Quem é quem, 24 Horas de Daytona – classe GT

RIO DE JANEIRO – Vamos à segunda parte do quem é quem das equipes que disputarão neste fim de semana a 51ª edição das 24 Horas de Daytona. Agora o blog dá ênfase aos times inscritos na divisão GT, a mais numerosa da corrida. Serão mais de 30 carros na pista e diversas marcas presentes, das mais representativas do esporte a motor no mundo.

Confiram:

Extreme Speed Motorsports
Sede: Stuart, Flórida
Chefe de equipe: Derek Granison
Carro: Ferrari F458 Italia Grand-Am
Motor: Ferrari 4,5 litros V8
Pilotos: Scott Sharp/Mike Hedlund/Ed Brown/Johannes Van Overbeek (#03)
Tempo na pré-temporada: 1’50″583

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

A equipe Extreme Speed Motorsports, participante regular da American Le Mans Series, volta a participar das 24 Horas de Daytona, preparando o terreno para o certame que advirá da fusão entre ALMS e Grand-Am. Já estiveram presentes em algumas corridas da Rolex Sports Car Series ano passado e devem fazer o mesmo em 2013. Neste campeonato, o regulamento é bem diferente do adotado na ALMS e talvez esta seja a maior dificuldade de Scott Sharp e seus comandados. Na pré-temporada de treinos, tiveram desempenho muito discreto, longe dos principais carros da divisão.

Audi Sport Customer Racing/Rum Bum Racing
Sede: Santa Barbara, Califórnia
Chefe de equipe: Matt Plumb
Carro: Audi R8 LMS Grand-Am
Motor: Audi 5,2 litros V10
Pilotos: Christopher Haase/Markus Winkelhock/Frank Biela/Matt Plumb (#13)
Tempo na pré-temporada: 1’49″367

Com o apoio de fábrica da Audi, a Rum Bum Racing retorna à Rolex Sports Car Series para uma temporada completa e o objetivo de desempenhar um bom papel na estreia do Audi R8 LMS Grand-Am como o carro do time dirigido por Matt Plumb – que também estará na pista, rodeado de feras indicadas pela turma de Ingolstadt. Dividirão o cockpit com o estadunidense os alemães Christopher Haase, Markus Winkelhock e o experiente Frank Biela, com vitórias nas mais diversas corridas de longa duração.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Na pré-temporada realizada no começo do mês em Daytona, o resultado foi bastante bom. A equipe fechou os treinos com o 8º tempo na divisão e com a terceira melhor marca entre os Audi R8. Poderão ser uma boa surpresa na corrida do próximo fim de semana.

Burtin Racing with Goldcrest Motorsports
Sede: não divulgado
Chefe de equipe: Claudio Burtin
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Jack Baldwin/Claudio Burtin/Mario Farnbacher/Martin Ragginger/Robert Renauer (#17)
Tempo na pré-temporada: 1’50″193

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Mais uma vez presente nas 24 Horas de Daytona, a Burtin Racing, do piloto e proprietário Claudio Burtin, busca na experiência de seus outros integrantes o necessário para poder ter um bom resultado na corrida do próximo fim de semana. A Porsche indicou o austríaco Martin Ragginger e o compatriota deste, Robert Renauer, veio a reboque, além do alemão Mario Farnbacher. Jack Baldwin completa a tripulação. Nos treinos de pré-temporada, ficaram com a 23ª melhor marca, no meio do bolo. Nada indica que terão chances de conquistar um resultado entre os primeiros colocados – por enquanto.

Mühlner Motorsports America
Sede: Deland, Flórida
Chefe de equipe: Bernard Mühlner
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Mark Thomas/Kévin Estre/Norbert Siedler (#18) e Mark Thomas/Eliseo Salazar/Eduardo Costabal/Ollie Hancock/Kevin Roush (#19)
Tempos na pré-temporada: 1’51″762 (#18) e 1’52″798 (#19)

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

De origem alemã, a Mühlner Motorsports já disputou diversas provas de Endurance nos mais variados circuitos do planeta e sempre que pode, a equipe bate ponto em Daytona para a disputa das 24 Horas. Para este ano, alinham dois Porsches, cujas formações foram conhecidas de última hora. Mark Thomas, canadense que mora no Azerbaijão, dará “duplo expediente: está inscrito no #18 com o francês Kévin Estre e o austríaco Norbert Siedler e no #19, estará junto dos chilenos Eliseo Salazar (aquele!) e Eduardo “Guayo” Costabal, além de Ollie Hancock e do canadense Kevin Roush.

