O “efeito Cacá”

RIO DE JANEIRO – Eu relutei um bocado antes de abrir este novo post e escrevê-lo, tentar desenvolver o meu ponto de vista a respeito do assunto que vou comentar. Como diz o locutor e amigo Teo José no twitter, “segura o dedo… segura o dedo…”. Só que eu não vou segurar, não.

De saída, vou esclarecer um negócio: nada do que vai ser escrito aqui é movido a ressentimento ou mágoa. Como vou ter ressentimento por uma emissora de televisão que me deu uma oportunidade e tanto, e trabalhar nela por nove anos? Mágoa? Até tenho, de uma meia dúzia de três ou quatro, que não tem a menor relevância na minha vida profissional. São pessoas que nunca sentaram numa ilha de edição, não sabem nunca da dificuldade de editar um programa e também de fazer uma transmissão de automobilismo com qualidade. Gente que adora ter muitos outros à sua volta, puxando saco e fazendo média. Me desculpem, mas sou sincero demais para ser “vaselina” de gente que não merece o menor respeito e consideração.

Enfim… vamos em frente: o que me move a escrever isto é a notícia que li hoje no site do FIA GT Series, de que a categoria terá transmissão para o Brasil. Tenham dúvidas de que não é apenas e exclusivamente pelo fato de oito pilotos do país terem sido confirmados para o campeonato e muito menos pela participação do BMW Team Brasil. Eu sei, você sabe, leitor, todos nós sabemos quem é que influencia nesta situação. É o peso de um sobrenome que já falou alto quando a Stock Car mudou de emissora e agora atua pesado com relação ao certame internacional de Grã-Turismo.

FIA_GT_Series

É engraçado isso… o FIA GT já teve brasileiros em outras oportunidades e dois deles, aliás, foram campeões. Ricardo Zonta levou o título em 1998 e Jaime Melo faturou o caneco em 2006, na divisão GT2 – cujas corridas, aliás, tive a honra e o orgulho de narrar no finado e saudoso Grid Motor. Agora, do nada, a categoria passa a ter uma “grande cobertura” no Brasil, como eu li no próprio site do FIA GT Series? Ah vá…

Por outro lado, acho interessante que as corridas sejam transmitidas ao vivo e que o público brasileiro tenha conhecimento de mais um campeonato interessante, com a presença de pilotos de bom nível. E com carros de verdade, parecidos inclusive com os do Brasileiro de Gran Turismo que o BMW Team Brasil integrou no ano passado.

O que eu questiono, através deste post, é o seguinte: por que de uma hora pra outra um campeonato passa a ser interessante para uma emissora que nunca lhe deu a devida atenção? É o que chamo de “efeito Cacá”.

Ou será que, de fato, existe um interesse comercial nas transmissões do FIA GT Series por aqui?

Cartas para a redação.

Comentários

  • Concordo. Nada contra Cacá, pois acho ser um piloto exemplar tecnicamente, sabemos que muito é pelo sobrenome. Mas uma emissora que tem 3 ou 4 canais de esporte passa somente futebol e deixa outros esportes praticamente órfãos de transmissão, visto que fazem um completo desprezo com os fãs (nunca tem dia e horário para certos para um programa, sempre mudam. Não era assim Rodrigo com o grid motor e com linha de chegada).
    Bem esse é nosso País, para bens aos envolvidos.
    Rodrigo tem que ter um patrocínio nesse blog.

  • Ahh vá! Não existe nada disso de “Efeito Cacá”! Isso é tudo intriga da oposição.
    ( Modo irônico regulado no máximo )

    Em relação a isso, não ficaria surpreso de num futuro muito próximo o Brasil ficar sem pilotos da F1 (A minha aposta de 3 anos atrás era para essa temporada…), e “de repente” o campeonato de automobilismo mais importante do mundo não for mais a categoria do Tio Berne, e digamos.. sair do ar…

      • Se der dinheiro popularizar outra… Lavagem cerebral no povo.

