Al-Attiyah recupera e vence nos carros

Qatar's Al-Attiyah and co-pilot Spain's Cruz compete with their Buggy during the second stage of the 2013 Dakar Rally from  Pisco to PiscoRIO DE JANEIRO (atualizado às 20h48) – A 4ª etapa marcou mais uma vitória de Nasser Al-Attiyah e seu navegador Lucas Cruz Senra na categoria dos carros. A bordo do Buggy patrocinado pela Red Bull, o piloto do Catar completou os 429 km entre Nazca e Arequipa com o tempo total de 3h28min46seg. Não foi fácil para a dupla chegar à frente dos rivais, pois Guérlain Chichérit e Jean-Pierre Garcin, a bordo de um Buggy Protótipo SMG, incomodaram bastante. A dupla francesa acabou mesmo em 2º lugar, a apenas trinta e seis segundos.

Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret fizeram uma especial tranquila. Chegaram em 3º lugar a um minuto e dezessete segundos de Nasser, resultado que mantém a dupla da Mini no comando da classificação. Por falar nisso, Carlos Sainz/Timo Gottschalk foram, outra vez, punidos novamente com 21 minutos de acréscimo de tempo por terem infringido o roteiro determinado pela organização.

Até este momento, a dupla ainda não completou a 4ª especial, assim como Robby Gordon/Kellon Walch, que sofreram um capotamento com o monstruoso Hummer H3 e dificilmente terão condições de continuar na competição. Aliás, o estadunidense mais uma vez mostra que é capaz do melhor e do pior no Dakar. Um dia, é no cravo. Outro, na ferradura…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=wBadUb6P4uA&feature=player_embedded#!]

Voltando à classificação do dia, Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz obtiveram a 4ª posição geral, seguidos por Nani Roma/Michel Périn e Leonid Novitskiy/Konstantin Zhiltsov, ambos com Mini. Na geral, o sul-africano e o seu navegador alemão estão em terceiro lugar, mais de 33 minutos atrás de Peterhansel/Cottret.

Numa etapa muito longa e desgastante, a terça-feira foi de excelente resultado para Guiga Spinelli/Youssef Haddad. A dupla da equipe Mitsubishi Brasil fechou o trecho cronometrado com seu melhor resultado neste Dakar. Terminaram na 12ª posição, com o tempo de 4h00min03seg, resultado que fará a dupla do carro #311 subir vários lugares na classificação geral – agora ocupam o 13º lugar.

Os brasileiros já sofreram uma baixa na categoria dos carros: o Toyota #424 tripulado por Luis Barbery/Daza Hernan/Lourival Roldan não se apresentou para a largada da 4ª especial e está fora do Rali Dakar.

Entretanto, os outros continuam na disputa: Marcos Baumgart/Kleber Cincea ficaram em 25º na etapa com 5h09min12seg – 37ª posição na soma dos tempos. Com o UTV Polaris, Bruno Sperancini/Thiago De Vargas conseguiram terminar o dia em 49º, em 6h18min14seg e estão em 71º na geral, três posições à frente de Reinaldo Varela, que hoje completou a etapa com o 55º tempo.

Classificação da etapa Nazca-Arequipa, nos carros:

1º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz Senra (Buggy) – 3h28min46seg
2º Guérlain Chichérit/Jean-Pierre Garcin (SMG) – 3h29min22seg
3º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) – 3h30min03seg
4º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) – 3h33min03seg
5º Nani Roma//Michel Périn (Mini) – 3h36min13seg
6º Leonid Novitskiy/Konstantin Zhiltsov (Mini) – 3h42min41seg
7º Nunzio Coffaro/Daniel Meneses (Toyota) – 3h49min31seg
8º Ronan Chabot/Gilles Pillot (SMG) – 3h49min53seg
9º Pascal Thomasse/Pascal Marroque (Buggy MD Rallye) – 3h53min23seg
10º Paulo Sousa/Miguel Ramalho (Great Wall) – 3h54min55seg

Comentários