Na pré-temporada, Mark Thomas teve a missão de andar nos dois carros inscritos, já que não tinha com quem dividir os testes e os acertos. E o desempenho não foi dos mais animadores. O piloto ficou entre os últimos colocados, o que deixa a Mühlner no bloco das zebras para a corrida deste ano.

Dener Motorsport
Sede: São Paulo, Brasil
Chefe de equipe: Dener Pires
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Clemente Lunardi/Marcel Visconde/Constantino Júnior/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício (#20); Rubens Barrichello/Tony Kanaan/Felipe Giaffone/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício (#21)
Tempos na pré-temporada: 1’50″737 (#20) e 1’51″030 (#21)

Após quinze anos, a Dener Motorsport volta a estar presente nas 24 Horas de Daytona. Em 1998, o time brasileiro que teve na pista Maurizio Sandro Sala/Régis Schuch/André Lara/Flávio Trindade, conseguiu um impressionante e muito comemorado 4º lugar na divisão GT2, um resultado à época excepcional dado o fato de ser a primeira participação de uma equipe genuinamente brasileira numa prova de Endurance fora do país.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Dener Pires, o caprichoso e profissional chefe da equipe, desta vez leva dois carros para a corrida da Flórida. O desembaraço alfandegário fez com que a equipe tivesse problemas durante os treinos no Roar Before The Rolex 24 e por isso mesmo os resultados foram discretos. Mas a equipe tem grandes ambições para o próximo fim de semana, cercando-se do que podia ter de melhor em matéria de pilotos.

180848_292160_layout2_dayt (1)

Alguns dos grandes nomes do automobilismo brasileiro estarão alinhando nos dois Porsches do time. No #21, nada menos que Rubens Barrichello e Tony Kanaan, além de Ricardo Mauricio e Nonô Figueiredo, ganham a companhia de última hora de Felipe Giaffone, outro com experiência em pistas estadunidenses e bom histórico em corridas longas. Nonô e Ricardinho não terão vida fácil: eles também vão dar expediente no carro #20, partilhado com os gentlemen drivers Marcel Visconde, Clemente Lunardi e Constantino Júnior, todos já com experiência em corridas internacionais.

Alex Job Racing
Sede: Tavares, Flórida
Chefe de equipe: Alex Job
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Cooper MacNeil/Marco Holzer/Jeroen Bleekemolen/Damien Faulkner (#23)
Tempo na pré-temporada: 1’49″332

A veterana equipe Alex Job Racing vem com força total para tentar a vitória nas 24 Horas de Daytona neste ano. Alinham o sempre confiável Porsche 911 (997) GT3 Cup e um punhado de ótimos pilotos, com a presença do factory driver Marco Holzer ao lado do irlandês Damien Faulkner, do holandês Jeroen Bleekemolen e de Cooper MacNeil, atual campeão da classe LMGTC na American Le Mans Series.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

O time sediado em Tavares, na Flórida, teve ótimo desempenho na pré-temporada. O carro #23 andou bastante próximo dos mais rápidos, dentro do mesmo segundo do melhor da divisão. Por ter um grupo de pilotos bastante coeso, a AJR pode ser considerada uma das favoritas à vitória na classe LMGT.

Audi Sport Customer Racing/AJR
Sede: Tavares, Flórida
Chefe de equipe: Alex Job
Carro: Audi R8 LMS Grand-Am
Motor: Audi 5,2 litros V10
Pilotos: Filipe Albuquerque/Oliver Jarvis/Edoardo Mortara/Dion Von Moltke (#24)
Tempo na pré-temporada: 1’49″352

Após anunciar a inscrição da equipe com um Porsche, Alex Job recebeu da Audi uma interessante proposta de alinhar um R8 LMS com suportte de fábrica e pilotos oficiais da marca alemã. O acerto foi rapidamente fechado e a AJR será a única equipe nas 24 Horas de Daytona a alinhar dois carros totalmente diferentes.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Ao lado do sul-africano Dion Von Moltke, já radicado nos EUA há alguns anos, estarão na corrida o italiano Edoardo “Edo” Mortara, o português Filipe Albuquerque e o britânico Oliver Jarvis. Um bom time de pilotos, sem nenhuma dúvida.

