Mais um LMP1 inscrito para Le Mans

J5-JulieSueur_LeMans2011_Pesage_42RIO DE JANEIRO – As 24 Horas de Le Mans poderão, caso o Automóvel Clube do Oeste (ACO) aceite, ter três modelos diferentes de carros híbridos na classe LMP1 em 2013. Os suíços da Swiss HyTech Hybrid mandaram um formulário de inscrição pleiteando uma vaga para correrem com o mesmo Oreca 01 que esteve presente em Sarthe a dois anos.

O projeto desta vez é tocado por Heinz Lehmann, construtor do motor 2 litros quatro cilindros turbo do protótipo e por Pierre-Alain Rechsteiner, que trabalhou na Trottet Racing, por vários anos participante do International GT Open. Dois dos três pilotos já foram indicados – e guiaram o carro num teste realizado recentemente em Magny-Cours: o suíço Steve Zacchia e o boliviano – naturalizado suíço – Felipe Ortiz.

Em 2011, o Oreca SwissTech Hybrid correu com as cores da Hope Racing e foi um dos piores LMP1 do grid, com o 24º tempo entre 56 inscritos. Guiado por Jan Lammers, Steve Zacchia e Casper Elgaard, o carro só resistiu 115 voltas na pista, abandonando em decorrência de uma série de problemas mecânicos. No ano passado, o ACO pôs a Hope Racing na lista de suplência e o projeto foi temporariamente abortado. Bénoit Morand decidiu também abandonar a empreitada e montou sua própria escuderia, que pleiteia uma vaga nas 24 Horas de Le Mans com um protótipo Morgan LMP2 Nissan.

Para a atual situação da classe principal de protótipos, seria interessante que a SwissTech Hybrid conseguisse uma vaga direta. O número de carros da categoria LMP1 para a edição 2013 das 24 Horas de Le Mans, dentro das hipóteses que vem sendo consideradas, é um dos mais baixos da história. Calcula-se que seriam somente nove bólidos: três Audi R18 e-tron quattro, dois Toyota TS030 Hybrid, dois Lola B12/60 Toyota da Rebellion Racing e dois HPD ARX-03c, um da Strakka Racing e outro da JRM.

É muito pouco.

Aguardemos pela lista oficial, que sai dentro de uma semana.

Comentários

  • Esse baixo inscrito de LMP1 para Le Mans me deu um mal pressentimento sobre a classe a partir de 2014, será mesmo que as equipes vão se contentar no custo que ela terá até lá? Fora a hipótese da Porsche entrar no lugar da Audi pro resto da categoria, o que seria uma pena, já que as duas pertencem ao VW Group.

    • Porsche é Porsche, Audi é Audi. Cada uma tem seu departamento de motorsport. Foi uma pergunta que rolou nas 6 Horas de Interlagos ano passado e os alemães de Ingolstadt já estão de olho no futuro carro para 2014.