MENU

20 de janeiro de 2013 - 15:18Grand-Am

Quem é quem, 24 Horas de Daytona – Classe DP

RIO DE JANEIRO - Promessa é dívida e é hora de cumpri-la. Acabou o Dakar e o blog começa a falar de Endurance. Vai começar a temporada 2013 da Rolex Sports Car Series com a disputa da tradicional 24 Horas de Daytona, que será realizada pela 51ª vez. Nos próximos dias, o blog A Mil Por Hora traz as equipes que vão disputar a corrida e, com base nos resultados dos testes da pré-temporada, vamos ver como cada carro pode se sair nos dias 26 e 27.

Começamos com a categoria principal da competição, os Daytona Prototypes:

Chip Ganassi Racing/Felix Sabates
Sede: Indianapolis, Indiana
Chefe de equipe: Chip Ganassi
Carro: Riley DG3 MK XXVI
Motor: BMW Dinan 5 litros V8
Pilotos: Scott Pruett/Memo Rojas/Charlie Kimball/Juan Pablo Montoya (#01); Dario Franchitti/Jamie McMurray/Scott Dixon/Joey Hand (#02)
Tempos na pré-temporada: 1’42″463 (#01) e 1’42″598 (#02)

Campeã da Grand-Am na classe Daytona Prototypes com Scott Pruett e Memo Rojas, a Chip Ganassi Racing/Felix Sabates mostra neste certame o mesmo nível de excelência que apresenta na Fórmula Indy. São consistentes o bastante para serem, mais uma vez, favoritos ao título em 2013.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayA equipe terá, como de hábito, uma invejável força-tarefa em Daytona, com dois carros e mesclando seus pilotos titulares na Grand-Am com os comandados de Chip na Fórmula Indy e Nascar – além do luxuoso reforço de um piloto da BMW Motorsport. A tripulação do #01 terá Rojas e Pruett ao lado de Charlie Kimball e de ninguém menos que Juan Pablo Montoya que, quando quer, dá espetáculo. E em Daytona ele não economiza.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayNo carro #02, correrão os titulares da equipe principal de Ganassi na Indy – Dario Franchitti e Scott Dixon, além de Jamie McMurray (Nascar) e Joey Hand, que defende a BMW na American Le Mans Series e no DTM. O desempenho dos bólidos nos testes de pré-temporada, com tempos bastante próximos, 4º e 5º mais rápidos da classe DP, foi bastante regular e a Chip Ganassi/Felix Sabates é logicamente uma das favoritas à vitória no próximo fim de semana.

Starworks Motorsport
Sede: Fort Lauderdale, Flórida
Chefe de equipe: Peter Baron
Carro: Riley DG3 MK XXVI
Motor: Ford 5 litros V8
Pilotos: Sébastien Bourdais/Ryan Dalziel/Allan McNish/Alex Popow (#2); Gaetano Ardagna Pérez/Ivan Bellarosa/Scott Mayer/Brendon Hartley/Jan Charouz (#8)
Tempos na pré-temporada: 1’42″616 (#2) e 1’42″901 (#8)

Vice-campeã da Grand-Am com Alex Popow e Ryan Dalziel, a Starworks Motorsport teve uma ótima temporada em 2012. Em sua primeira aparição além-EUA, ganhou as 24 Horas de Le Mans e o Mundial de Endurance (WEC) na classe LMP2. Motivação, portanto, não falta para que o campeonato de 2013 comece com o pé direito para os comandados de Peter Baron.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayAssim como a Ganassi e alguns outros times, a Starworks vai com força máxima para as 24 Horas de Daytona, alinhando dois Riley DG3 com motor Ford. O time do carro #2 é muito bom: Sébastien Bourdais, francês que tem muita experiência em provas longas, ganhou vários campeonatos da ChampCar e disputou a Fórmula 1, terá a companhia dos escoceses Ryan Dalziel e Allan McNish, além do venezuelano Alex Popow.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayO segundo carro, que eventualmente poderá aparecer ao longo do campeonato em eventos pré-selecionados, teria a liderança natural do canadense Alexandre Tagliani, por sua experiência. Só que ele foi preterido no line up final pelo venezuelano Gaetano Ardagna Pérez. O #8 tem também outros bons pilotos, como o tcheco Jan Charouz e o neozelandês Brendon Hartley, ao lado do novato italiano Ivan Bellarosa e do estadunidense Scott Mayer.