No Roar Before The Rolex 24, o desempenho do carro e do quarteto foi muito bom: 6º lugar no grupo e o segundo melhor Audi entre os cinco inscritos da marca de Ingolstadt. Resultado que deixou a equipe bastante otimista quanto às suas possibilidades na corrida.

MOMO NGT Motorsports
Sede: Miami Beach, Flórida
Chefe de equipe: Ramez Wahab
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Henrique Cisneros/Sean Edwards/Kuba Giermaziak/Patrick Pilet (#30)
Tempo da pré-temporada: 1’50″129

O time da Flórida aparece mais uma vez para disputar as 24 Horas de Daytona com seu Porsche patrocinado com o tradicional matiz vermelho da marca italiana de rodas e volantes de competição Momo, fundada por Gianpiero Moretti. A equipe chefiada por Ramez Wahab tem uma boa estrutura e conta com um bom naipe de pilotos, inclusve Patrick Pilet, outro dos muitos oficiais de fábrica da Porsche. O polonês Jakub “Kuba” Giermaziak também reforça o quarteto, que ainda terá Sean Edwards e Henrique Cisneros.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Nos testes da pré-temporada, o desempenho da equipe não foi dos mais entusiasmantes. Os resultados foram de meio de pelotão, o que aparentemente não coloca a NGT no rol das favoritas – mas corrida longa é imprevisível e com Pilet, Edwards e Giermaziak a bordo, as possibilidades de um bom resultado podem ser boas.

Marsh Racing
Sede: Chester, Connecticut
Chefe de equipe: Ted Marsh
Carro: Chevrolet Corvette C6-R
Motor: Corvette 6,2 litros V8
Pilotos: Brandon Davis/Eric Curran/Lawson Aschenbach (#31)
Tempo da pré-temporada: 1’49″844

A Marsh Racing finalmente disputará as 24 Horas de Daytona, após várias ausências nos últimos anos e presenças esporádicas nas corridas da categoria. Única a usar o Corvette C6-R, a equipe de Connecticut encara sua estreia na mais tradicional corrida da Grand-Am com grande entusiasmo.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Normalmente, o veterano Boris Said participa com a equipe, mas desta vez ele foi requisitado pela Turner Motorsport e vai andar de BMW. O trio de pilotos será formado por Brandon Davis, Eric Curran e Lawson Aschenbach, que acabaram proporcionando à Marsh Racing um resultado bem razoável nos treinos da pré-temporada – 17º lugar entre trinta e quatro carros presentes.

Konrad Motorsport/Orbit
Sede: Riviera Beach, Flórida
Chefe de equipe: Franz Konrad
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Christian Engelhart/Nick Tandy/Michael Christensen/Nick Willsey (#32)
Tempo da pré-temporada: 1’49″090

Esta equipe foi a grande surpresa dos treinos de pré-temporada em Daytona. Com a associação entre a Orbit Racing, sediada na Flórida e o experiente Franz Konrad, conhecido ex-piloto e dono de equipe na Europa, a Konrad Motorsport/Orbit impressionou com o 2º melhor tempo no Roar Before The Rolex 24.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Um dos trunfos do time é o piloto oficial de fábrica Nick Tandy, que é muito veloz e fez a melhor marca do carro nos treinos. O alemão Christian Englehart e o dinamarquês Michael Kristensen, que colaboram com a Konrad na Europa, também vão ser bastante úteis à equipe. Completa o quarteto o estadunidense Lance Willsey.

