Momento Montoya

RIO DE JANEIRO – Neste momento, as 24 Horas de Daytona chegam ao fim do seu primeiro terço de disputa – e em bandeira amarela, pois um acidente com o Porsche #18 da Mühlner Motorsports guiado por Kévin Estre, provocou a entrada do Safety Car. É a quarta neutralização da corrida.

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Antes disso, nas quatro horas anteriores, houve um verdadeiro show do colombiano Juan Pablo Montoya, a bordo do #01 da Chip Ganassi Racing. Bem ao seu estilo, pé pesado o tempo todo, o sul-americano fez misérias. Marcou a volta mais rápida da corrida e foi protagonista de uma batalha campal pela liderança contra o escocês Ryan Dalziel, da Starworks. Adversário superado, Montoya continuou rápido até entregar o carro a Scott Pruett, que volta para um segundo turno – e na liderança da corrida após 251 voltas.

A equipe Wayne Taylor, que vem com muita regularidade, está em segundo agora, com o #10 guiado por Max Angelelli, seguido por Scott Dixon no segundo BMW Riley da Ganassi. Alex Popow herdou o #2 após o turno de Dalziel e está em quarto.

Os dois Corvette DP da Action Express Racing vêm, respectivamente, em quinto e sexto – este, com Christian Fittipaldi a bordo. Nelsinho Piquet fez um turno muito bom entre a quarta e a sexta hora e Felipe Nasr assumiu o lugar do compatriota, mantendo o ritmo apesar de dois pit stops bem complicados – o primeiro por não estar com os cintos bem apertados e o segundo por deixar o motor morrer na hora de arrancar com o protótipo.

Quem vem em ascensão na categoria é o #60 da Mike Shank Racing, que das sete voltas perdidas no começo, em decorrência de uma quebra, recuperou duas. O australiano Marcos Ambrose é quem conduz o Ford Riley do time no momento.

Na classe GT, Porsches, Ferraris e Audis se revezam na ponta e houve um momento antes da 8ª hora em que três dos cinco R8 LMS Grand-Am inscritos ocuparam as três primeiras posições. Dèja vu?

Enfim… agora, quando se completou um terço da disputa, a liderança estava nas mãos do carro #24 da Alex Job Racing, guiado no momento por Filipe Albuquerque. O italiano Alessandro Balzan era o segundo na Ferrari #63 da Scuderia Corsa e a terceira posição vinha com o Porsche #44 da Magnus Racing, guiado por John Potter.

A destacar a excepcional performance do carro #30 da NGT Motorsports. Desclassificado após falhar na vistoria, o Porsche do time de Ramez Wahab completou um terço de disputa em 4º na geral. O carro vem excepcionalmente bem quando Sean Edwards, Patrick Pilet e Kuba Giermaziak o conduzem.

A Ferrari #64 da equipe Scuderia Corsa, alugada por Chico Longo, conseguiu voltar a uma posição razoável, após um turno sofrível do “patrão”. Daniel Serra e depois Raphael Matos e Xandinho Negrão se revezaram ao volante do carro e melhoraram a posição – de 20º, posição para a qual caíram, conseguiram pular para 13º na classe ao fim da oitava hora.

Na Dener Motorsport, Tony Kanaan fez um bom turno, com direito a melhor volta do #21 na prova em 1’49″845. O piloto da Fórmula Indy entregou o volante a Felipe Giaffone, que ao fim de um terço de disputa estava na 19ª posição de seu grupo. O #20 foi revezado entre Clemente Lunardi e Constantino Júnior nas últimas horas e mesmo após os problemas iniciais, a tripulação sobe na classificação: estavam em 43º na geral e vigésimo-oitavo na GT.

A classificação da GX, onde todos os Mazda Skyactiv-D desistiram por absoluta falta de quilometragem dos três carros, mostra só os Porsche Cayman na pista. Shane Lewis voltou ao comando do #16 da Napleton Racing e é o líder, com Ryan Eversley em segundo lugar a bordo do #38 da BGB Motorsports. Karl Thomson, bem atrasado em relação aos dois primeiros, vem a seguir.

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