ALMS – silly season 2013 (atualizado)

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RIO DE JANEIRO – A pouco mais de duas semanas para os testes de pré-temporada agendados para o Sebring International Raceway, vamos a mais uma atualização da chamada silly season, a temporada de boatos da American Le Mans Series, para o ano de 2013.

EQUIPES LMP1

Muscle Milk Pickett Racing

Vão defender o título conquistado em 2012 na classe LMP1 com o HPD ARX-03c, que a equipe receberá, já atualizado com as rodas mais largas na seção dianteira. Greg Pickett confirmará brevemente a permanência de Klaus Graf e Lucas Luhr como titulares. A equipe anunciará um terceiro piloto, não informado, para as corridas longas.

Dyson Racing

A Dyson Racing deve continuar com pelo menos um protótipo Lola B12/60 na próxima temporada, podendo ter dois se chegarem patrocinadores. A equipe deve adotar o sistema KERS Flybrid, já testado pelo time neste ano, além de uma evolução do motor AER-Mazda 2 litros turbo. Chris Dyson e Guy Smith também devem permanecer para 2013.

Rebellion Racing

A equipe suíça venceu a Petit Le Mans em 2012 e resolveu encarar a ALMS durante todo o campeonato, não se limitando a eventos pré-selecionados. Com três Lola B12/60 na garagem, têm a opção de dividir o time e o devem fazer – mas deixando um carro nos EUA e outro no WEC, pelo menos até Le Mans. Em Sebring, prova inaugural da temporada, estarão com dois carros. Os pilotos serão, por enquanto, Nicolas Prost, Andrea Belicchi, Neel Jani e o recém-chegado Mathias Beche.

EQUIPES LMP2

Level 5 Motorsports

A equipe de Scott Tucker anunciou a intenção de não participar da temporada da ALMS na classe LMP2 por “falta de concorrência”. Pode ser que com a notícia da formação da Dempsey/Del Piero Racing, que deve alinhar pelo menos um protótipo da subdivisão, a coisa mude de figura. A equipe tem dois HPDs ARX-03b à sua disposição, caso queira voltar atrás na decisão.

Conquest Endurance

Com a migração de David Heinemeier-Hänsson, que financiou todo o esquema em 2012, para o WEC, a Conquest Endurance não deve seguir na ALMS neste ano. Devolveram a Jacques Nicolet o protótipo Morgan usado durante o campeonato passado e também num teste em Daytona, quando foi guiado por Martin Plowman. Muito estranho, até porque a Conquest (leia-se Eric Bachelart) havia assinado com a Onroak Automotive um acordo de comercialização dos chassis Morgan LMP2 nos Estados Unidos.

Dempsey/Del Piero Racing

A equipe do ator-piloto Patrick Dempsey anunciou na última segunda-feira uma associação com o jogador Alessandro Del Piero, para levar o time estadunidense às 24 Horas de Le Mans na divisão LMP2 e também competir mais um ano na American Le Mans Series – com dois carros, aliás, mas sem se saber onde, por enquanto. A torcida é que pelo menos o Lola B12/80 de propriedade do time esteja presente no campeonato.

Delta Wing

Já foi definido que o estranho protótipo com motor Nissan 1,6 litro turbo disputará a série que advirá da fusão entre Grand-Am e American Le Mans Series, numa subdivisão dentro da divisão DP/LMP2. Neste ano, se o carro voltar a competir, provavelmente será num esquema hors-concours, sem direito a pontos, como aconteceu ano passado em Le Mans e na Petit Le Mans.

EQUIPES LMPC

CORE Autosport

A equipe de Jonathan Bennett vai para mais um ano na classe LMPC da American Le Mans Series após considerar uma passagem para a LMP2. Voltam em 2013 com um carro, para o próprio Bennett e Colin Braun.

PR1/Mathiasen Motorsports

Mais uma equipe que cogitou seguir o mesmo caminho da CORE para 2013, a PR1/Mathiasen Motorsports deve continuar onde está na próxima temporada. Bobby Oergel confirmou pelo menos um carro e, caso consiga combustível financeiro, pode alinhar um segundo protótipo.

Merchant Services BAR1 Motorsports 

Brian Alder deve formar uma parceria com a Merchant Services de Chapman Ducote e montar um esquema de LMPC forte em 2013, com pelo menos dois carros. Um deles, 100% garantido para Kyle Marcelli e Chapman Ducote. O outro dependerá de aporte financeiro.

RSR Racing

A equipe da família Gentilozzi considerou até a participação nas provas da NHRA Pro-Stock Divison (Dragster) em 2013, mas deve permanecer na American Le Mans Series com um esquema ampliado para até dois carros. O brasileiro Bruno Junqueira deve ser um dos pilotos.

Dempsey/Del Piero Racing

Devem continuar em 2013 com o mesmo esquema do ano passado, com Henri Richard e Duncan Ende. Mas como Henri é o dono do carro, pode decidir alinhá-lo noutra escuderia. A ver.

Performance Tech Racing

A equipe não fez temporada completa em 2012 e pretende, no próximo ano, seguir na classe LMPC perfazendo todas as corridas. Campeão da IMSA Lites, Tristan Nunez está confirmado na equipe.