Magnus Racing
Sede: Salt Lake City, Utah
Chefe de equipe: John Potter
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Nicolas Armindo/Richard Lietz/John Potter/Andy Lally (#44) e Al Carter/Charlie Espenlaub/Mark Boden/Hugh Plumb/Charles Putman (#45)
Tempos da pré-temporada: 1’49″128 (#44) e 1’49″586 (#45)

Atuais campeões das 24 Horas de Daytona na classe GT, a Magnus Racing vem com dois carros mais uma vez para a abertura da Rolex Sports Car Series. O piloto-patrão John Potter volta a ter a companhia de Andy Lally na temporada completa e o time será reforçado – e muito bem reforçado – por Nicolas Armindo e Richard Lietz, dois excelentes nomes do esquadrão Porsche na Europa.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

O carro #45, de desempenho razoavelmente bom na pré-temporada, será liderado pelo jovem e veloz Al Carter, ao lado de diversos gentlemen drivers que vinham competindo pela Dempsey Racing na Rolex Sports Car Series.

Audi Customer Racing/APR Motorsport
Sede: Opelika, Alabama
Chefe de equipe: Stephen Hooks
Carro: Audi R8 LMS Grand-Am
Motor: Audi 5,2 litros V10
Pilotos: Matt Bell/David Empringham/Dave Lacey/John Farano/Alex Figge (#51) e Ian Baas/Marc Basseng/René Rast/Frank Stippler (#52)
Tempos da pré-temporada: 1’49″633 (#51) e 1’49″277 (#52)

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

A APR Motorsport é mais uma das escuderias que aceita o desafio para as 24 Horas de Daytona com suporte técnico oficial da Audi, pelo menos para um dos dois R8 LMS Grand-Am inscritos. O carro mais forte do time é o #52, que conta com os contratados da marca, Marc Basseng, René Rast e Frank Stippler, ao lado do fiel recruta Ian Baas. Na pré-temporada, saíram com o quarto melhor tempo e o privilégio de terem sido a melhor formação com um carro da Audi e o primeiro não-Porsche entre os GTs.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

O #51 tem gente conhecida, como o rápido Matt Bell, o experiente David Empringham e Alex Figge, de participações irregulares na ChampCar. O desempenho do carro foi bem razoável nos treinos no começo do mês, quatro décimos mais lento apenas que o R8 com suporte de fábrica – provando que os Audis estão bem acertadinhos.

AF Corse-Waltrip
Sede: Cornelius, Carolina do Norte
Chefe de equipe: Scott Miller
Carro: Ferrari F458 Italia Grand-Am
Motor: Ferrari 4,5 litros V8
Pilotos: Rob Kauffmann/Rui Águas/Michael Waltrip/Clint Bowyer (#56)
Tempo da pré-temporada: 1’49″604

A equipe do veterano da Nascar Michael Waltrip está mais uma vez presente nas 24 Horas de Daytona. Na lista de inscritos, estão com dois carros, mas pelo visto, só alinharão mesmo um. Os pilotos-proprietários Rob Kauffmann e Michael Waltrip deverão dar prioridade às competições estadunidenses de Endurance, com o suporte técnico da competente AF Corse, de Amato Ferrari.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Para a corrida da Flórida, a AF-Waltrip tem o reforço de dois bons pilotos: o veloz português Rui Águas, que fez nos testes o melhor tempo da equipe e o estadunidense Clint Bowyer, que faz sua estréia nas 24 Horas.

Stevenson Motorsports
Sede: Jacksonville, Carolina do Norte
Chefe de equipe: John Stevenson
Carro: Chevrolet Camaro GT.R
Motor: Chevrolet 6,2 litros V8
Pilotos: Robin Liddell/John Edwards/Jan Magnussen/Tommy Milner (#57)
Tempo na pré-temporada: 1’49″588

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Única escuderia a alinhar o Chevrolet Camaro na Grand-Am, a Stevenson Motorsports tem sede na Carolina do Norte, berço da Nascar. A equipe chefiada por John Stevenson tem tido participação regular e bastante positiva na Rolex Sports Car Series e em Daytona virão com um quarteto formado pelos titularíssimos John Edwards e Robin Liddell, que disputarão toda a temporada, além de duas indicações da Corvette: Jan Magnussen, o veterano dinamarquês com passagem pela Fórmula 1 e Tommy Milner. Poderão fazer um bom papel, apesar do modesto 11º lugar nos treinos de pré-temporada no Roar Before The Rolex 24.

