Fórmula 2: fim da linha

Formula 2 ValenciaRIO DE JANEIRO – Um dia de más notícias no automobilismo internacional. Além do cancelamento da Fórmula 3 italiana, anunciado pelos dirigente do esporte daquele país, a quinta-feira viu também perecer a Fórmula 2, após quatro temporadas – lembrando logicamente que uma outra versão desta categoria existiu entre 1948 e 1984 com muito sucesso e até a Fórmula 1 se socorreu do uso dos F-2 nas temporadas de 1952 e 1953, numa das muitas mudanças de regulamento naqueles tempos.

Em comum acordo, a FIA e a MotorSport Vision, empresa do ex-piloto de Fórmula 1 Jonathan Palmer, responsável pela organização e gestão do certame, resolveram quebrar o acordo de cinco anos, ao qual faltava apenas um. Tanto a entidade máxima do desporto automobilístico quanto Palmer concordaram que a recente ressurreição da Fórmula 2 resultou numa categoria de apelo limitado e que não seria bem-sucedida em 2013.

A categoria foi obrigada a conviver, desde seu início, com problemas de ordem mecânica nos bólidos e a morte de Henry Surtees, filho da lenda do motociclismo e da Fórmula 1 John Surtees, único na história a ser campeão mundial nas duas modalidades, foi um tremendo baque para a credibilidade da Fórmula 2. O campeonato chegou a ter alguma consistência, mas foi perdendo pilotos em meio à tremenda crise financeira que se abateu no mundo inteiro.

Nenhum dos quatro campeões que a categoria revelou pode ser considerado de destaque no cenário automobilístico, nem mesmo Andy Soucek, que já deixou as pistas após ser o primeiro vencedor em 2009. Dean Stoneman, o vitorioso da temporada seguinte, foi vítima de uma grave doença, testou no simulador da Williams, participou do Radical Masters e agora segue seu caminho na motonáutica.

Mirko Bortolotti, tido como uma esperança dos italianos, foi visto recentemente andando apenas no ADAC GT da Alemanha. E por fim, outro italiano, Luciano Bacheta, o último campeão da “nova” Fórmula 2, pelo visto terá que contar com muito mais do que sorte para seguir adiante na carreira.

Comentários

  • Lembro-me das corridas de Fórmula 2 em Interlagos no começo da década de 1970. Assisti as duas primeiras de 1972. Duas lembranças:
    1) Tim Schenken dando um calor em Emerson Fittipaldi na primeira corrida.
    2) José Carlos Pace sendo mais rápido com seu Surtees TS-15 com motor Ford de bloco de alumínio.
    Outras lembranças:
    Ingo Hoffmann chegou a correr de Fórmula 2 na Europa (equipe Project Four de Ron Dennis).
    Alex Dias Ribeiro ganhou uma corrida em Nürburgring.
    Roberto “Pupo” Moreno correu pela equipe de fábrica Ralt e foi vice em 1984.
    Alguém tem mais alguma lembrança?