“Chaleco” vence 3ª etapa e Després assume o comando

ChalecoRIO DE JANEIRO – Péssima notícia para os que torcem contra o francês Cyril Després na edição 2013 do Rali Dakar. O piloto da KTM já aparece, ao fim do terceiro dia, na liderança da classificação geral do evento, sem ter ganho uma única etapa. Hoje, no trecho entre Pisco e Nazca, ainda em território peruano, Després chegou na 3ª posição, resultado suficiente para deixá-lo confortável em primeiro.

O dia foi bem ruim para os pilotos que saíram na frente, tal como já acontecera na véspera com “Chaleco” López. O espanhol Joan Barreda Bort, primeiro a partir, acabou amargando um inesperado 41º lugar na etapa. Tal performance o relegou ao 18º posto na soma dos tempos, a mais de 20 minutos de Després. E por falar em “Chaleco”, o piloto chileno mostrou porque lhe falta regularidade para chegar mais longe no Dakar. Hoje, ele foi perfeito e liderou toda a etapa de 243 km, chegando com 2h37min54seg, um minuto e oito segundos melhor que o português Paulo Gonçalves, companheiro do malogrado Barreda Bort na equipe SpeedBrain que alinha as Husqvarna.

Atrás de Després, chegou o italiano Alessandro Botturi, também da equipe Husqvarna e que tinha começado com resultados modestos neste Dakar. O polonês Kuba Przygonski chegou em quinto no dia de hoje, seguido por outro chileno, Daniel Gouet. Gérard Farres Guell apareceu na 7ª posição, com Frans Verhoeven em oitavo, Olivier Pain em nono e Javier Pizzolito fechando o grupo dos dez mais bem classificados.

O único representante brasileiro entre os motociclistas, Jean Azevedo, completou a etapa em trigésimo-primeiro lugar, logo atrás do substituto de Marc Coma, o estadunidense Kurt Caselli. Com o tempo de 3h01min49seg, Azevedo ficou a 23min55seg de “Chaleco”. No tempo somado, ele ocupa o 35º posto.

Após três especiais, Després tem 2min51seg de avanço para “Chaleco” López e 4min59seg para Pal Anders Ullevalseter. Olivier Pain é o quarto na geral, seguido por David Casteu e pelo chileno Jeremías Israel Esquerre.

Classificação da etapa Pisco-Nazca, categoria motos:

1º Francisco “Chaleco” López (Chile/KTM) – 2h37min54seg
2º Paulo Gonçalves (Portugal/Husqvarna)- 2h39min02seg
3º Cyril Després (França/KTM) – 2h42min02seg
4º Alessandro Botturi (Itália/Husqvarna) – 2h42min59seg
5º Kuba Przygonski (Polônia/KTM) – 2h43min14seg
6º Daniel Gouet (Chile/Honda) – 2h44min29seg
7º Gérard Farres Guell (Espanha/Honda) – 2h44min52seg
8º Frans Verhoeven (Holanda/Yamaha) – 2h45min16seg
9º Olivier Pain (França/Yamaha) – 2h45min22seg
10º Javier Pizzolito (Argentina/Honda) – 2h45min33seg

Comentários