Brumos Racing
Sede: Jacksonville, Flórida
Chefe de equipe: A. Dano Davis
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Andrew Davis/Leh Keen/Marc Lieb/Bryan Sellers (#59)
Tempo da pré-temporada: 1’49″365

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Uma das mais tradicionais equipes das competições estadunidenses não poderia ficar de fora: campeã das 24 Horas de Daytona em quatro oportunidades (1973, 1975, 1978 e 2009), a Brumos Racing vem para mais uma participação na clássica corrida da Flórida. Aos titulares absolutos Andrew Davis e Leh Keen, juntam-se, após a aposentadoria do interminável Hurley Haywood, o ótimo alemão Marc Lieb – outro piloto oficial de fábrica da Porsche – e o estadunidense Bryan Sellers.

Nos treinos de pré-temporada, a Brumos ficou com o sétimo tempo entre os GTs e foi a quinta melhor entre os Porsches. Sinal de que podem ter um bom desempenho durante a corrida se as circunstâncias de uma corrida de 24 Horas lhes forem favoráveis. Bons pilotos dentro do cockpit não faltarão.

AIM Autosport Racing With Ferrari
Sede: Woodbridge, Ontário, Canadá
Chefe de equipe: Andrew Bordin
Carro: Ferrari F458 Italia Grand-Am
Motor: Ferrari 4,5 litros V8
Pilotos: Max Papis/Jeff Segal/Toni Vilander/Giancarlo Fisichella (#61) e Emil Assentato/Nick Longhi/Anthony Lazzaro/Mark Wilkins (#69)
Tempos da pré-temporada: 1’50″019 (#61) e 1’49″415 (#69)

Atual campeã da classe GT na Grand-Am, a AIM Autosport aparece nas 24 Horas de Daytona com dois carros e dois patrocinadores diferentes. No #61, estará estampada a marca dos relógios R. Ferri e no #69, o tradicional apoio da FXDD. Como novidade, a parceria dos campeões Emil Assentato e Jeff Segal foi desfeita. Este último foi se juntar a Max Papis e o #61 terá o reforço luxuoso de Giancarlo Fisichella e Toni Vilander durante a corrida.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

No #69, Assentato ganha Nick Longhi como novo parceiro e a companhia do camarada Anthony Lazzaro e mais o canadense Mark Wilkins para completar um bom quarteto de pilotos – que teria Guy Cosmo, alijado de última hora por um problema de saúde. Na pré-temporada, as duas Ferraris tiveram desempenhos distintos. Enquanto a #69 andou bem e foi a única da marca italiana a figurar entre os dez primeiros, a #61 fez tempos bastante discretos, no meio do bolo.

Snow Racing/Wright Motorsports
Sede: Pleasant Grow, Utah
Chefe de equipe: Melanie Snow
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Madison Snow/Melanie Snow/Marco Seefried/Klaus Bachler/Sascha Maassen (#62)
Tempo na pré-temporada: 1’49″493

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

A Snow Racing é uma equipe bem peculiar. Sua chefe de equipe é uma mulher, Melanie Snow, que também pilota. E um dos integrantes do quinteto inscrito é seu filho Madison, de apenas 17 anos de idade. Mas um esquema familiar só não basta para um bom papel na corrida. Melanie entendeu isso e chamou Sascha Maassen para ajudar nos treinos da pré-temporada. O desempenho da equipe foi muito bom, melhor que o esperado. O tempo de 1’49″493 colocou o Porsche #62 como um dos dez carros mais velozes do Roar Before The Rolex 24 na classe GT.

Após os treinos, a equipe fechou o quinteto de pilotos com a adição do alemão Marco Seefried, que tem experiência de sobra das 24 Horas de Nürburgring e o austríaco Klaus Bachler.

