12 Horas de Sebring 2013 – Quem é quem, classe LMGTC

RIO DE JANEIRO – Como já se tornou tradição no ex-blog, o A Mil Por Hora não poderia deixar passar a apresentação de todas as equipes que disputarão no próximo sábado a 61ª edição das 12 Horas de Sebring, etapa que abre a temporada 2013 da American Le Mans Series. Começamos este “quem é quem” do ano com a turma do fundão: os Porsche 911 (997) GT3 Cup da divisão LMGTC, presentes num número jamais visto no campeonato. Serão onze carros de sete escuderias diferentes, presentes na Flórida.

Confiram!

Dempsey Racing/Del Piero
Sede: Flowery Branch, Geórgia
Proprietários: Patrick Dempsey e Joe Foster
Chefe de equipe: Bobby Garcia
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche Flat-6 4 litros
Pneus: Yokohama
Pilotos: Andrew Davis/Michael Avenatti/Bob Faieta (#10); Patrick Dempsey/Andy Lally/Joe Foster (#27)

Porsche Dempsey-27

O time formado pelo ator Patrick Dempsey, que se associou ao italiano Alessandro Del Piero, campeão da Copa do Mundo de 2006, para ganhar mais visibilidade – e credibilidade – vem com um bom esquema para a temporada 2013 da American Le Mans Series, após alguns anos na Grand-Am. Para toda a temporada, correrão com dois carros: o #10 com Andrew Davis, Michael Avenatti e Bob Faieta – e o #27 para os ‘patrões’ Patrick Dempsey e Joe Foster, reforçados por Andy Lally. Este último e Andrew Davis serão os pilares dos trios da equipe neste ano na ALMS. Nesta primeira corrida da temporada, entram como azarões.

JDX Racing
Sede: Loveland, Colorado
Proprietários: Jeremy Dale e Harrison Brix
Chefe de equipe: Larry Ellert
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche Flat-6 4 litros
Pneus: Yokohama
Pilotos: Mike Hedlund/Jan Heylen/Jon Fogarty (#11)

Porsche JDX-11

Com seu vistoso Porsche dourado, a JDX Racing vem para mais uma temporada na ALMS após o 4º lugar entre as escuderias na divisão LMGTC. O time do Colorado não tem mais Chris Cumming e nem Michael Valiante, encarando o início desta temporada com um trio totalmente novo para a disputa das 12 Horas de Sebring: entraram os estadunidenses Mike Hedlund e Jon Fogarty, além do belga Jan Heylen. Apesar da experiência prévia do trio, especialmente de Fogarty, não se pode apontar o time de Harrison Brix e Jeremy Dale, ambos com passagem pela Fórmula Indy e IMSA, entre os favoritos à vitória.

Alex Job Racing
Sede: Tavares, Flórida
Proprietários: Alex e Holly Job
Chefe de equipe: Ken Davidson
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche Flat-6 4 litros
Pneus: Yokohama
Pilotos: Cooper MacNeil/Jeroen Bleekemolen/Dion Von Moltke (#22)

Porsche AJR-22

Motivada pelo triunfo conquistado nas 24 Horas de Daytona – mesmo que com um Audi – a Alex Job Racing vai para Sebring com o objetivo de abrir muito bem a temporada da ALMS. Atual campeã da categoria LMGTC, a equipe da Flórida ofertou a Cooper MacNeil a possibilidade de defender seu título entre os pilotos. Ele terá a companhia do holandês Jeroen Bleekemolen e do sul-africano Dion Von Moltke nesta corrida inaugural do campeonato de 2013. Estão entre os favoritos destacados à vitória.

