MENU

19 de janeiro de 2013 - 18:40Rali Dakar

Onze vezes Peterhansel

Peterhansel-Dakar-RallyRIO DE JANEIRO - Esse cara é bom. Bom, não. É muito mito: Stéphane Peterhansel conquistou hoje seu 11º título no Rali Dakar, o que consagra o francês como o maior vencedor do evento também entre os pilotos da categoria dos carros – uma vez que estava igualado em número de conquistas com o finlandês Ari Vatanen. Peterhansel chegou à sua 5ª vez como número #1 em quatro rodas – ele já tinha seis títulos nas motos e é o recordista absoluto.

O piloto da equipe Monster X-Raid fez um rali perfeito, ao lado do fiel navegador e escudeiro Jean-Paul Cottret. Peterhansel liderou a competição desde o segundo dia, com Nasser Al-Attiyah no seu encalço até o buggy do piloto do Catar não resistir ao esforço.

A partir daí, com boa vantagem para Giniel De Villiers e os outros pilotos do time chefiado por Sven Quandt nas três posições seguintes, o francês tinha a garantia de que dificilmente seria superado pelo rival sul-africano. Peterhansel venceu apenas duas especiais de um total de 14 e a partir da desistência de Al-Attiyah, controlou a diferença para seus adversários e, principalmente, não cometeu um único erro capaz de pôr tudo a perder.

Na especial derradeira disputada entre La Serena e Santiago do Chile, a vitória foi de Joan “Nani” Roma, que terminou o Dakar em quarto lugar. O espanhol foi um dos que mais venceu nos carros: chegou à frente em quatro etapas. Os argentinos Orlando “Orly” Terranova e Lucio Ezequiel Álvarez terminaram respectivamente na segunda e terceira colocações.

Giniel De Villiers, quarto colocado, acabou como o vice-campeão a 42min22seg de Peterhansel. O multicampeão terminou a 14ª etapa em décimo lugar, atrás também de Guérlain Chichérit, Robby Gordon, Leonid Novitskiy, Carlos Sousa e Geoffrey Olholm.

Resultado final do Rali Dakar 2013, categoria carros:

1º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini) – 38h32min39seg
2º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) – 39h15min01seg
3º Leonid Novitskiy/Konstantin Zhiltsov (Mini) – 40h01min01seg
4º Joan “Nani” Roma/Michel Périn (Mini) – 40h09min22seg
5º Orlando Terranova/Paulo Fiuza (BMW) – 40h21min49seg
6º Carlos Sousa/Miguel Ramalho (Great Wall) – 41h10min55seg
7º Ronan Chabot/Gilles Pillot (SMG) – 41h50min44seg
8º Guérlain Chichérit/Jean-Pierre Garcin (SMG) – 42h00min23seg
9º Pascal Thomasse/Pascal Larroque (Buggy MD Rallye) – 43h08min11seg
10º Lucio Ezequiel Álvarez/Bernardo Graue (Toyota) – 43h18min27seg

1 comentário

  1. Carlos Alvim disse:

    Caro Rodrigo, O Peterhansel, assim como o LOeb. faz, mesmo, parte do time de Grandes do Esporte -Moror Mundial! Vida longa e mais conquistas, para eles! Abraço do Carlos Alvim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>