No Roar Before The Rolex 24 at Daytona, há algumas semanas, a Starworks ficou no meio do bolo entre os DPs. O carro #2 liderou um treino noturno e fechou os trabalhos com a 6ª melhor marca. O #8, com pilotos menos experientes na matéria e em Daytona, acabou com a 11ª posição. Em corrida longa, tudo pode acontecer e a Starworks certamente não ficará de fora da briga.

8Star Motorsports
Sede: Pompano Beach, Flórida
Chefe de equipe: Enzo Potolicchio
Carro: Corvette DP (Coyote)
Motor: Chevrolet 5 litros V8
Pilotos: Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin/Anthony Davidson/Enzo Potolicchio/Nicolas Minassian (#3)
Tempo na pré-temporada: 1’42″815

Uma das novidades para a temporada 2013 da Rolex Sports Car Series, a 8Star Motorsports nasceu do idealismo do venezuelano Enzo Potolicchio, que se desentendeu com Peter Baron e decidiu montar seu próprio esquema para correr neste ano – por enquanto, só se sabe da Grand-Am. Le Mans e WEC, nada ainda.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayO time terá um protótipo Corvette com chassis Coyote e em Daytona esse carro será dividido por um time de respeito. Além do próprio Potolicchio, vão guiar o português Pedro Lamy, o britânico Anthony Davidson e os franceses Nicolas Minassian e Stéphane Sarrazin. Garantia de experiência e muita velocidade. Nos testes da pré-temporada, o desempenho foi razoável, com direito ao 10º tempo no agregado das oito sessões de treinos na Flórida.

A julgar pelo naipe dos pilotos, a 8Star pode fazer barulho nas 24 Horas. Mas há o perigo da equipe ser vítima de sua juventude. Vamos aguardar.

Action Express Racing
Sede: Daytona Beach, Flórida
Chefe de equipe: Bob Johnson
Carro: Corvette DP (Riley)
Motor: Chevrolet 5 litros V8
Pilotos: Christian Fittipaldi/Nelsinho Piquet/Felipe Nasr/Brian Frisselle/João Barbosa (#5); João Barbosa/Burt Frisselle/Christian Fittipaldi/Mike Rockenfeller (#9)
Tempos na pré-temporada: 1’42″794 (#5) e 1’43″137 (#9)

A Action Express Racing é uma das equipes que traz mais novidades para o campeonato que se inicia no próximo fim de semana. Dos pilotos que correram ano passado, restou só o português João Barbosa. Vieram os irmãos Burt e Brad Frisselle e o brasileiro Christian Fittipaldi que, aos 42 anos de idade, volta a participar de uma categoria internacional a tempo inteiro.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayÉ o sobrinho de Emerson e filho de Wilsinho quem vai liderar a tripulação do carro #5, com a presença de outros dois brasileiros: Felipe Nasr, 3º colocado ano passado pela Mike Shank Racing e o estreante – nas 24 Horas de Daytona, bem entendido – Nelsinho Piquet. Mas Christian também aparece na tripulação do #9, liderado por João Barbosa e que terá o reforço do excelente alemão Mike Rockenfeller.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayNos testes realizados lá mesmo em Daytona, os tempos dos dois bólidos foram bastante razoáveis. O carro #5, com Felipe Nasr a bordo, ficou com a nona melhor marca. João Barbosa, apesar da 13ª posição, não se mostrou desapontado com o resultado. O português notou que os motores Ford, no momento, são de fato mais competitivos que os BMW e os Chevrolet que equipam os protótipos Corvette.

Vamos ver o que a AER é capaz de fazer no próximo fim de semana. Torcida, da parte dos brasileiros, sem dúvida não faltará.

