ACO divulga cronograma de Le Mans 2013

RIO DE JANEIRO – Com a antecedência que lhe é peculiar, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) divulgou nesta sexta-feira o cronograma de eventos relativos à 81ª edição das 24 Horas de Le Mans, que comemora em 2013 os noventa anos da estreia do mais clássico evento de Endurance do planeta.

Saiba então o que está previsto no cronograma:

Anúncio oficial dos 56 titulares e dos suplentes para Le Mans 2013

O anúncio oficial será feito em conferência de imprensa no dia 1º de fevereiro e o blog A Mil Por Hora acompanhará tudo em tempo real, passando todas as equipes que o ACO selecionará para o evento.

Verificações técnicas

A vistoria técnica dos carros vai durar dois dias e será realizada nas dependências do circuito de Sarthe, em 7 e 8 de junho.

Journée test

São os treinos preliminares promovidos pelo ACO, a primeira oportunidade para novos carros e pilotos se ambientarem com a pista e também servem de avant premiére para os treinos classificatórios. Estão marcados para o dia 9 de junho e serão realizados em duas sessões.

Pesagem

Um evento onde o público pode ver as sensacionais máquinas de Le Mans bem de pertinho: de uma só tacada, o ACO promove a pesagem de carros e pilotos, as últimas verificações técnicas e as fotos oficiais de pilotos e equipes. Isto acontecerá nos dias 16 e 17 de junho, uma semana antes da corrida.

Treinos

Serão nos dias 19 e 20 de junho, quarta e quinta-feira e disputados em uma sessão de treinos livres com quatro horas de duração e outras três valendo a formação do grid de largada. São dois ensaios noturnos e um diurno. O melhor tempo no cômputo das sessões fica com a pole position.

Parada dos pilotos

Cento e cinquenta mil pessoas, sob chuva ou sol, assistem todo ano ao desfile dos pilotos em carros abertos. Os 168 participantes da corrida são delirantemente aplaudidos pela multidão. Le Mans vira quase que um carnaval com esse verdadeiro corso automobilístico. O desfile será no dia 21 de junho.

As 24 Horas de Le Mans

Sábado, 22 de junho, pontualmente às 15h locais, 10h da manhã no Brasil, vai ser dada a largada da 81ª edição das 24 Horas de Le Mans. A Audi vai em busca de sua 12ª conquista nos últimos catorze anos. A Toyota quer uma vitória inédita. No dia 23, vinte e quatro horas depois, saberemos quem serão os grandes vencedores – e naquele dia mesmo, a saudade vai bater e começa a contagem regressiva para Le Mans 2014.

Comentários