Cacá Bueno no FIA GT Series

2012_Divers_BMW BuenoRIO DE JANEIRO – Notícia que já está no site Endurance-info.com, sempre confiável: Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car e tricampeão da extinta Copa Fiat, vai disputar seu terceiro certame no exterior. Após a TC2000 argentina e o WTCC, o Mundial de Carros de Turismo, o piloto de 36 anos é o primeiro nome confirmado para competir no FIA GT Series por uma equipe totalmente brasileira: o BMW Team Brasil, que alinhará duas Z4 do construtor germânico.

O anúncio confirma aquilo que se suspeitava ou que alguns nos bastidores já sabiam: Antonio Hermann deixa, de fato, a organização do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo nas mãos de Walter Derani e vai com armas e bagagens para este novo campeonato, com seis rodadas previstas para Europa e Oriente médio em sua temporada inaugural, que começa em 1º de abril com uma corrida no circuito francês Paul Armagnac, em Nogaro.

O FIA GT Series nada mais é que a união do Mundial do FIA GT com o Europeu de GT3. Ambas as competições, organizadas por Stéphane Ratel, tiveram quorum muito baixo em 2012 e foram ironicamente vítimas de outro campeonato organizado pelo francês, a Blancpain Endurance Series que, com um regulamento mais atraente e corridas mais longas – com duração mínima de três horas, sem contar o atrativo das 24 Horas de Spa-Francorchamps – pulverizou os custos porque a conta pode ser paga pelos pilotos com melhor situação financeira.

A equipe BMW Team Brasil não será a única a representar a marca no certame. Michael Bartels regressa com o Vita 4One Racing para a temporada 2013 e uma das grandes atrações do FIA GT Sprint Series será, sem qualquer dúvida, a participação do mito do Rali Sébastien Loeb, que confirmou a formação de uma dupla com o português Álvaro Parente.

Cacá é o segundo brasileiro que se garante no campeonato. O primeiro, já anunciado há alguns dias, é o gaúcho Matheus Stumpf, que vai defender a equipe portuguesa Rodrive com um Ford GT3 ao lado de Rui Lapa. Os bólidos serão preparados pela Lambda, na Alemanha. Stumpf defendeu esta escuderia em algumas corridas ano passado, participando do Iber GT, o Campeonato Espanhol, e do International GT Open, no Algarve.

Comentários

  • Acho o Caca um baita piloto.

    Pelos títulos da StockCar e também por aquele campeonato SulAmericano de Turismo que ele foi campeão de Pegeout.
    Espero que ele tenha sucesso no Fia GT e em outros campeonatos internacionais.

  • Será interessante ver Cacá e outros brasileiros disputando este campeonato…sem dúvida. Agora, e o restante do grid do Brasileiro de Gran Turismo?…Podemos agora dizer “descanse em paz” para mais esta categoria?

    • Acredito que não. O problema da GT3 era e é que todo mundo é o dono da Bola, porem quem incomodava gente como Xandi, Longo, Boni e etc era a equipe do Hermann com a WB por traz. Agora sem eles, todo este povo incluíndo o povo da GT4 (Ginettas e Ferraris) queiram voltar.

  • Outra coisa…Se Matheus Stumpf vai correr em dupla com Rui Lapa, não se confirma a noticia (vi em algum lugar…) de que Antônio Hermann iria reeditar a dupla bi-campeã da GT3 de 2010 e 2011, onde Stumpf correu ao lado do Valdeno Brito…o Valdeno, aliás, tem lugar ainda nesta equipe?

    • O Matheus já tinha sido anunciado pela Rodrive muito antes da história do BMW Team Brasil ser cotado para participar do FIA GT Series. Não tinha sentido o Hermann querer reeditar a dupla bicampeã da GT3.

  • O Cacá é ótimo piloto… Se a equipe conseguir ter na Europa a mesma estrutura que tem no Brasil, é quase certo que ele andará entre os primeiros.

    Acredito que o Valdeno seja o companheiro de equipe.

  • Agora só falta uma emissora de tv aberta se interessar em transmitir o Campeonato FIA GT.
    Quanto à GTBR, tomara mesmo que voltem essas tantas figuras sumidas do cenário em 2012. E que o grid desse ano não se torne um desfile monótono de meia dúzia de Mercedes SLS. Certamente Z4 não veremos tão cedo por lá. Resta a expectativa dos Aston e Nissan que foram anunciados como as novidades de 2013.

      • A confusão começou ano quando viram irregularidades na GTBR e AUTO+. O Hermann queria contratar o Cacá fazia tempo mas ele não podia por questões contratuais estar em um evento que não fosse transmitido pela globo. Quando veio o racha o Hermann contratou o Cacá e a GTBR também voltou a ser transmitida pela SportTV. Agora com este novo racha ( foi um racha, e todo mundo falava que com o dinheiro que o Hermann gastou ele podia ter feito fácil o mundial do ano passado que era muito mais caro do que o deste ano) já ajeitaram para fazer a GT Series deste ano com camera no carro e tudo. E sempre foi isso que a Globo quis, pois ela sabe que o povo brasileiro que ver brasileiro vencendo gringo, o que nunca conseguiu na Stock. Se a categoria der certo e tiver brasileiro ganhando, pode ter certeza que a GT Series pode substituir o espaço deixado pela Stock, alem do fato da corrida ser de manhã como acontece na Formula 1.

    • A Globo que tanto queria uma disputa internacional na Stock Car mas nunca conseguiu, pois pensa que é isso que atrai o telespectador, talvez transmita uma ultima corrida se algum brasileiro tiver disputando o título.

      • A Globo??? Bem…acredito que dará o mesmo tratamento ao ja conhecido para a Stock Car…As corridas serão transmitidas ao vivo e na íntegra desde que o horário não coincida com reportagens e/ou eventos de outras modalidades “importantíssimas” no Esporte Espetacular como peteca, ping pong, ou ainda o “excelente” A Turma do Didi (com todo o respeito…)…Não sou fá das outras emissoras mas é fato que conseguimos assistir as corridas da Truck e até da GT no ano passado sem invenção de horários absurdos como a Stock as 9 da manhã…Globo????? Deus me livre!!!!!

      • As corridas vão ser as 9 da manhã. Elas vão ser na Europa..por isso tvz um maior interesse da Globo, alem do fato de ser somente 6 provas. E como disse antes, a globo tentou por muito tempo internacionalizar a Stock Car ( Se lembra das provas na Argentina). Era interesse dela fazer um Brasil x Argentina pra ver se a Stock dava mais Ibope, não conseguiu. Ela sabe através de pequisas que o brasileiro gosta de ver brasileiro ganhando de gringo, por isso estes eventos “importantíssimos” , pode ver que tem brasileiro contra gringo sempre. Mas pro evento sair da SportTV e ir pra Globo tem muitos “Ses”. Se o campeonato vai dar certo, se tiver brasileiro disputando o título e se pega no Brasil, o que não é fácil.

  • Seria engraçado ver a Globo começar a dar altas coberturas para o FIA GT.
    Seria engraçado Cacá deixar de ser campeão por algum jogo de equipe em terras estrangeiras