Scuderia Corsa
Sede: Los Angeles, Califórnia
Chefe de equipe: Giacomo Mattioli
Carro: Ferrari F458 Italia Grand-Am
Motor: Ferrari 4,5 litros V8
Pilotos: Alessandro Balzan/Marco Frezza/Alessandro Pier Guidi/Olivier Beretta (#63) e Chico Longo/Rafa Matos/Daniel Serra/Xandinho Negrão (#64)
Tempos na pré-temporada: 1’49″873 (#63) e 1’50″065 (#64)

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Após participações esporádicas ano passado na Grand-Am, a Scuderia Corsa, com sede em Los Angeles, na Califórnia, vem com tudo para a disputa da temporada 2013. Vão para Daytona com dois carros e um deles, com a estrutura alugada por Chico Longo, tem uma tripulação 100% brasileira, sob a supervisão do competente engenheiro Hilton Lellis.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Além do próprio Longo, o time contará com a presença de Rafa Matos, que já venceu as 24 Horas de Daytona na classe GT e outros dois nomes com experiência em corridas longas, porém estreantes na Flórida: Daniel Serra e Xandinho Negrão.

Nos treinos de pré-temporada, pela Scuderia Corsa não ter tido os mesmos problemas da Dener Motorsport, até porque é dos EUA, o desempenho do quarteto brazuca da Ferrari #64 acabou até sendo ligeiramente melhor que o dos dois Porsches do time 100% nacional. Eles ficaram com o 21º melhor tempo do grupo, não muito atrás do #63, que teoricamente é o principal carro do time e conta com três bons pilotos italianos: Alessandro Balzan, Marco Frezza e Alessandro Pier Guidi. Isso sem contar o monegasco Olivier Beretta, que deu expediente na Corvette por muitos anos e teve passagem também pela Fórmula 1.

TRG (The Racers Group)
Sede: Petaluma, Califórnia
Chefe de equipe: Greg Jones
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Jörg Bergmeister/Ben Keating/Dominik Farnbacher/Kuno Wittmer (#66); Tracy Krohn/Nic Jönsson/Romain Dumas/Emmanuel Collard (#67); Ronald Van De Laar/Dennis Van De Laar/Jim Michaelian/Ivo Breukers/Brad Lewis (#68)
Tempos na pré-temporada: 1’50″658 (#66); 1’49″773 (#67) e 1’51″655 (#68)

Única equipe da divisão GT com três carros inscritos, a TRG tem um belo histórico nas 24 Horas de Daytona. Campeã geral da prova em 2003, a equipe de Kevin Buckler mantém-se fiel à Porsche, mesmo sendo agora a parceira tecnológica da Aston Martin nos EUA.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Para a prova da Flórida, a equipe conta com ótimos nomes a bordo, como os dos alemães Jörg Bergmeister e Dominik Farnbacher, além dos franceses Romain Dumas e Emmanuel Collard – este último, aliás, fez o melhor tempo dos três carros do time na pré-temporada.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Entre os 12 pilotos que vão correr para o time, outra curiosidade é a presença do bilionário estadunidense Tracy Krohn, que vai usar a corrida para “pegar a mão” e se preparar para o ano de 2013, onde sua escuderia disputará de novo o WEC com uma Ferrari F458. Apaixonado por corridas, o texano Krohn não perde uma oportunidade. Também pudera: com uma fortuna de US$ 2 bilhões, até eu…

Park Place Motorsports
Sede: Dallas, Texas
Chefe de equipe: Brock Wagner
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Mike Vess/Chuck Cole/Jean-François Dumoulin/Grant Phipps/Mike Skeen (#72) e Patrick Lindsey/Patrick Long/Daniel Graeff/Jason Hart/Spencer Pumpelly (#73)
Tempos na pré-temporada: 1’51″989 (#72) e 1’48″569 (#73)

A Park Place Motorsports está de volta às competições com este nome, após competir como Horton Autosport ano passado. O time chefiado por John Horton e Patrick Lindsey saiu da pré-temporada com o melhor tempo dos testes, graças a uma ótima volta de Patrick Long a bordo do #73. O estadunidense será um dos líderes deste carro, ao lado do também experiente e veloz Spencer Pumpelly.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Já no #72, de desempenho pouco convincente nos treinos, mais de três segundos mais lento, o único piloto mais ou menos conhecido é o canadense Jean-François Dumoulin, que não participou da pré-temporada e deverá colaborar no acerto do carro. Os demais participantes são todos desconhecidos, meros gentlemen drivers.

