Vídeos históricos – GP do Brasil (1978)

RIO DE JANEIRO – Quase que o blogueiro deixa a data passar batido, mas felizmente me lembrei. Hoje é 29 de janeiro. Há exatamente 35 anos, Emerson Fittipaldi punha o Copersucar F5A pela primeira vez num pódio numa corrida de Fórmula 1 – e logo diante da torcida brasileira, num calorento domingo, no saudoso Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Com o melhor carro da história da equipe, Emerson largou em 7º e fez uma corrida impecável, que empolgou a torcida, emocionou Wilsinho Fittipaldi e Ricardo Divila e fez o próprio Rato chorar nos boxes. O pódio, o primeiro dele desde 1975, foi a resposta aos que tinham-no como “acabado”. E Emerson ainda iria completar 32 anos naquele ano de 1978.

O blog, como homenagem a esta data, traz a íntegra da corrida do Brasil na narração da TV alemã. Imagens e momentos inesquecíveis.

Comentários

  • O vídeo é da corrida inteira, né?
    Está em português?
    Eu tenho a corrida gravada em DVD, mas em alemão…. mas vale o registro.
    Vale também registrar a navalhada dos repórteres da globo.com Alexander Grünwald e Felipe Siqueira, que mencionaram o carro como FD-04, quando o carro era o F-5A redesenhado pelo Studio Fly, de Giacomo Caliri e um outro de sobrenome Marmilori…
    Talvez o Rodrigo Mattar não goste do que eu mencionei, mas navalharam mesmo.
    Talvez até eu tenha navalhado ao escrever os nomes dos engenheiros que redesenharam o F-5.

  • Apesar do “fracasso” da empreitada, a Copersucar provou após os anos de piadas e chacotas, que foi uma ideia visionária dos irmãos Fittipaldi. Na época representou um avanço significativo da indústria nacional de autopeças e contou com gente do quilate de um Keke Rosberg, Jo Ramirez, Harvey Postlethwaite e Adrian Newey, isso só citando os estrangeiros.