, Marco Holzer e Timo Bernhard nestes carros em 2013. E talvez em 2014.

  • Por isso que acabaram os apoios técnicos a vários outros times como a Flying Lizard. Seria difícil para a Porsche apoiar o pessoal nos EUA e no resto do mundo. Eles tem essa filosofia de focar em uma equipe quando querem entrar de vez em alguma coisa o que eu acho interessante. E eu concordo com o Luciano.

    • Só fico triste Nino de ver vários clientes abandonados ao relento! Acredito que já em 2012 a Alex Job Racing Já vinha prevendo isso e por isso se uniu a Lotus! Agora, é claro que já é um preparação da casa de Stuttgart (um ensaio na verdade) pra chumbo do muito grosso pra cima de Audi e Toyota!

  • Deve ser uma grande recompensa para o pessoal da Manthey Racing. Experiência comprovada de anos e anos em provas de endurance; a Porsche escolheu bem o time para ser sua base para novos projetos no mundo das competições de longa duração.

    Foi uma pena para a Flying Lizard perder seu apoio oficial; vinha fazendo um bom trabalho no ALMS, mas o WEC é um campeonato mais abrangente que o certame norte-americano.