MENU

8 de janeiro de 2013 - 14:37Rali Dakar

Després se perde e Pain é o novo líder do Dakar

Cyril Despres - ActionRIO DE JANEIRO - Boa notícia para quem não curte Cyril Després – e não são poucos os que não simpatizam com o francês. O piloto da KTM se perdeu durante a 4ª etapa do Rali Dakar 2013, disputada hoje entre Nazca e Arequipa, descendo ao sul para a comitiva deixar o Peru rumo a Argentina.

Després caiu nas armadilhas do deserto de Ica, durante a especial de 429 km, a maior do evento até aqui. Ao se perder, assim como o chileno “Chaleco” López e o norueguês Pal Anders Ullevalseter, outros que enfrentaram dificuldades nesta terça-feira, o francês abriu caminho para que seus rivais o superassem na classificação geral.

Com o 15º lugar na etapa, o representante da KTM caiu para 3º na soma dos tempos, atrás dos compatriotas Olivier Pain, o novo líder geral, e David Casteu. A vantagem de Pain no comando é de 2min24seg.

Na etapa de hoje, a vitória foi do catalão Joan Barreda Bort, que acelerou sua Husqvarna para descontar o tempo perdido na terceira especial. Ele venceu com o tempo de 3h41min09seg, oito minutos e 23 segundos abaixo da marca de Olivier Pain, que vem em ritmo regular e consistente no Dakar. David Casteu chegou em terceiro e o espanhol Gérard Farres Guell, que já tem uma penalização de 1h15 minutos imposta pelo ASO, organizador do evento, foi o quarto.

Após duas especiais onde sofreu problemas com o combustível, o português Hélder Rodrigues finalmente apareceu entre os primeiros – foi 5º colocado, seguido pelo compatriota e “mochileiro” de Després, Ruben Faria. O argentino Javier Pizzolito foi o melhor sul-americano do dia com sua Honda, seguido por Jordi Viladoms, Kuba Przygonski e Alain Duclos, a bordo de sua Sherco.

Jean Azevedo conseguiu superar o desafio da difícil especial de hoje. O brasileiro fez o 40º tempo em 4h18min35seg e com o resultado, alcançou a trigésima-segunda posição na classificação geral do Dakar.

Classificação da etapa Nazca-Arequipa, nas motos:

1º Joan Barreda Bort (Espanha/Husqvarna) – 3h41min09seg
2º Olivier Pain (França/Yamaha) – 3h49min32seg
3º David Casteu (França/Yamaha) – 3h51min51seg
4º Gérard Farres Guell (Espanha/Honda) – 3h52min49seg
5º Hélder Rodrigues (Portugal/Honda) – 3h52min52seg
6º Ruben Faria (Portugal/KTM) – 3h53min27seg
7º Javier Pizzolito (Argentina/Honda) – 3h53min41seg
8º Jordi Viladoms (Espanha/Husqvarna) – 3h53min49seg
9º Kuba Przygonski (Polônia/KTM) – 3h55min10seg
10º Alain Duclos (França/Sherco) – 3h55min20seg

1 comentário

  1. Rodrigo Souza disse:

    Espero que o Jean Azevedo consiga melhorar seu desempenho, apesar de saber da dificuldade que é competir contra as oficiais de fábrica. No mais, estou feliz pelo Despres ter se dado mal. Só espero não ver mais nenhuma atitude ridicula como aquela da organização ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>