Michael Shank Racing
Sede: Columbus, Ohio
Chefe de equipe: Mike Shank
Carros: Riley DG3 MK XXVI
Motor: Ford 5 litros V8
Pilotos: Michael Valiante/Chris Cumming/Jorge Goncalvez/Gustavo Yacamán (#6); Oswaldo “Ozz” Negri/John Pew/AJ Allmendinger/Justin Wilson/Marcos Ambrose (#60)
Tempos da pré-temporada: 1’42″058 (#6) e 1’42″296 (#60)

Vencedora e 3ª colocada da última edição das 24 Horas de Daytona, a Mike Shank Racing desponta como a grande favorita à vitória no próximo fim de semana. Os treinos da pré-temporada mostraram que a equipe sediada em Ohio está em ótima forma, mesmo desfalcada do brasileiro Oswaldo “Ozz” Negri, lesionado em virtude de um tombo num treino de mountain bike. A equipe acabou ganhando o reforço do australiano Marcos Ambrose, que foi incorporado à tripulação do carro #60 em Daytona.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayMas a grande estrela da equipe nos testes NÃO foi ninguém do carro #60. O canadense Michael Valiante foi o responsável por liderar a folha de tempos com o segundo carro do time, o #6, dos “outsiders”, onde estarão também o compatriota de Valiante, Chris Cumming, além do venezuelano Jorge Goncalvez e do colombiano Gustavo Yacamán, que disputaram a prova no ano passado com um Riley mais antigo do time.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, DayÀ primeira vista, a MSR é favorita a bisar o triunfo na Flórida. Mas é corrida longa e fazer qualquer tipo de previsão seria muita leviandade. Mas fica claro que o conjunto Riley Ford é competitivo e os carros pintados de azul e branco estarão na linha de frente na corrida do próximo fim de semana.

Wayne Taylor Racing
Sede: Winter Park, Flórida
Chefe de equipe: Wayne Taylor
Carro: Corvette DP (Dallara)
Motor: Chevrolet 5 litros V8
Pilotos: Max Angelelli/Jordan Taylor/Ryan Hunter-Reay (#10)
Tempo da pré-temporada: 1’43″171

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Campeã da Grand-Am em 2005, a Wayne Taylor Racing mudou inteiramente para a temporada deste ano. A começar pela saída do patrocinador principal, a SunTrust, que deu lugar à Velocity Worldwide, provocando também a mudança da programação visual para uma vistosa pintura na cor preta com detalhes em laranja. Outra novidade é a entrada de Jordan Taylor como titular, no lugar do irmão Ricky, que mudou de escuderia. O jovem piloto terá a companhia de Max Angelelli durante toda a temporada e em Daytona o reforço é de Ryan Hunter-Reay, atual campeão da Fórmula Indy.

Nos testes de pré-temporada, o desempenho do trio não correspondeu às expectativas. Entre 17 inscritos na classe, o carro #10 ficou à frente apenas de outros três protótipos. Não quer dizer nada, é claro, mas em comparação a outros anos, sem dúvida a Wayne Taylor Racing começa a temporada um degrau mais abaixo em relação às suas rivais.

BTE Sport
Sede: não informado
Chefe de equipe: não informado
Carro: Riley DG2 MK XXVI
Motor: Ford 5 litros V8
Pilotos: Emmanuel Anassis/Anthony Massari/Louis-Philippe Dumoulin/Tonis Kasemets (#27)
Tempo na pré-temporada: 1’44″407

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Uma das novas equipes da classe DP na Rolex Sports Car Series, a BTE Sport chega para aprender e ganhar quilometragem. Nada muito além disso. Pouco pode se esperar desta nova associação, até porque o carro é um Riley DG2, completamente desatualizado. Os desconhecidos Emmanuel Anassis e Anthony Massari terão a companhia do canadense Louis-Philippe Dumoulin e do estoniano Tonis Kasemets na abertura do campeonato. O desempenho na pré-temporada foi bastante discreto, com o carro #27 sendo mais de dois segundos mais lento que os mais rápidos dos treinos. Chances reduzidas. Se terminarem a corrida, conseguirão um feito e tanto.