        Quero só deixar bem claro que adoro F1, stock car, Nascar, WEC e qualquer campeonato que mostre um minimo de organização.

        Eu adorei a temporada passada da F1. Ótima. Mesmo com aquela corrida que “deram / negociaram” a vitoria de presente para o Maldonado, aniversario do Frank Willians….

        Ok, assistir a Indy é duro…
        Queria saber o que passa na cabeça daquela gente, que DUAS vezes fizeram a besteira de colocar mais circuitos mistos e de rua – circuito de rua tinha que ser proibidooooo – numa categoria que nunca devia ter saido dos ovais,…. Os americanos também fazem muita besteira.

        O que deve ser questionado é o costume de nossas emissoras de TV super hiper valorizarem os eventos que lhe são interessante e somente quando são interessantes…

  • Eu acho engraçado o seguinte… Cacá traz mídia… grana… tutu… verdinha?? Beleza, tem mais que transmitir… mas eu acho que não traz. Nem vou julgar se é de boa indole ou não pois não conheço, mas o bicho é bem sem sal o que me leva a crer que a aposentadoria do Galvão será uma das melhores coisas para o esporte!

    • Me lembro que na disputa de um de seus vice-campeonatos, tomou 2 vices seguidos de Giuliano Losacco, na corrida de Londrina, na curva de 180 graus antes da subida para o box , Cacá veio por dentro, com as duas rodas internas na grama, passou reto, destruiu a lateral esquerda de Losacco, que abandonou ali mesmo. Mesmo assim Losacco foi campeão. Nessa transmissão, Lito Cavalcanti considerou incidente normal de corrida. Nos tempos atuais, teria sido desclassificado. Também no ano retrasado, deixou seu irmão Popó passar e chegar em segundo, tirando Thiago Camilo do play-off e prejudicando seu patrocinador para favorecer o “competente” Mano. Quando só se anda em equipes de ponta é fácil.

  • Zonta foi campeão FIA GT1 em 1998 com Mercedes-Benz CLK GTR tendo Klaus Ludwig como companheiro. Klaus estava em seu último ano, tendo sido o piloto com mais tempo de casa na Mercedes. A dupla era considerada o segundo carro da equipe, o primeiro era de Bernd Schneider campeão de 1997 e Mark Weber. O finado Speed Channel transmitiu FIA GT, e Band Sports tb, Xandinho Negrão foi vice se não me engano, com Maserati MC 12 da Vitaphone, que é time BMW desde o ano passado. Até onde eu sei Cacá é piloto da equipe de Antonio Hermann e é ele que leva o dinheiro/patrocínio. Também acho que não vão andar na ponta logo de cara, aqui não andavam e só passaram a andar quando o dono de equipe/organizador mudou o regulamento técnico em benefício próprio, mas lá não vai ter isso. O Speed e a Band Sports sempre cumpriam o horário programado. O SPORTV com seus 3 canais, bastava ter algum jogo de bola de 4a divisão, que o velho GRID motor, Linha de chegada e outras transmissões normalmente programadas para a meia noite eram adiadas para 3h00 da matina durante semana, num total desrespeito digno de Procon, pois o Assinante paga e não recebe o que compra na condição definida, cumprir horário é o mínimo esperado. Eles acham que o fã de automobilismo é noctívago. Não dá pra entender, a média de público de jogo de futebol ano passado era de 11.000 pessos, F Truck, e Stock tem o triplo disso. Outro problema, por exemplo Volei , Tênis não tem hora para acabar, então Voce, Caro Otário Assinante fique zapeando porque de repente começa a corrida!

