A primeira vez de Paul Ricard

532407_10151608520344782_77908175_nRIO DE JANEIRO – A foto não mostra todo mundo, mas aí está o grid formado para o primeiro GP da França de Fórmula 1 disputado em Paul Ricard, no ano de 1971. Consta que esta teria sido também a primeira corrida da história da categoria onde os carros largaram com pneus slicks, totalmente lisos na superfície, que estavam em desenvolvimento desde as 500 Milhas de Indianápolis.

Em primeiro plano, as Ferrari com Clay Regazzoni (capacete branco) e Jacky Ickx (capacete escuro). O pole position Jackie Stewart não saiu na foto e o grid era na formação 3-2-3. Na segunda fila, Graham Hill na Brabham BT34 “Lobster Claw” e Pedro Rodriguez em sua última corrida pela BRM. Um pouco mais atrás, outra BRM, a de Jo Siffert, com a Tyrrell de François Cèvert meio encoberta e a Matra MS120 de Jean-Pierre Beltoise.

Dá para ver ainda a outra Matra de Chris Amon (com frente amarela), uma parte do Surtees TS7 de Rolf Stommelen, a McLaren de Denny Hulme, o March “Tábua de Passar Roupa” do sueco Ronnie Peterson (de motor Alfa Romeo, aliás, pela primeira e única vez) e, bem ao fundo, a Lotus 72 que parece ser de Reine Wisell. Emerson Fittipaldi, que convalescia de um sério acidente de trânsito na Suíça, onde fraturou três costelas e o esterno, largou em 17º nessa corrida e conseguiu um incrível terceiro lugar, atrás das Tyrrell de Stewart e Cèvert.

Bons tempos dessa Fórmula 1. Às vezes queria ter nascido uns 15 anos antes pra poder ter vivido tudo isso.

Comentários

  • Perfeita foto !!!!!!!!!!! e me lembro bem de 3 pilotos que eu gostava muito:
    Jo Siffert e o Pedro Rodriguez,que faziam o diabo c/ os Porsches 917
    Rolf Stommelen que andava muito c/ a Alfa Romeo 33 e também c/ Porsche
    O legal dessa época é que a maioria desses pilotos mostravam serviço na f1 e nos protótipos, não tinham viadagem nenhuma, os caras aceleravam!!!!!!!!!!!!

  • A informação mais legal, e que procurei por muito tempo mas parece que não é tão relevada assim, é a da mudança dos pneus ranhurados para slicks .:-D

  • Muito bacana a foto!
    As vezes me pergunto: por que não o retorno do grid em 3-2-3? Já pensou, hj em dia com o Grosjean?

    Mas acho que mudaram depois do acidente do Peterson, confere?

    Abraços!