Team Sahlen
Sede: Buffalo, New York
Chefe de equipe: Joe Nonnamaker
Carro: Riley DG3 MK XXVI
Motor: BMW Dinan 5 litros V8
Pilotos: Simon Pagenaud/Wayne Nonnamaker/Dane Cameron/Bruno Junqueira (#42); Will Nonnamaker/Joe Sahlen/Joe Nonnamaker/Tomy Drissi (#43)
Tempos da pré-temporada: 1’42″101 (#42) e 1’43″382 (#43)

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

O Team Sahlen sobe da classe GT para a DP. E começa fazendo estrondo: nos testes da pré-temporada, um dos dois novos BMW Riley do time sediado em Buffalo, no estado de Nova York, ficou com a segunda melhor marca em Daytona, com uma ótima performance de Dane Cameron. No carro #42, o piloto estadunidense terá a companhia de um dos filhos do patrão, Wayne Nonnamaker, do ótimo Simon Pagenaud e do brasileiro Bruno Junqueira, que chega como reforço para a corrida da Flórida.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

No carro #43, que teve desempenho bem discreto durante os treinos, com a 15ª marca, estarão os irmãos Will e Joe Nonnamaker, o patrocinador Joe Sahlen e o canadense Tomy Drissi, que já conhece a equipe e correu com Junqueira na última temporada da American Le Mans Series. Foi sem dúvida uma performance de opostos, mas o Team Sahlen parece não ter vindo para a classe DP para fazer mera figuração. No que depender de Dane Cameron, vão surpreender.

Highway To Help
Sede: Tampa, Flórida
Chefe de equipe: Andy Greene
Carro: Riley DG3 MK XXVI
Motor: BMW Dinan 5 litros V8
Pilotos: Byron Defoor/Carlos De Quesada/Frank Beck/Ian James/Jim Pace (#50)
Tempo na pré-temporada: 1’44″408

Pelo segundo ano consecutivo, a campanha “Highway To Help” está de volta a Daytona para angariar fundos. Ano passado, o grande astro da equipe foi o vocalista do grupo australiano de heavy metal AC/DC, Brian Johnson. A equipe não conta com o roqueiro neste ano, mas a campanha estará firme na pista, contra o Mal de Alzheimer.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Apesar das ótimas intenções, o desempenho dos pilotos assistidos pela Alegra Motorsports não foi dos mais entusiasmantes. O novo Riley BMW do time ficou com o último tempo nos treinos da pré-temporada entre os protótipos da DP. E olha que há gente bem experiente na tripulação, feito Jim Pace, campeão das 24 Horas de Daytona em 1996 e Carlos De Quesada, vencedor da prova na classe GT há seis anos. A eles se juntam outro bom nome: Ian James, que não participou das sessões de treinos – além deles, Byron Defoor e Frank Beck completam o quinteto de pilotos para a corrida do próximo fim de semana.

Doran Racing
Sede: Lebanon, Ohio
Chefe de equipe: Kevin Doran
Carro: Dallara DG3 (Riley)
Motor: Ford 5 litros V8
Pilotos: Paul Tracy/Jim Lowe/Colin Braun/Jon Bennett (#77)
Tempo na pré-temporada: 1’42″780

A Doran Racing foi uma das últimas aquisições para a lista de inscritos das 24 Horas de Daytona. Única a correr com o chassis Dallara, que será transformado num DP geração 3 graças à Riley, o time fez a pré-temporada com o modelo que tinha competido no ano passado em algumas corridas. E o desempenho foi bastante bom: ficaram com o 8º tempo após os três dias de atividades.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Kevin Doran conseguiu reunir um bom time de pilotos para a corrida da Flórida. O astro é o canadense Paul Tracy que, mesmo aos 43 anos e muitos quilos acima do peso, ainda continua rápido. O piloto-médico Jim Lowe, da Pensilvânia, também volta para mais uma aparição nas 24 Horas. Completam o quarteto escalado os estadunidenses Colin Braun e Jonathan Bennett, que correm juntos pela equipe CORE Autosport na American Le Mans Series.