NGT Motorsports
Sede: Miami, Flórida
Proprietário: Ramez Wahab
Chefe de equipe: Arty Sutherland
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche Flat-6 4 litros
Pneus: Yokohama
Pilotos: Henrique Cisneros/Marco Seefried/Sean Edwards (#30); Carlos Gomez/Mario Farnbacher/Kuba Giermaziak (#31)

Porsche NGT-30

Mais uma escuderia com sede na Flórida presente na ALMS, a NGT Motorsports vai disputar – finalmente – todo o campeonato da divisão dos Porsche Cup com pelo menos um carro, para Henrique Cisneros e Sean Edwards, que terão neste fim de semana a companhia do veloz piloto alemão Marco Seefried. Nos eventos mais longos, o time de Ramez Wahab alinhará um segundo carro. Nas 12h de Sebring, este Porsche será partilhado pelo colombiano Carlos Gomez, por Mario Farnbacher e Kuba Giermaziak – que defenderam o time na última edição das 24 Horas de Daytona. Pelo menos com o carro #30, têm chances de um bom resultado neste sábado.

Flying Lizard Motorsports
Sede: Sonoma, Califórnia
Proprietário: Seth Neiman
Chefe de equipe: Tommy Sadler
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche Flat-6 4 litros
Pneus: Yokohama
Pilotos: Pierre Ehret/Brett Sandberg/Alexandre Imperatori (#44); Spencer Pumpelly/Nelson Canache Jr./Brian Wong (#45)

Porsche Lizard-45

Após perder o status de equipe satélite da Porsche, o proprietário da Flying Lizard, Seth Neiman (também piloto, mas ausente das 12h de Sebring por motivos de força maior), optou por trocar de categoria e o time dos Lagartos Voadores, por medida de economia, está agora na LMGTC. Além da queda de divisão, o time de Sonoma perdeu seu principal engenheiro, Craig Watkins, que aposentou-se. Afora os pilotos de ponta que tinha e eram ligados à montadora alemã.

Apesar dos reveses, a Flying Lizard quer fazer um bom papel neste campeonato da ALMS. O time alinha dois carros logo na primeira corrida: o #44 terá o diletante alemão Pierre Ehret ao lado do suíço Alexandre Imperatori, radicado há alguns anos no Oriente, e de Brett Sandberg. O trio do #45 tem melhores possibilidades, pois é formado pelo experiente Spencer Pumpelly, ao lado do jovem venezuelano Nelson Canache Jr. e de Brian Wong.

The Racers Group (TRG)
Sede: Petaluma, Califórnia
Proprietário: Kevin Buckler
Chefe de equipe: Gary Biehl
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche Flat-6 4 litros
Pneus: Yokohama
Pilotos: Damien Faulkner/Ben Keating/Craig Stanton (#66); Al Carter/Kevin Estré/Carlos de Quesada (#68)

Sebring

Entra ano, sai ano e lá está o time de Kevin Buckler incomodando todo mundo nas competições estadunidenses. Neste ano, apesar de ter fechado um acordo para ser o representante da Aston Martin na América do Norte, Buckler decidiu manter ativos os Porsche Cup da LMGTC que tem na sede de Petaluma, na Califórnia. Pôs os dois carros para andar em Sebring e o #66, com Ben Keating/Damien Faulkner/Craig Stanton, reúne boas chances de pódio. O carro #68, inscrito de última hora, terá Al Carter, Kevin Estré e Carlos de Quesada, este confirmado pouco antes dos treinos livres. Mais um no rol das zebras.

Competition Motorsports
Sede: Tujunga, Califórnia
Proprietário: Bob Faieta
Chefe de equipe: Jessy Alduvin
Carro: Porsche 911 (997) GT3 Cup
Motor: Porsche Flat-6 4 litros
Pneus: Yokohama
Pilotos: David Calvert-Jones/Sascha Maassen/Lawson Aschenbach (#99)

Porsche Competition-99

Esta equipe é um caso curioso – e único – dentro da American Le Mans Series. Seu proprietário, Bob Faieta, vai guiar para outra associação, no caso para a Dempsey Racing/Del Piero. Este conflito de interesses, contudo, não parece atrapalhar, pelo menos para a primeira prova do ano. A Competition Motorsports, que não disputou a temporada inteira ano passado, promete levar a LMGTC a sério em 2013. Na primeira corrida, o experiente Sascha Maassen, que já foi piloto oficial da Porsche, foi chamado para dar aquela forcinha a David Calvert-Jones e Lawson Aschenbach, que deverão dividir o carro durante toda a temporada.

Comentários