Racers Edge Motorsports
Sede: Deland, Flórida
Chefe de equipe: Jon Mirachi
Carro: Mazda RX-8
Motor: Mazda 2 litros tri-rotor
Pilotos: Rudy Camarillo/Martín Fuentes/Ricardo Perez de Lara/Carlos Peralta (#78)
Tempo na pré-temporada: 1’53″591

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

A Racers Edge Motorsports alinha o solitário Mazda RX-8 com motor 2 litros e tri-rotor, que certamente fará sua última aparição nas 24 Horas de Daytona. Com o fim do desenvolvimento deste carro, não há muito sentido em que ele continue nas pistas. Mas mesmo assim, um quarteto de desconhecidos e esforçados mexicanos alugou o running do time para fazer a corrida da Flórida. Sem horas de voo na pista, acabaram com o último tempo entre os 34 carros que marcaram tempo na categoria, durante os testes da pré-temporada. Chance zero de um bom resultado para eles na corrida deste fim de semana.

TruSpeed Motorsports
Sede: Costa Mesa, Califórnia
Chefe de equipe: Rob Morgan
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche 4 litros F6
Pilotos: Phil Fogg/Jim Walsh/Tom Haacker/Kelly Collins (#80)
Tempo na pré-temporada: 1’51″310

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

A TruSpeed Motorsports engrossa o cordão das equipes que corre com o Porsche 911 (997) GT3 Cup nas 24 Horas de Daytona. Mas o quarteto de pilotos não entusiasma: à exceção do veterano Kelly Collins, que já foi da equipe oficial Corvette, nenhum outro nome será capaz de brilhar na corrida. O rendimento do carro na pré-temporada também deixa dúvidas sobre as possibilidades do time na corrida deste fim de semana. Se terminarem a corrida, já terão feito muito.

Vehicle Technologies
Sede: não divulgado
Chefe de equipe: não divulgado
Carro: Dodge Viper
Motor: Dodge Mopar 8 litros V10
Pilotos: Tony Ave/Jan Heylen/Doug Peterson/Moses Smith (#87)
Tempo da pré-temporada: 1’50″422

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

O monstruoso Dodge Viper da Vehicle Technologies dará o ar da graça nas 24 Horas de Daytona, guiado por um dos mais experientes pilotos estadunidenses, Tony Ave, que guiou por várias temporadas na Trans-Am. Ele terá a companhia do belga Jan Heylen e de Doug Peterson. O desempenho na pré-temporada foi bem razoável. Ave conseguiu colocar o Viper no 22º lugar entre os GTs.

Turner Motorsport
Sede: Amesbury, Massachussets
Chefe de equipe: Will Turner
Carro: BMW M3
Motor: BMW 5 litros V8
Pilotos: Bill Auberlen/Michael Marsal/Maxime Martin/Andy Priaulx/Gunther Schaldach (#93) e Bill Auberlen/Paul Dalla Lana/Billy Johnson/Maxime Martin/Boris Said (#94)
Tempos da pré-temporada: 1’49″703 (#93) e 1’49″979 (#94)

Tradicional representante da BMW na Grand-Am, a Turner Motorsport encara a maratona de Daytona com um bom time de pilotos. Aos regulares Bill Auberlen – inscrito nos dois carros – e Paul Dalla Lana, se juntam Michael Marsal, Gunther Schaldach, Billy Johnson e Boris Said. E por indicação da BMW Motorsport, que dará suporte à empreitada, chegam o belga Maxime Martin e o britânico Andy Priaulx, para somar experiência e quilometragem ao time.

2013 Roar Before The 24 test days at Daytona Int'l Speedway, Day

Na pré-temporada, o desempenho dos dois carros azuis e amarelos não foi dos mais entusiasmantes. Viraram tempos na casa de 1’49” alto, buscando basicamente o acerto em ritmo de corrida sem se preocupar com tempos de classificação. Constância é importante numa corrida longa e a Turner, preocupada com a quilometragem dos carros e a resistência das M3, está se preparando bem para tentar uma vitória que seria excelente no início do campeonato.

Comentários