Chichérit vence 8ª etapa caótica nos carros

AFPGetty-516341769-760x515RIO DE JANEIRO – O mau tempo que provocou a mudança de rota na 8ª etapa do Rali Dakar neste sábado acabou por prejudicar a competição na categoria dos carros. Enquanto somente nove duplas conseguiram chegar ao último waypoint antes da ligação rumo a San Miguel de Tucumán, chuvas fortíssimas impediram a passagem dos demais competidores. Como efeito, o ASO decidiu parar a disputa na categoria e neutralizar a etapa a partir do km 86 – que para efeito do percurso antigo seria o km 374 de um total de 470 previstos – e depois encurtados para 247 km.

Antes do caos, Guérlain Chichérit e seu navegador Jean-Pierre Garcin conseguiram o melhor tempo do dia em 1h55min06seg, quatro minutos e dois segundos à frente do “local” Orlando Terranova, em dupla com o português Paulo Fiuza numa BMW. Robby Gordon e Kellon Walch cruzaram com o 3º melhor tempo, seguidos por Fréderic Chavigny e Guy Leneveu, a bordo de um Nissan Proto Dessoude.

Stéphane Peterhansel e seu navegador Jean-Paul Cottret, líderes da classificação geral, terminaram a etapa em 5º lugar, com o tempo de 2h07min21seg. Depois deles, chegaram mais quatro duplas e mesmo assim a organização decidiu dar a todos os outros competidores a partir da dupla da equipe X-Raid o mesmo tempo – principalmente os carros que não conseguiram chegar ao fim da etapa em virtude do temporal que caiu no transcurso da especial.

Assim, não houve mudanças na diferença entre Peterhansel e seu principal rival, Nasser Saleh Al-Attiyah. O piloto do Catar continua 3min14seg atrás do francês e Giniel De Villiers segue em 3º lugar na soma dos tempos, a 44min03seg do primeiro colocado.

Comentários