EQUIPES LMGT

Corvette Racing

Vão defender o título conquistado em 2012 com o C6-R em seu último ano nas pistas. E com os mesmos pilotos: Jan Magnussen, Oliver Gavin, Tommy Milner e Antonio Garcia.

Extreme Speed Motorsports

Ganharam uma vaga direta para as 24 Horas de Le Mans e devem correr o campeonato inteiro de 2013 com o mesmo esquema deste ano: duas Ferrari F458 para Scott Sharp, Johannes van Overbeek, Ed Brown e Guy Cosmo.

SRT Motorsports

O SRT Viper GTS-R vai finalmente para sua primeira temporada completa na ALMS, após algumas corridas como teste e desenvolvimento dos dois bólidos, que têm potência, mas ainda não comprovaram potencial suficiente para competir em pé de igualdade com as outras marcas inscritas. Apesar disto, mostraram progressos desde a estreia em Mid-Ohio até a corrida de encerramento em Road Atlanta. Não está descartada sequer uma inscrição para as 24 Horas de Le Mans, mesmo que o carro tenha que sofrer um “downgrade” mecânico por restrição de regulamento: o SRT Viper tem motor de 8 litros, acima do limite de cilindrada cúbica estipulado pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador da corrida francesa.

Team Falken Tire

A equipe que é patrocinada – e usa – os pneus Falken na ALMS não muda nada para 2013. Segue com o Porsche 997 GT3 RSR e os mesmos pilotos: Wolf Henzler e Bryan Sellers. O chefe de equipe segue sendo o experientíssimo Derrick Walker, o mesmo que teve time na Fórmula Indy.

Lotus Alex Job Racing

O programa do time de Tavares, na Flórida, parecia fadado a ter sequência com Bill Sweedler e Townsend Bell a bordo para mais um ano. Porém, Alex Job queixou-se da falta de apoio da própria Lotus e dificilmente veremos o modelo Évora GTE com motor Cosworth nas pistas neste ano.

BMW Team RLL

Ano novo, carro novíssimo: sai o modelo M3 GTR, entra a Z4 GTE. Como sempre, o time de Bobby Rahal alinha dois carros. Um para Bill Auberlen/Joey Hand (John Edwards) e o outro para Dirk Müller/Maxime Martin. Üwe Alzen deve colaborar como terceiro piloto nas corridas mais longas do campeonato.

Paul Miller Racing

A situação da equipe foi definida: vão continuar com o Porsche 911 (997) GT3 RSR na divisão LMGT, usando no próximo campeonato pneus Michelin ao invés dos Dunlop, já que o fabricante abandonou a American Le Mans Series. Bryce Miller terá um novo companheiro de equipe: é Marco Holzer, um dos factory drivers da Porsche.

TRG

A equipe assinou um acordo com a Aston Martin e vai desenvolver os modelos Vantage de competição para o mercado dos EUA. Certamente teremos um modelo LMGT durante todo o campeonato da American Le Mans Series. Pilotos, no entanto, ainda não foram definidos.

Risi Competizione

Surpresa das surpresas: há poucos dias, a Risi Competizione confirmou que, após praticamente um ano afastada das pistas, regressa à classe LMGT com uma nova Ferrari F458 Italia, construída na Michelotto. O time usará este campeonato como “balão de ensaio” para 2014. Nenhum piloto, entretanto, foi confirmado.

CORE Autosport

Ótima novidade da pré-temporada: a CORE Autosport decidiu se lançar na LMGT com um programa praticamente completo para 2013 e com dois pilotos fortes: Patrick Long e Tom Kimber-Smith. Vão correr de Porsche 911 (997) GT3 RSR.

EQUIPES LMGTC

Alex Job Racing

Permanecerá na divisão LMGTC com um Porsche para o campeão Cooper MacNeil e o fiel escudeiro Leh Keen. Jeroen Bleekemolen deve aparecer em provas pré-selecionadas.

Flying Lizard Motorsports

Descem para a classe LMGTC em 2013 com o fim de programa de clientes da Porsche para o modelo 997 GT3 RSR. Vão alinhar somente um bólido, para Spencer Pumpelly e Seth Neiman.

JDX Racing

Nada 100% confirmado, mas é bem provável que a escuderia de Jeremy Dale participe na classe LMGTC a tempo pleno, mantendo o mesmo esquema desta temporada.

NGT Motorsports

Também não há plena certeza da participação da equipe de Ramez Wahab na LMGTC em 2013, mas há planos de inscrição de pelo menos um Porsche para Sean Edwards e Henrique Cisneros.

Competition Motorsports

A exemplo da NGT Motorsports, optaram por uma temporada parcial na LMGTC em 2012 e podem fazer o campeonato completo no próximo ano se conseguirem o dinheiro necessário para cobrir o orçamento de uma temporada de 10 etapas.

TRG

A permanência da equipe TRG na classe LMGTC foi confirmada recentemente: Ben Keating e Damien Faulkner serão os pilotos do único carro do time na categoria o ano inteiro. Craig Stanton vai assumir o cockpit dividindo com os titulares nas 12 Horas de Sebring e na Petit Le Mans.

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