MENU

8 de dezembro de 2012 - 01:10Música, Vídeos

Dave Brubeck (1920-2012)

gettyimages_77398589RIO DE JANEIRO - Péssima surpresa para o blogueiro, que gosta de boa música e aprecia gêneros como o jazz: morreu no último dia 5, exatamente 24 horas antes de completar 92 anos, vítima de uma parada cardíaca, o pianista estadunidense Dave Brubeck, considerado um gênio da música, um dos grandes do cool jazz e do jazz como um todo e conhecido como “o pianista que fez o jazz sorrir”.

Com seu grupo, o Dave Brubeck Quartet, deixou uma marca na história da música, com composições sofisticadíssimas e de grandes arranjos. Paul Desmond, que tocava sax alto com ele, foi o grande responsável por dois dos grandes clássicos associados a Brubeck: “Take Five”, cultuada até hoje pelos jazzistas e “Blue Rondo à la Turk”, que recebeu uma regravação do grupo de prog rock Emerson, Lake & Palmer. A parceria Brubeck-Desmond foi uma das mais profícuas do gênero.

Outros clássicos fizeram parte das composições de Brubeck e de seu grupo, como “The Duke” e “In Your Sweet Way”. Durante toda sua carreira, o pianista desenvolveu uma grande admiração por Duke Ellington, o compositor de “Caravan”, e pela música erudita.

Entre 1949 e 2005, Dave Brubeck deixou 26 trabalhos gravados, alguns deles em apresentações ao vivo. Como homenagem póstuma, o blog coloca o vídeo de “Take Five”, para muitos uma das melhores músicas do jazz em qualquer tempo. Aqui, o pianista e seu grupo se apresentam na Alemanha, em 1966.

1 comentário

  1. Gustavo Oliveira disse:

    Grande gênio, comecei a escuta-lo mais esse ano. Raro músico genial a ter uma vida regrada e longo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>