Terra pra que te quero!

RIO DE JANEIRO – Quando a gente pensa que já viu de tudo na vida, tem sempre alguma coisa que acontece para nos surpreender. A Camping World Truck Series, divisão de picapes da Nascar, divulgou hoje a versão 2013 do calendário da categoria, que terá 22 datas tal como neste ano, com largada em Daytona, como já é costumeiro e encerramento em Homestead, no mesmo fim de semana da decisão da Nationwide Series e da Sprint Cup.

A novidade absoluta é a inclusão de uma pista oval de… terra, entre os circuitos indicados para o próximo campeonato. O traçado do Eldora Speedway, localizado em Rossburg, no estado de Ohio, tem apenas meia milha de extensão (aproximadamente 800 metros) e a corrida acontecerá numa quarta-feira, assim como a prova marcada para Bristol, no Tennessee.

Não deixa de ser interessante essa adição de um oval de terra a uma categoria profissional. Aliás, ainda existem muitos circuitos ovais como o de Eldora – que, aliás, é de propriedade de Tony Stewart, três vezes campeão da Nascar, pavimentados com terra e que são a gênese da própria Nascar, das competições de Midget e até mesmo da Fórmula Indy. Devo dizer que o próprio oval de Indianápolis, antes de ser pavimentado com tijolos e merecer o apelido de Brickyard, que ficou pra sempre no mítico circuito, foi pavimentado em seus primórdios com brita e alcatrão. Nada de asfalto.

Uma corrida da CTWS como essa em Eldora merece ser vista, pelo inusitado de ser um dirt oval track e pelo que os pilotos terão de fazer constantemente para manter seus carros na pista. Diversão garantida é o que deveremos ver e ter no dia 24 de julho de 2013.

Comentários