Para os “Matracatricas”

Presente para os fãs da Matra: Jean-Pierre Jarier acelera o modelo MS670C para a vitória nas 6 Horas de Watkins Glen em 1974. Com exceção à corrida inagural em Monza, a marca francesa ganhou tudo o que viu pela frente no Mundial de Endurance daquele ano. E humilhou a concorrência: atingiu o máximo de 140 pontos, quase o dobro da Mirage, vice-campeã. A Porsche ficou em terceiro e a Alfa em quarto.

Comentários

  • Para Provas curtas, até 6 horas, o modelo usado era o MS 670C, cambio Hewland, para provas de 12 horas os pilotos escolhiam 670 C ou 670B e para 24 Hs de Le Mans eram os modelos MS 670B, cambio Porsche.

  • Em 1974 a Porsche concentrou seus esforços no modelo Carrera RSR, o único páreo para a Matra seria a Alfa T33/TT12 mas esta só participou de quatro das dez etapas do Campeonato. Os Gulf Mirage GR7/Ford eram uma piada com seus motores de 3 litros, e também só participaram de oito etapas do Mundial. O restante do grid, na sua maioria, era de carros do europeu de sport 2 litros.

  • Essa 670C da foto mostra outra coisa curiosa: Usa a carenagem traseira completa (asa inclusive) da MS 680 que fez a pole em Le Mans e só correu lá, até quebrar, enquanto liderava.