MENU

16 de janeiro de 2013 - 15:37Rali Dakar

Després se distancia na ponta; Caselli vence 11ª especial

2013-dakar-rookie-caselli-takes-stage-7-video_5RIO DE JANEIRO - Triste constatação após o fim da 11ª especial do Rali Dakar nas motos, disputada entre La Rioja e Fiambalá, na volta do evento ao Chile, rumo à capital Santiago. Cyril Després caminha a passos largos para o quinto título no evento – mais uma vez com muita controvérsia acerca de sua liderança e de uma provável conquista.

Não bastasse a história do motor trocado em etapa maratona, agora a equipe do francês pratica um jogo de equipe em beneplácito do piloto, prejudicando o português Ruben Faria – que logicamente cumpre ordens. Mas espera-se que, depois deste Dakar, onde a falta de sorte não lhe foi vilã e ele, com regularidade, chegou até a liderar, o “mochileiro” de Després queira alçar voo sozinho.

70780_KURT_CASELLI_USAEnquanto isso não acontece, o piloto da KTM chegou ao fim da especial de hoje, disputada em todos os tipos de terreno – dunas, areia fofa, trechos com pedras e chão batido, com o tempo de 3h01min25seg, o terceiro mais veloz após 220 km de trecho cronometrado. A vitória, pela segunda vez em onze especiais, foi do estadunidense Kurt Caselli, que está totalmente fora de esquadro na briga pelas primeiras posições. O piloto cumpriu o tempo de 2h55min01seg, quatro minutos e 45 segundos abaixo do português Paulo Gonçalves, da Husqvarna.

O espanhol Juan Pedrero Garcia, companheiro de Caselli, foi o 4º colocado, seguido pelo chileno Francisco “Chaleco” López e de outro espanhol, Joan Barreda Bort, piloto que mais especiais venceu no Dakar 2013 até aqui – quatro no total. Alessandro Botturi chegou em sétimo, com Ivan Jakes em oitavo, Alain Duclos em nono e o ex-líder geral Ruben Faria em décimo.

Jean Azevedo teve dificuldades na especial. O brasileiro da KTM perdeu bastante terreno com o grupo que vinha fazendo os mesmos tempos que ele e ficou a mais de 1h25min do tempo do vencedor Kurt Caselli. Na geral, o piloto da equipe Avante está fora dos 30 primeiros colocados.

Com o terceiro posto de hoje, Després tem vantagem de 13min16seg para Ruben Faria, 18min08seg para “Chaleco”, 23min33seg para Ivan Jakes e 29min32seg para Alessandro Botturi. Como na cabeça da equipe Red Bull-KTM (e também na do ASO), “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, não tenham dúvidas: esse Dakar – infelizmente – está no papo para Cyril Després.

Classificação da etapa La Rioja-Fiambalá, nas motos:

1º Kurt Caselli (EUA/KTM) – 2h55min01seg
2º Paulo Gonçalves (Portugal/Husqvarna) – 2h59min46seg
3º Cyril Després (França/KTM) – 3h01min25seg
4º Juan Pedrero Garcia (Espanha/KTM) – 3h05min19seg
5º Francisco “Chaleco” López (Chile/KTM) – 3h05min52seg
6º Joan Barreda Bort (Espanha/Husqvarna) – 3h06min10seg
7º Alessandro Botturi (Itália/Husqvarna) – 3h06min32seg
8º Ivan Jakes (Eslováquia/KTM) – 3h06min37seg
9º Alain Duclos (França/Sherco) – 3h07min22seg
10º Ruben Faria (Portugal/KTM) – 3h13min04seg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>