Spirit of Daytona Racing
Sede: Daytona Beach, Flórida
Chefe de equipe: Troy Flis
Carro: Corvette DP (Coyote)
Motor: Chevrolet 5 litros V8
Pilotos: Richard Westbrook/Ricky Taylor/Oliver Gavin/Antonio Garcia (#90)
Tempo da pré-temporada: 1’42″658

Como o próprio nome não nos deixa mentir, a equipe Spirit of Daytona é baseada lá mesmo em Daytona Beach, na Flórida. Fundada em 1987, a escuderia é participante assídua da Grand-Am e neste ano volta a disputar a temporada completa da Rolex Sports Car Series com seu Corvette DP.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Os pilotos titulares ao longo do campeonato serão o experiente britânico Richard Westbrook e o velocíssimo Ricky Taylor, egresso da Wayne Taylor Racing, ex-SunTrust. Graças ao fato do time competir com um Corvette DP (embora o chassis seja um Coyote), a Spirit of Daytona tem o reforço de dois pilotos oficiais de fábrica da marca: o britânico Oliver Gavin e o espanhol Antonio Garcia, que já correu pela equipe de Troy Flis noutras ocasiões.

Pelo histórico durante os últimos anos, a Spirit of Daytona já pode ser considerada uma das forças da categoria. Na pré-temporada, o carro azul-escuro saiu com o 7º tempo, seis décimos mais lento que o melhor carro dos testes. Nada mal.

Gainsco-Bob Stallings Racing
Sede: Lewisville, Texas
Chefe de equipe: Bob Stallings
Carro: Corvette DP (Riley XXVI)
Motor: Chevrolet 5 litros V8
Pilotos: Jon Fogarty/Alex Gurney/Memo Gidley/Darren Law (#99)
Tempo da pré-temporada: 1’43″048

Uma das equipes mais tradicionais da Grand-Am, a Gainsco-Bob Stallings Racing vem para mais um campeonato com seu Corvette DP todo vermelho e guiado pela dupla usual formada por Jon Fogarty e Alex Gurney. Com um histórico de 15 vitórias e 21 pole positions na série, eles gostariam de voltar aos bons tempos. Mas não será fácil.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Na pré-temporada, o carro #99 teve desempenho muito discreto. Ficaram com o 12º tempo, nove décimos acima da marca do Riley #6 da Mike Shank Racing. Mas isso não quer dizer muito: uma corrida de 24 Horas é feita de várias variáveis e o time de pilotos também precisa ser muito coeso para o ritmo não cair.

Por isso mesmo, Bob Stallings convocou para esta edição das 24 Horas de Daytona dois pilotos com alguma bagagem no automobilismo e em provas longas. Memo Gidley, veterano piloto de 38 anos e Darren Law, 44, foram os escolhidos. Law era titular da Action Express Racing, mas acabou dispensado ao fim da última temporada. Gidley competiu em algumas provas da American Le Mans Series ano passado e muita gente se lembra dele na ChampCar, quando substituiu Nicolas Minassian na Ganassi, em 2001.

11 comentários

  1. Tio Ge disse:

    Aguardo ansiosamente essa prova!

    Rodrigo, uma dúvida pela qual vinha aguardando o momento oportuno de lhe perguntar: impressão minha, ou a alcunha Corvette DP, seria uma espécie de “grife”, com uma carenagem e motor padrão, podendo “vestir” qualquer chassi da categoria, ou existe, digamos assim, uma “receita” na confecção do chassi que pode ser serguida por qualquer fabricante, garantindo o direito do uso do nome da marca após pronto?

    • rmb37 disse:

      É isso mesmo que você falou. Corvette DP é uma grife sim com carenagem e motor padrão. Só o chassi é que pode ser diferente, ao gosto do freguês: Riley, Dallara e Coyote. Abração, amigo.

  2. Ricardo Homero disse:

    Como sempre, um ótimo trabalho. Dá gosto acompanhar as corridas que vc faz a cobertura.

  3. moises simoes disse:

    Parabéns por mais uma cobertura do Dakar.
    Abr

  4. Fabiano disse:

    Rodrigo e amigos do blog!
    Alguma novidade sobre transmissão? FoxLixo… ops Sports?
    Cansei de procurar!!

  5. Cristiano disse:

    Os streaming’s aparecerão… mas se puder postar um, seria bem legal.

  6. Podcast F1 Brasil / Carlos Del Valle disse:

    Putz com 400 canais na TV a cabo, nenhum para transmitir Daytona24. Sinal dos tempos, talvez sejamos o nicho do nicho dentro da população

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>