  • Sou suspeito para falar…porque sou daquela geração de torcedores da primeira metade da década passada da Stock Car, ou seja, “anti-Cacá”. No entanto, o reconheço como o melhor piloto nacional, e digo mais, o problema é que a referida emissora se encarregou de criar um personagem em cima do piloto, um heroi, assim como ja havia feito com o Ayrton nos anos 80 e 90. Como todos sabem, apesar de ser ídolo absoluto, Senna nunca foi uma unanimidade no meio da F1, tinha desafetos também, mas tinha carisma com a imprensa e a torcida, coisa que o filhote de Galvão não tem…
    Cacá, antes de se sagrar campeão da Stock Car em 2006, foi tri vice-campeão, dava declarações pesadas, tipo “voces me perseguem porque sou filho do Galvão” ou “tudo e todos estão contra mim”, foi campeão após a corrida final em 2006 sob váias da grande maioria das arquibancadas…eu estava lá. A emissora piorava as coisas (continua piorando) com um destaque exagerado em cima do piloto, simplesmente esquecendo que haviam outros e bons competidores na pista.
    Ao transmitir um campeonato pelo qual nunca demonstraram nenhum interesse apenas mostra que a emissora do plim-plim insiste em fazer de Cacá um novo heroi nacional das pistas, agora mais ainda, duelando contra gringos. Mas o faz da pior maneira, enfiando goela abaixo no telespectador…
    Contudo, vou assistir…assim como o Rodrigo, sou amante das corridas…adoro as categorias GT…apenas espero que não cortem a transmissão para algum joguinho de série B, ou volei de praia, peteca, alguma entrevista com um jogadorzinho qualquer que pegou uma ex-BBB, como fizeram tanto com a Stock Car.

    • Cacá é odiado nas arquibancadas, isso é fato!!!! O que mais deixa essa torcida irritada é a insistência da Globo em pintá-lo desde o seu início como um novo ídolo..vou confessar que toda vez que ele perdeu títulos para seus concorrentes (Losacco, Wilson e Ricardinho Maurício) eu fiquei muito feliz!!!! Aliás, como um piloto do nível do Losacco pode estar andando tão atrás…ele merecia uma RC ou a Matheis…

  • Que maravilha… E pensar no tanto de vezes que vocês como profissionais e nós como público de automobilismo fomos sujeitos a horários ridículos na programação do canal campeão em detrimento a atrações ridículas como o “troca de passes”, “é gol” que tomam um horário importante que poderia estar sendo mostrado outro tipo de esporte além de eventos privilegiados por puro “nepotismo”. Vergonha.

  • Já me disseram em autodromo que o Cacá tem sorte de ter o Galvão como pai pois senão não seria nada. OK é uma opinião , mas sempre imaginei não seria o contrario, fosse ele filho de um milionário desconhecido qualquer que não gostasse de aparecer na mídia ele seria cultuado como um Paulo Gomes, Ingo, e outros botas do automobilismo nacional. Acho sacanagem ele ser execrado devido ao pai. As ações dele na pista e fora dela tem erros e acertos , mas nada escandaloso ao ponto de ter tanta torcida contra.

    • Não há dúvidas sobre o talento dele…de longe o melhor piloto nacional. O problema é que ficou nítido que a participação de Cacá é o único motivo pelo qual o Sportv fará a transmissão do FIA GT, há mais seis ou sete brasileiros confirmados…um deles, (Matheus Stumpf) é bi-campeão da GT3 Brasileira…outro (Claudio Ricci) foi campeão um ano antes e nenhum destes que citei faria o referido canal se interessar de uma hora para outra pelo certame.

  • O Cacá tem sorte e azar de ser filho do Galvão,mas teve sorte do Galvão ser amigo do meu pai desde os tempos que ele(o Galvão) não era nada. Ele com certeza é o maior talento em carros de turismo no Brasil nos últimos tempos. Muita gente se esquece que quando tinha Stock A e B, e ele como B ganhou de Ingo, Paulão e Chico no finado autódromo de Jacarepaguá, correndo com meu pai. Lembro como hoje a cara o Ingo que venceu na A e estava no topo do pódio e sabia que não tinha vencido a corrida. Na Argentina (que tem um automobilismo muito mais forte que aqui por ser controlado por um AutoClube e não por uma Confederação) aonde ele não é o filho do Galvão, ele é ídolo. Se ele só fosse o filho do Galvão sem talento, seria um riquinho qualquer.

