Ferrari é pole em Abu Dhabi

2012_Divers_Gulf12_AF_EssaisRIO DE JANEIRO – Nesta sexta-feira, acontecem no circuito de Yas Marina as 12 Horas de Abu Dhabi. O dia da semana em que a corrida será realizada pode parecer incomum, mas a corrida vai reunir um grid razoável. Vinte e seis carros estavam previstos e 21 treinaram para um evento com formato diferenciado.

As 12 Horas de Abu Dhabi serão disputadas em duas baterias de seis horas cada, com um intervalo de 1h30min entre cada uma delas. A primeira parte às 9h30 locais e a segunda às 17h, terminando de noite, com a feérica iluminação do circuito de Yas Marina sendo mais uma vez utilizada, tal como acontece nas corridas de Fórmula 1.

Hoje foram disputados os treinos de qualificação, onde o grid de largada foi definido pela média dos tempos dos tripulantes de cada carro. Embora Jeroen Bleekemolen tenha feito a melhor marca de todas as sessões em 2’10″811, um décimo mais rápido que o italiano Ivan Bellarosa, a pole position ficou com a Ferrari F458 da equipe AF Corse-Waltrip, tripulada por Alex Popow/Ryan Dalziel/Pierre Kaffer, com o tempo médio de 2’11″768. Popow e Dalziel, aliás, estavam na Colômbia no último fim de semana disputando uma corrida no circuito de Tocancipá, que foi vencida por eles e por Gaetano Ardagna – outro que também disputa amanhã as 12 Horas de Abu Dhabi.

A segunda posição do grid ficou com outra Ferrari, alinhada pela helvética Kessel Racing e guiada por Philipp Peter/Michael Broniszewski/Daniel Zampieri.  Em terceiro e quarto ficaram mais dois bólidos de Maranello sob a atenção da AF Corse, guiados por Gaetano Ardagna/Gianmaria Bruni/Toni Vilander e por Enzo Potolicchio/Nicolas Minassian/Stéphane Sarrazin.

O melhor não-Ferrari no grid foi justamente o Porsche da Autorlando, guiado por Jeroen Bleekemolen/Sebastiaan Bleekemolen/Emilio Di Guida,. com a 6ª marca, seguido pelo único Audi inscrito pela United Autosports. Entre os McLaren MP4-12C GT3 inscritos, a ASM ficou com o 8º tempo graças a uma ótima performance do português Álvaro Parente na primeira sessão.

O Wolf GB08 da Avelon Formula foi o mais rápido entre os protótipos do VdeV que participam do evento, com o 11º tempo. Na classe GX (GT4), o Porsche da Ebimotors foi o mais veloz dos treinos oficiais.

Veja o grid:

1. fila
Popow-Kaffer-Dalziel (Ferrari 458) – AF Waltrip – 2’11″768
Broniszewski-Peter-Zampieri (Ferrari 458) – Kessel – 2’11″963

2. fila
Ardagna-Bruni-Vilander (Ferrari 458) – AF Corse – 2’12″77
Potolicchio-Minassian-Sarrazin (Ferrari 458) – AF Corse – 2’12″200

3. fila
Wyatt-Rugolo-Mediani (Ferrari 458) – AF Waltrip – 2’12″381
Bleekemolen-Di Guida-Bleekemolen (Porsche 997 GT3) – Autorlando – 2’12″454

4. fila
Patterson-Bell-Bratt (Audi R8) – United Autosport – 2’12″665
Ojjeh-Parente-Bell (McLaren MP4-12C) – ASM – 2’13″725

5. fila
Aluko-Kemenater-Cadei (Ferrari 458) – Kessel – 2’14″53
De Azcarate Riveroll-Baiz-Eng (McLaren MP4-12C) – MRS – 2’14″99

6. fila
Bellarosa-Al Dhaeri-Latif (Wolf GB08) – Avelon – 2’14″106
Carugati-Cordoni-Beche (Ferrari 458) – Kessel – 2’14″183

7. fila
Mallegol-Blank-Bachelier (Ferrari 458) – AT Racing – 2’15″712
Lanting-Machiels-Hommerson (Ferrari 458) – AT Racing – 2’15″17

8. fila
Mehta-Breslin-Al Qubaisi (Mercedes SLS) – Black Falcon – 2’16″577
Mastroberardino-Pitorri-Belotti (Wolf GB08) – Avelon – 2’19″674

9. fila
Scanzi-Silva-Benucci-Beretta (Porsche 997 Cup) – Ebimotors – 2’20″74
Al Mehairi-Al Maktoum-Al Alawi (Aston Martin Vantage) – Yas Marina – 2’25″465

10. fila
Rayneri-Magnoni-Scarpaccio-Cressoni (Ginetta G50) – NovaRace – 2’26″532
Andersen-KimberSmith-KimberSmith-Lemmer (Aston Martin Vantage) – Barwell – 2’27″210

11.fila
Iossifidis-Baerschmidt-Fatien-Farmer (Aston Martin Vantage) – Gulf Racing – 2’53″958

Comentários