Casteu vence primeira especial após três anos

Dakar13_David_Casteau_Etapa2_JMRIO DE JANEIRO – A sorte nunca foi muito aliada do francês David Casteu – mas a julgar pelo que vem ocorrendo nos primeiros estágios, o francês pode sonhar com algo muito mais além do que vinha obtendo na competição. Hoje, na primeira etapa em que a caravana de pilotos atinge o Chile, o piloto da Yamaha venceu pela primeira vez uma especial após três anos. A última tinha sido a etapa inaugural do Rali Dakar de 2010, a bordo de uma Sherco.

Casteu completou os 274 km cronometrados entre Arequipa e Arica com o tempo de 1h39min42seg – um minuto e quatro segundos abaixo do tempo do líder geral, Olivier Pain, também francês e da Yamaha.

O espanhol Juan Pedrero Garcia, antigo “mochileiro” de Marc Coma e titular na equipe Red Bull-Brema-KTM, foi o terceiro mais rápido de hoje. O italiano Alessandro Botturi foi a surpresa do dia com sua Husqvarna. Fechou o trecho cronometrado em 3º lugar, com 3min25seg de desvantagem para Casteu. Cyril Després recuperou-se bem do 15º lugar da etapa anterior e foi o quinto hoje, resultado que o mantém em terceiro na classificação geral do Dakar.

Outro que reagiu bem após um dia desastroso foi Francisco “Chaleco” López, que completou a etapa na sexta colocação, à frente do português Hélder Rodrigues, este em franca recuperação após um começo pouco animador. Alain Duclos foi o oitavo mais rápido do dia, seguido pelo eslovaco Ivan Jakes e pelo polonês Kuba Przygonski.

Vencedor da 4ª etapa, o espanhol Joan Barreda Bort seguiu bem até o km 72 da especial, quando a bomba de combustível de sua Husqvarna apresentou sérios problemas. Ele já perdeu mais de meia hora e deve despencar na classificação geral entre os motociclistas.

Jean Azevedo, único brasileiro na categoria, completou o trecho cronometrado em 1h59min18seg, 36º do dia. Como consolo, ele terminou à frente do norueguês Pal Anders Ullevalseter, considerado um dos favoritos ao título. Na geral, o piloto da equipe Avante está na trigésima colocação.

Classificação da etapa Arequipa-Arica, nas motos:

1º David Casteu (França/Yamaha) – 1h39min42seg
2º Olivier Pain (França/Yamaha) – 1h40min51seg
3º Juan Pedrero Garcia (Espanha/KTM) – 1h42min40seg
4º Alessandro Botturi (Itália/Husqvarna) – 1h43min07seg
5º Cyril Després (França/KTM) – 1h43min49seg
6º Francisco “Chaleco” Lopez (Chile/KTM) – 1h44min29seg
7º Hélder Rodrigues (Portugal/Honda) – 1h44min34seg
8º Alain Duclos (França/Sherco) – 1h44min43seg
9º Ivan Jakes (Eslováquia/KTM) – 1h45min27seg
10º Kuba Przygonski (Polônia/KTM) – 1h45min31seg

Comentários