Luiz Noriega (1930-2012)

RIO DE JANEIRO – Acabo de saber no facebok mais uma triste notícia nos estertores de 2012. Morreu nesta quarta-feira, aos 82 anos, o locutor e jornalista Luiz Noriega, pai do excelente comentarista Maurício Noriega, do SporTV. O paulista de Nova Aliança, na região de São José do Rio Preto, a 461 km da capital, foi um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro.

De voz marcante, inconfundível, Luiz Noriega deixou sua marca por onde passou, desde o começo da carreira em Olímpia, também no interior paulista, passando por Recife até chegar à Rádio e TV Tupi. Na emissora dos Diários Associados, comandou a equipe de esportes da pioneira na televisão brasileira.

Saiu dos Associados e foi para a TV Cultura, onde ao lado de outro ícone do jornalismo esportivo brasileiro, Orlando Duarte, implantou o primeiro notíciário esportivo na hora do almoço – É hora de esporte – e o Esportevisão, precursor de tantos outros programas do gênero que viriam a surgir depois de 1969.

Não obstante, as transmissões narradas por Luiz Noriega traziam dinamismo, com a adoção do videotape e do cronômetro na tela, o que seria seguido também por diversas emissoras.

Tenho certeza absoluta do orgulho que o querido amigo Maurício Noriega tem de seu pai em vida e após-vida também. Luiz Noriega foi, creio eu, o grande espelho do Nori. E o pai, o maior orgulho que um filho poderia ter.

“Taí o primeiro gol!”

Agora, lá no andar de cima…

Comentários

  • Lembro muito bem da dupla Luiz Noriega e Orlando Duarte na tv Cultura, eles foram ótimos !!!!
    O céu vai receber um grande reforço p/ a sua equipe de locutores
    Descanse em paz…..