    • Concordo totalmente… É preciso separar as coisas. O cara é filho do maior narrador do Brasil, porém, antes disso, é o melhor piloto brasileiro de turismo de longe (Acredito que o Nelsinho possa supera-lo, mas NASCAR é bem diferente).

      • Nascar é um outro tipo de guiada. De tanto que tem piloto que quando vai correr em circuito misto troca na primeira parada por um especialista no assunto. (Virar o volante pra direita não é a do cara..rs). Mas ele, o Nelsinho, provou na NASCAR que sabe andar bem de turismo também quando se trata de circuíto misto.

  • Só para lembrar os esquecidos: Raul Boesel, campeão mundial se Sport Prototype em 1987. Thomas Erdos, 2 vezes campeão da classe LMP2 nas 24 Horas de Lemans, feito também conquistado por Jaime Melo na classe GT2

  • Daqui há pouco o FIA GT começa a passar na própria plim plim. A galinha dos ovos de ouro da F1 tá em vias de extinção p brasileiros. Razia já foi defenestrado em prol do Bianchi na Marussia. Massa, o fiel escudeiro, sabe se lá se conseguirá emprego pra 2014 na categoria.
    Com grid cada vez mais anêmico na F1, chance de vagas p brazucas é quase nula.

  • Não sou um admirador do Cacá mas reconheço seus méritos.No entanto, nos dias de corrida na tv aberta a emissora se preocupa em mostrar seus ¨astros¨ das novelas presentes na pista , sem dar nenhuma informação sobre equipes , outros pilotos, e as informações relevantes pra quem gosta das corridas.É engraçado o narrador e o reporter tentando cumprir as ordens da casa de falar em novela durante a transmissão.A Globo não dá a minima pro esporte a motor.Chegou a noticia da saída do Razia da Marussia.Pelo historico de desempenho do Massinha nos ultimos anos essa vaga pode ser dele no ano que vem.Mas teremos um brasileiro pra torcer numa categoria top no turismo, já que estamos nos acostumando sem pilotos nos monoposto.

  • Falo isso desde o momento em que a STV começou a transmitir mesmo que em VT em algumas oportunidades o Campeonato da GT3…
    Agora vem a Fia GT, bom pra nós que gostamos de corridas é claro, só é preciso ver até quando transmitirão. Se o Cacá for bem é certo que veremos essas corridas, em caso contrário o que pode acontecer???
    Agora se o cara é bom ou não tenho minhas duvidas e opinião, claro que não é dos piores, só isso..
    Quanto a F-1 só ter o Massa acho até justo afinal está pilotando a Rossa. Qual outro piloto teria reais condições de sentar num carro de ponta hoje??Nenhum..
    E ainda falando de F-1. Já tá fazendo um tempo danando que essa categoria não é nem o reflexo do que foi um dia…Não só pra nós, mas para o mundo todo…
    E que a WEC ainda vai tomar o lugar da F-1 num futuro próximo, é certo pode escrever. Acredito que já pra 2014 os numeros devem ficar em 50% pra cada..Basta ver a gama de carros de qualidade que estão aportando na WEC, e outras promessas pro próximo ano…
    Esse negócio da Globo transmitir o Fia GT, demonstra que ela nunca esteve nem aí com a Stock, o que ela queria era a grana e a badalação dos seus…Quem acabará perdendo e muito com isso tudo será a Vicar que sempre apostou suas fichas nas transmições da Globo.. Aliás acho que só a vicar acredita nos carros da stock, nem quem está fabricando essas gaiolas acredita muito nesse sucesso todo….Sabem que a “”bolha”” uma hora vai estourar..
    Uma coisa posso dizer com certeza.. Que o Sr. Antonio Hermamm prometeu uma equipe totalmente Brasileira nos campeonatos mundias de GT. Prometeu e cumpriu.. Agora só falta cumprir a promessa na WEC. com carros na classe principal…Eu acho que ele vai cumprir o prometido… Só ficou mesmo devendo é em relação a presidencia da CBA.. Mas pelo que fiquei sabendo assim assim, foi de que ele tentou colocar algum nome de peso pra concorrer a cadeira. Mas infelismente nenhum desses nomes de peso aceitou esse abacaxi… Todo mundo sabe que essa CBA de hj tá ai hj só pra levar algum ou alguns por fora…
    Quero só ver essa corrida em março nesse final de semana. Com chuva ou sem a saida da chincane está super perigosa.E o muro de metal tá lá só esperando uma quebra, um pneu furado, ou um totó.Até mesmo um erro simples de quem pilota…Esse muro, mais a curva do café, mais a chincane continua a fazer das suas.. Semana passada mesmo um Spider deu PT lá. Ninguem falou nada de novo.”” É proibido falar, se falar o prespone toma a licença.. Tão sabendo disso??? Pois é!! Erram no muro, erram na chincane e continuam errando. Agora a coisa é assim, censura na cara dura.. E ninguem fala nada, ninguem faz nada…Até o dia em que esse muro destruir mais uma vida. Ai vai ser aquele oba oba de sempre. muito nhe nhe nhe e blá blá blá. Depois o povo esquece a coisa esmorece e fica tudo com era antes… Mas o café de antes desse muro? Nunca mais…Falta vontade, coragem.. O que sobra mesmo é aquelas cápsulas de cocaina usadas jogadas no chão do pit lane do nosso Templo… E a policia? Não faz nada pois quem consome lá tem o poder da grana.. Mas que os home tão sabendo tão. E até sabem de onde vem.. Só que estamos num país do faz de conta. De que não vi, não sei, não escutei…Esses macaquinhos do Vello Cittá é que sabem das coisas….
    Eu??? Tô ficando de saco cheio desse blá blá blá todo… Acho que vou trocar de esporte, vou pescar que ganho mais..E por falar em ganhar mais. Tamo é,, de cada vez no “”de menos”” .. Tá loco…..

