MENU

15 de janeiro de 2013 - 19:44Rali Dakar

Num dia liderado por holandeses, os russos levaram a melhor nos caminhões

RIO DE JANEIRO - A 10ª etapa do Rali Dakar entre Córdoba e La Rioja foi praticamente toda liderada pelos pilotos holandeses. Peter Versluis comandou a classificação até o sexto waypoint, mas o piloto do MAN numeral #509 enfrentou problemas e ficou para trás, caindo para a quinta posição. O tcheco Ales Loprais herdou a ponta com seu Tatra, mas também sucumbiu. E deu Rússia na categoria dos caminhões: o Kamaz de Andrey Karginov e parceiros chegou na frente, com o tempo de 4h24min10seg.

Marcel Van Vliet tinha tudo para ser o segundo colocado do dia, mas antes dos caminhões chegarem ao último waypoint, o piloto também teve problemas, a exemplo de Versluis, e perdeu mais de meia hora. Outro holandês, Peter Van den Bosch, cruzou em segundo, com o compatriota Martin Van den Brink em 3º lugar.

O líder geral da categoria, Edouard Nikolaev, chegou ao fim da etapa na quarta posição, resultado que deixa o russo da Kamaz com vantagem de 32 minutos sobre o tcheco Martin Kolomy e 34 de avanço para o 3º colocado Ayrat Mardeev.

Gerard De Rooy, que passou a primeira semana dominando o Rali Dakar ao seu bel-prazer na categoria dos caminhões, sofreu para terminar a etapa de hoje. Terminou em 9º lugar e permanece em quinto na geral, mais de uma hora atrasado em relação a Nikolaev. Tarefa dura e provavelmente impossível para o holandês nos próximos dias: recuperar a liderança e conquistar o bicampeonato.

Classificação da etapa Córdoba-La Rioja, nos caminhões:

1º Karginov/Devyatkin/Mokeev (Kamaz) – 4h44min08seg
2º Van den Bosch/Bouw/Rosegaar (DAF) – 4h47min47seg
3º Van den Brink/Willemsen/Veenvliet (Ginaf) – 4h48min20seg
4º Nikolaev/Savostin/Rybakov (Kamaz) – 4h49min11seg
5º Versluis/Schuurmans/Damen (MAN) – 4h49min38seg
6º Mardeev/Belyaev/Mirniy (Kamaz) – 4h49min49seg
7º Loprais/Bruynkens/Pustejovsky (Tatra) – 4h49min54seg
8º Kuipers/Van Eerd/Torralardona (Iveco) – 4h51min15seg
9º De Rooy/Colsoul/Rodewald (Iveco) – 4h51min21seg
10º Smink/Nieuwemburg/Stijkel (Ginaf) – 4h51min44seg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>