Malacaxeta

A foto é antiga, mas a admiração, a mesma. O amigo Eduardo Homem de Mello foi quem me proporcionou o privilégio e o prazer de conhecer este monstro da guitarra.

RIO DE JANEIRO – No próximo mês, perto do começo do carnaval, um dos maiores virtuoses da guitarra em terras tupiniquins vai completar 61 anos. Pedro Aníbal de Oliveira Gomes, o Pepeu Gomes dos Novos Baianos, também chega a 50 anos de estrada. Talento precoce, começou a tocar baixo aos onze, fugiu de casa aos dezessete e com o grupo Os Minos, participou do programa O Bom, de Eduardo Araújo, na TV Excelsior.

Ao participar do show de despedida Barra-69 de Caetano e Gil, que foram para o exílio em Londres, ganhou deste último um disco de Jimi Hendrix, artista que viraria sua cabeça pelo avesso, para sempre. A partir de 1978, atuou como artista-solo e também tocou com a ex-mulher Baby Consuelo, que conhecera nos Novos Baianos.

Naquele ano, Pepeu participou de um programa na TV Cultura tocando algumas de suas novas composições. Uma delas é “Malacaxeta”, totalmente instrumental. E que é o clip da semana.

Comentários

  • Fantástico Pepeu Gomes!
    Esse clip trás 60% da essência dos Novos Baianos: Charlie Negrita e Baixinho na percussão, Bolacha nos chocalhos, Jorginho Gomes ( irmão de Pepeu ) na bateria, Didi Gomes ( também irmão se Pepeu ) no baixo, Mauricio Carvalho , o Mu, nos teclados e o monstro Pepeu Gomes na guitarra.
    Faltando para a formação original a Baby Consuelo, Moraes Moreira, o poeta Galvão, Paulinho Boca dw Cantor e o dançarino perfirmatico Gato Felix.
    Sem duvida um achado de enorme valia esse clip Mattar, parabéns, vc é um gênio!