    • Pois é Marcão! o triste é que só temos ¨um Massa¨ que sobrou e no futuro parece que vamos ter ¨uns Razia¨ e dar graças a Deus.Aliás às vezes tenho a impressão que a f1 tá cheio deles ficariamos chocados com o quanto estamos sendo enganados.você tocou em pontos importantissimos: Porque os grandes nomes não se unem pra dar confiabilidade a CBA?Interlagos continua perigoso e sem pressão vai continuar a mesma coisa e se ta dando grana pra tv e organizadores….Cadê os nossos notáveis?cumplices?

      • Verdade!!!
        Notáveis cumplices.. Da canalhice generalisada…
        Uma pena….
        Valeu Fabio de Souza….

      • Tocaram num ponto bem interessante.
        “Cúmplices”

        Naquela entrevista do Piquet e o Manssel, (que vergonha de alguns comentários do nosso tricampeão…), ele fez varias criticas a CBA, como todo mundo faz. Mas na hora que o repórter pediu “o que fazer? O que vc estaria disposto a fazer?” (Não lembro exatamente e pergunta, mas foi nesse sentido…) Ele respondeu algo do tipo “Não sei o que fazer, não quero me meter!”.
        Assim, falr mal todo mundo fala, mas vir com ideias boas, tá difícil né! Caçar as bruxas e fácil. Apresentar soluções reais é bem difícil.

