Para os “Matracatricas”

P

Presente para os fãs da Matra: Jean-Pierre Jarier acelera o modelo MS670C para a vitória nas 6 Horas de Watkins Glen em 1974. Com exceção à corrida inagural em Monza, a marca francesa ganhou tudo o que viu pela frente no Mundial de Endurance daquele ano. E humilhou a concorrência: atingiu o máximo de 140 pontos, quase o dobro da Mirage, vice-campeã. A Porsche ficou em terceiro e a Alfa em quarto.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

4 Comentários

  • Para Provas curtas, até 6 horas, o modelo usado era o MS 670C, cambio Hewland, para provas de 12 horas os pilotos escolhiam 670 C ou 670B e para 24 Hs de Le Mans eram os modelos MS 670B, cambio Porsche.

  • Em 1974 a Porsche concentrou seus esforços no modelo Carrera RSR, o único páreo para a Matra seria a Alfa T33/TT12 mas esta só participou de quatro das dez etapas do Campeonato. Os Gulf Mirage GR7/Ford eram uma piada com seus motores de 3 litros, e também só participaram de oito etapas do Mundial. O restante do grid, na sua maioria, era de carros do europeu de sport 2 litros.

  • Essa 670C da foto mostra outra coisa curiosa: Usa a carenagem traseira completa (asa inclusive) da MS 680 que fez a pole em Le Mans e só correu lá, até quebrar, enquanto liderava.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames