Sábado de zebras nas motos; Casteu é o novo líder e Després volta a ter chances

Joan-Barreda-Bort-Stage-4-740x493RIO DE JANEIRO – Uma 8ª etapa para muitos motociclistas esquecerem. O trecho cronometrado que foi reduzido pela organização em virtude das chuvas foi a pedra no sapato de muitos pilotos neste sábado de Rali Dakar, encerrando a primeira semana de competição. Tanto que a classificação do estágio entre Salta e San Miguel de Tucumán foi repleta de zebras e surpresas.

O espanhol Joan Barreda Bort, de desempenho bastante irregular neste Dakar, venceu pela terceira vez uma especial na edição da prova. Com sua Husqvarna, ele completou em 2h07min26seg, sete minutos e quatro segundos à frente do estadunidense Johnny Campbell, da equipe oficial Honda. Detalhe: Barreda Bort é apenas o 42º na classificação geral. Campbell, o 64º! Mesmo assim, foi ele quem deu à marca japonesa seu melhor resultado na primeira semana de especiais.

Ivan Jakes, da Eslováquia, ficou com a terceira marca mais veloz do dia, com o português Pedro Bianchi Prata em quarto e o francês Vincent Guindani na quinta posição. Só depois desta autêntica manada de zebras veio David Casteu, 6º na etapa e novo líder da classificação geral – uma vez que o compatriota Olivier Pain, que vinha no comando na soma dos tempos, perdeu 37 minutos hoje e ficou fora dos 70 mais bem colocados do dia. Pain caiu para 5º lugar na geral, a 16min10seg de Casteu.

O terrível desempenho do então líder nas motos abriu caminho para Cyril Després voltar a ter chance de conquistar seu quinto título na categoria. O piloto da KTM completou a especial em 11º lugar, no tempo de 2h26min35seg e com o sábado desastroso de Pain e o desempenho discreto de Casteu – somado também às performances pouco brilhantes de Francisco “Chaleco” López e Ruben Faria, que vinham na frente dele também – deixa Després a 9min26seg do rival na soma de tempos.

Um dos destaques do dia foi o bom desempenho da espanhola Laia Sanz. A piloto da moto #36, uma Gas-Gas, completou o estágio em 13º lugar, na frente de muita gente boa – Pain inclusive. Ela ocupa o 30º lugar geral, à frente do brasileiro Jean Azevedo, outro que não teve um bom dia. O piloto da KTM da equipe Avante fechou a especial a 51min38seg do vencedor Barreda Bort e caiu para 33º na soma dos tempos.

Classificação da etapa Salta-San Miguel de Tucumán, nas motos:

1º Joan Barreda Bort (Espanha/Husqvarna) – 2h07min26seg
2º Johnny Campbell (EUA/Honda) – 2h14min30seg
3º Ivan Jakes (Eslováquia/KTM) – 2h15min23seg
4º Pedro Bianchi Prata (Portugal/Husqvarna) – 2h18min36seg
5º Vincent Guindani (França/Yamaha) – 2h20min33seg
6º David Casteu (França/Yamaha) – 2h21min39seg
7º Felipe Prohens (Chile/Honda) – 2h22min01seg
8º Robert Van Pelt (Holanda/Honda) – 2h22min34seg
9º Lyndon Poskitt (Grã-Bretanha/KTM) – 2h23min14seg
10º Hélder Rodrigues (Portugal/Honda) – 2h23min23seg

Comentários