  • Claro que criticar é fácil…
    Só que a critica quando construtiva ajuda e muito….
    E quantos foram as construtivas nesse periodo do Cleiton na CBA?? E foram quatro anos como vice e mais quatro com prespone…
    Mas quando quem tem o poder de decisão não aceita as criticas”” construtivas””, ou age de forma ditatorial pra cima de seus opositores de eleições. Só pra relembar o Prespone tirou diretores de provas tradiçionais de certas provas ditas importantes. Alijou equipes de sinalização e resgate até da F-1, por pura vingança..Fez o mesmo com comissários indicados pela própria FIA em 2009.Apresentou até atestados médicos que impossibilitavam essas pessoas de participar do GP. (( Tudo falso).. Na sua chapa um dos vices, ficou no chilindró analizando o quadrado do sol por uns dias..Presidente de alguma FAU respondendo processos na Justiça, FAU quer não tinha piloto nem autodromo em seu estado….Colocou no STJD o maior 171 do esporte. Todo mundo sabe o nome do Corvo Nestor….Prejudicou pilotos e filhos de pilotos por represária.Esconderam de todo jeito os tais exames de dopping no esporte…Certas punições foram revogadas ou alteradas…
    Deixou com que o Autodromo do Rio fosse disimado, E pior mentiu descaradamente ao dizer que se acorrentaria nos portões do autodromo em sua defesa.. E o que fez, na semana do anuncio da sua desativação? Viajou!! E viajou também no dia que a primeira máquina entrou no circuito…Aquela viagem a Paris, pra representar o Brasil na cadeira diretora da FIA, onde foi convidado cordialmente a se retirar da sala de reuniôes, a tal cadeira pertencia ao antigo presidente por mérito pessoal, segundo a FIA….Aquele jantar Dubaiesco oferecido a mais de mil pessoas com direito a passagem de ida e volta a seus lugares de origem, mais hospedagem de principes ou reis, mais todas as mordomias possíveis. Até umas senhoritas foram disponibilizadas.. Tudo por conta da CBA.. Quando o esporte passava por crises fortes financeiras… E só pra não continuar a falar mal do carinha presidencialvel da CBA. Só mais uma.. A chincane no templo, que foi construida ao contrário, um traçado errado, só pra tampar o sol com a peneira dos problemas que aquele muro de metal causou e está causando….
    Pra vc ver. Se o cara fosse mesmo engajado no assunto, teria removido aquele muro, e restabelecido o café como era até dois mil e seis.. Mas não. Jogou a responsa pra FIA deu um desculpinha qualquer e pronto… Como se o templo fosse da FIA e não da prefeitura de SP…Só que a FIA, passou a bola para os organizadores do GPBR de F-1 que é a globo. Que deve ter molhado a mão desse dai pra calar a boca e enrrolar o povão….Podia ter agido junto ao governo federal para facilitar a vida do povo da Formula SP. E da Antiga formula Renault.. Só que não… A volupia por dindim era tanta que o dito cujo enfiou um montão de taxas nos formulas de base, nas equipes, e nos pilotos. Dai todo mundo debandou..Fora outras presepadas pinteirianas no Kart nacional….
    Pra mim tô com o Piquet. que nas entrelinhas quis dizer.. Do jeito que está é chover no molhado, do jeito que está não tem jeito.. E que o Ministério dos esporte tem que mudar o estatudo e as regras da CBA para que outros grupos tenham condições legais de concorrer honestamente as eleições da CBA. Por exemplo todos os pilotos confederados e com suas obrigaçõea fianceiras em dia teriam direto a voto…
    Aliás a CBA é hoje o último orgão não democratico no nosso Brasil…. Em suma é isso mais ou menos o que os Pilotos falantes querem dizer..
    E o pior é que anti democracia vale nas eleições com umas tramoiazinhas fodiadas, e na hora das criticas o cara em vez de analiza-las vem com a desculpa de estamos num pais democrático onde a critica é “”permitida””.. Pode?????
    Infelisamente tá podendo pelo jeito, e tem gente que ainda acredita no cara. Ou será que tem algum interesse nisso também????

  • Perfeiro! Mandou bem Rodrigo Mattar!
    O que imporrta é a organização da categoria, tentar tirar o máximo do “efeito Cacá” para fazer a categoria crescer e se consolidar.

  • Sinceramente, o efeito Cacá já passou dos limites. Não aguento mais assistir a Stock “Caca”, a superproteção é demais, não existem outros pilotos e sim o carro n° 0 na transmissão. Se não bastasse tudo isto ainda protege o irmão que tira o lugar de gente realmente qualificada para estar na equipe (Losacco), que foi praticamente banido da stock car pois venceu o protegido. Eu acredito que o Cacá tenha talento porém a superproteção acabou fazendo virar bronca.