O fim da Copa Peugeot

RIO DE JANEIRO – Notícia ruim corre rápido, a gente sabe. E o pior é que o automobilismo brasileiro está cheio delas, ultimamente. Sem querer me alongar na questão, mas aqui no país existia de fato um número de categorias que beirava o exagero. Mas impressiona, mais ainda, que várias delas estejam perecendo em curtíssimo espaço de tempo.

A vítima da vez é o Rali. Como se não bastasse o Campeonato Brasileiro de 2012 não ter alcançado o mínimo necessário de etapas para se homologar uma classificação e um campeão, agora é a Copa Peugeot que vai pelos ares.

A etapa que acontecerá no próximo fim de semana em Blumenal e Indaial, no interior de Santa Catarina, é a última do evento, que perdurou pelos últimos cinco anos no Brasil como uma boa e saudável alternativa a quem não dispunha de orçamento suficiente para investir num esquema competitivo de Rali de Velocidade.

Quem passou a informação da extinção da Copa Peugeot foi o navegador Felipe Costa, que forma dupla com Luccas Arnone, via facebook. Os dois disputam o título da categoria 207 Super, a principal da categoria, empatados na classificação com Rafael Túlio/Gilvan Jablonski. Ambas as duplas somam 78 pontos.

É um final de campeonato sensacional do ponto de vista esportivo, mas ao mesmo tempo terrível, tendo em vista o anúncio de sua extinção. Como fica a modalidade, que mal teve um campeonato concluído em 2012 e agora vê uma outra competição, ainda que monomarca, ir para o vinagre?

O Rali nacional pede socorro. O automobilismo brasileiro vive uma crise institucional sem precedentes e não existem soluções a curto/médio prazo para que o esporte não continue perdendo tantos atrativos quanto perdeu nos últimos anos. Claro que a falta de ídolos e títulos no exterior contribui, mas não é só isso. O problema é maior. É administrativo. A atual administração da CBA não existe.

O último que sair, por favor, que apague a luz.

Comentários

  • Por mais que a falta de ídolos e de títulos internacionais, a questão administrativa pesa, e muito.

    Temos um bom exemplo aqui do lado: a Argentina não tem um ídelo internacional ou um tpitulo de expressão nem sei dizer desde quando, mas, internamente, o automobilimo deles vai muito bem, dando um “vareio” no nosso.

  • Triste notícia. Concordo quando diz que o problema é administrativo. Os custos para correr são muito altos e não se busca patrocínio para diminuir estes custos. Quase todos os eventos, os pilotos precisam pagar pneu, combustível e inscrição. Estes custos deveriam ser do evento sendo obrigação do piloto a busca de patrocínio para pagar a equipe, peças e logística.
    Li ontem no face que uma categoria de motos irá isentar estas despesas para os pilotos novatos.

  • A CBA e nada é mesma coisa. Não basta perder Jacarepagua, tem que perder outras categorias boas por aqui. Quando vão tomar vergonha e fazer algo? Nós estamos de mal a pior no automobilismo. Algo tem que ser feito, se não vamos perder muito mais que os ralis também.

  • Comentario que fiz no facebook, quem quiser contribuir com o texto e so adicionar ai
    https://www.facebook.com/bernardorally1
    quem puder ajudar falando das categorias que foram extintas de 1995 até agora será de grande ajuda!

    Ea copa Peugeot foi pro saco… vi no blog do Rodrigo Mattar ( que pode ver o post neste link http://rodrigomattardotcom.wordpress.com/2012/11/27/o-fim-da-copa-peugeot), agora me pergunto o seguinte: o que fazer com tanto carro de corrida par
    ado? Puta que pariu CBA abre o olho, logo não se tem mais automobilismo e os caras que bancam tudo isto vai acabar… Por isto que sou a favor de se criar outra confederação sem ter sanguessugas como os atuais, se é pra matar o rali o endurance, o Kart, e os formulas que o façam de uma vez… Nunca vi tanta noticia ruim num fim de ano como este ano… Está na hora dos pilotos acordarem e dar pressão nestes dirigentes, futebol só e o que é hoje (apesar dos escândalos) por dirigentes de times que metem pressão de todo lado, o automobilismo pode ter o mesmo espaço sim, basta ter gente que ame as corridas e acima de tudo que seja honesto, coisa que dentro da CBA acho de deve estar em extinção… que puder me ajude a listar a quantidade de categorias que acabaram este ano.
    Quero ver se daqui uns dias vamos ter corridas… quero só ver…

  • Por essas , e outras , temos que tirar o chapéu para a Mitsubishi do Brasil. Colocando um piloto Brasileiro para disputar os mais importantes ralis off road no mundo ( Dakar e Marrocos), e promovendo , com grids cada vez mais numerosos, seus ralis pelo Brasil. Parabéns Mitsubishi Brasil! Sem ela o rali Brasileiro já estaria morto e sepultado há muito tempo….