Al-Attiyah vence 6ª etapa e segue no encalço de Peterhansel

AUTO-MOTO-RALLY-DAKAR-STAGE4RIO DE JANEIRO – Nasser Al-Attiyah e seu navegador Lucas Cruz Senra continuam oferecendo férrea resistência à liderança de Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret neste Rali Dakar. Com a vitória de hoje na especial entre Arica e Calama, cumprida nos seus 438 km pelo piloto do Catar em 3h32min08seg, o piloto do Buggy #300 tirou oito minutos e meio da diferença que o separava do francês. E os dois agora têm entre si apenas um minuto e dezoito segundos – uma vantagem ínfima, considerando que ainda há mais duas especiais até sábado e a partir de segunda-feira, mais uma semana de duríssima competição.

Peterhansel não parece muito abalado com a aproximação do rival. O veterano campeão de 10 edições do Rali Dakar em carros e motos segue seu trabalho a bordo do Mini X-Raid da equipe chefiada por Sven Quandt. E tem quem possa ajudá-lo quando preciso, caso do espanhol Joan “Nani” Roma e do russo Leonid Novitskiy, os outros integrantes do time. O mesmo não se pode dizer de Al-Attiyah: o espanhol Carlos Sainz, após uma série de problemas, foi obrigado a desistir em seu retorno ao Rali Dakar.

Na etapa de hoje, muitos pilotos que vinham atrasados na classificação aproveitaram para recuperar mais um pouco de terreno. Robby Gordon voltou a fazer um bom tempo com seu Hummer e foi o 3º do estágio, seguido pelo argentino Orlando “Orly” Terranova. Novitskiy chegou em quinto, com Giniel De Villiers em sexto. O sul-africano mantém-se em terceiro na geral, mas já a mais de 40 minutos de Peterhansel.

Após o ótimo 8º lugar na véspera, a dupla brasileira formada por Guiga Spinelli/Youssef Haddad não conseguiu um bom resultado nesta quinta-feira. A bordo do Mitsubishi ASX Racing, eles terminaram na 19ª posição e caíram dois postos na classificação geral.

Em contrapartida, mais duas duplas do país deixaram a competição: Marcos Baumgart/Kléber Cincea e Bruno Sperancini/Thiago De Vargas, que estreavam no Rali Dakar, foram obrigados a abandonar em virtude de problemas mecânicos. Assim, restam apenas quatro brasileiros na disputa, além de Spinelli e Haddad: Reinaldo Varela nos carros e Jean Azevedo, único motociclista brasileiro.

Classificação da etapa Arica-Calama, nos carros:

1º Nasser Al-Attiyah/Lucas Cruz Senra (Buggy) – 3h32min08seg
2º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) – 3h40min44seg
3º Robby Gordon/Kellon Walch (Hummer) – 3h46min00seg
4º Orlando Terranova/Paulo Fiuza (BMW) – 3h46min21seg
5º Leonid Novitskiy/Konstantin Zhiltsov (Mini) – 3h47min56seg
6º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) – 3h49min25seg
7º Lucio Ezequiel Alvarez/Bernardo Graue (Toyota) – 3h57min44seg
8º Ronan Chabot/Gilles Pillot (SMG) – 3h58min01seg
9º Guérlain Chichérit/Jean-Pierre Garcin (SMG) – 4h00min36seg
10º Erik Wevers/Fabian Lurquin (Ford HRX) – 4h02min24seg

Comentários