Dois brasileiros nas 24h de Dubai
RIO DE JANEIRO – A primeira corrida de Endurance do ano, ao contrário do que muitos podem supor, NÃO é as 24 Horas de Daytona, embora o evento da Flórida seja bastante tradicional e muito mais divulgado do que a prova de 24 Horas que acontecerá nos Emirados Árabes Unidos.
Entre os dias 10 e 12 deste mês, o circuito de Dubai recebe a primeira corrida da 24H Series, competição de quatro eventos que tem além da corrida no Oriente Médio, as 12 Horas de Bathurst (Austrália), as 12 Horas de Hungaroring (Hungria) e as 24 Horas de Barcelona (Espanha).
Nada menos que oitenta e quatro carros de diferentes procedências, cilindradas e categorias, formam a extensa lista de inscritos – que tem entre os pilotos confirmados, dois brasileiros. Um deles já é cobra criada em corridas longas, com título mundial do FIA GT, duas vitórias em subclasse nas 24 Horas de Le Mans e tudo: o cascavelense Jaime Melo vai dividir a Ferrari F458 da equipe britânica RAM Racing, número #30, com o indiano Cheerag Arya e os britânicos Johnny Mowlem e Guy Smith.
O outro é um completo desconhecido: Lorenzo Carvalho, luso-brasileiro de 21 anos, filho de mãe brasileira e pai português, fez o curso de pilotos da Ferrari e correrá num carro da AF Corse, o número #16, ao lado do xará Lorenzo Casé e também de Marco Cioci, Mika Salo e Stéphane Lemeret. Além dos preparativos para a corrida de Dubai, Lorenzo sonha em montar uma escola de pilotagem no Autódromo do Estoril, em Portugal.
As classes envolvidas na disputa das 24 Horas de Dubai são as seguintes:
A1 – carros movidos a gasolina, cilindrada máxima de 1,6 litro
A2 – carros movidos a gasolina, com cilindrada entre 1,6 e 2 litros e com motor turbo até 1,6 litro
A3T – carros movidos a gasolina, com motor turbo até 2 litros
A4 – carros movidos a gasolina, com motores entre 2 e 3 litros
A5 – carros movidos a gasolina, com motores entre 3 e 3,5 litros
D1 – carros movidos a diesel, até 2 litros
D2 – carros movidos a diesel, entre 2 e 3 litros
996 – classe para os modelos Porsche Cup 996
997 – classe para os modelos Porsche Cup 997
A6-AM – modelos Grã-Turismo enquadrados no regulamento GT3, com tripulação de predominância de gentleman drivers
A6-PRO – modelos Grã-Turismo enquadrados no regulamento GT3, com tripulação de predominância de pilotos profissionais
SP2-GT3A – modelos GT e Silhouette inelegíveis nas outras categorias
SP3-GT4A – modelos GT4
SP4 – carros elétricos e híbridos
A lista completa de inscritos para as 24h de Dubai está aqui
Rodrigo, sabe se o piloto Jaime Mello Jr. tem alguma coisa fixa pra temporada de 2013 ??
Por enquanto, nada se sabe. Provavelmente ele deve colaborar com a RAM Racing neste ano. Abrs
Entry List incrível! Que variedade…
É impressionante como existem provas de Endurance com o nível alto em todos os autodromos do mundo e a s Mil Milhas Brasileiras está sem acontecer devido picuinhas de dirigentes. Hoje era para as Mil Milhas ser prova pra atrair times estrangeiros como nas 24h de Dubai com carros GT2, GT3 e GT4, prototipos e SuperSport contra os nossos prototipos, silhouettes e turismo força livre. O dia que isso acontecer. Espero poder estar vivo para presenciar.