12 Horas de Sebring 2013 – Quem é quem, classe LMPC

RIO DE JANEIRO – A divisão dos Prototype Challenge, a LMPC, já traz neste ano um reflexo da fusão entre ALMS e Grand-Am, a vigor no próximo ano: todos os carros desta subclasse vão correr com os pneus Continental, os mesmos usados na série ligada à Nascar (alguém surpreso?).

A temporada de 2013 é de transição para o que vem aí no próximo ano, onde sem dúvida haverá um interesse maior de pilotos e equipes, pois a LMPC é teoricamente uma divisão mais acessível, com carros, motor e pneus idênticos. E com um pacote como este, boas disputas costumam acontecer. Nas 12 Horas de Sebring, serão sete carros de seis equipes na briga pela vitória. Vamos conhecê-las:

BAR1 Motorsports
Sede: Marysville, Ohio
Proprietário: Brian Alder
Chefe de equipe: Colin Adams
Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet Katech LS7 V8 6,2 litros
Pneus: Continental
Pilotos: Rusty Mitchell/Tomy Drissi/Chapman Ducote (#7); Kyle Marcelli/Chris Cumming/Stefan Johansson (#8)

Oreca BAR1-7

A mais nova escuderia da divisão Prototype Challenge da ALMS entra com dois carros na batalha pelo título. Erguida dos escombros da Intersport Racing e, mais recentemente, da Merchant Services Racing, a BAR1 Motorsports vem sob a tutela de Brian Alder para bater a bicampeã CORE Autosport, numa tarefa que não é das mais fáceis.

Oreca BAR1-8

No primeiro bólido, que na corrida deste fim de semana faz uma alusão ao lançamento do filme G.I. Joe’s (aqui conhecidos pelos bonecos Comandos em Ação, nos anos 80, lembram?), estarão os pilotos Rusty Mitchell, Tomy Drissi e Chapman Ducote. A outra tripulação, bem mais promissora, é formada por Kyle Marcelli, pelo recém-chegado Chris Cumming e pelo veteraníssimo sueco Stefan Johansson, que aos 56 anos ainda mostra que tem alguma experiência para compartilhar com seus colegas de pista.

RSR Racing
Sede: East Lansing, Michigan
Proprietários: John, Paul e Tom Gentilozzi
Chefe de equipe: Mark Strickland
Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet Katech LS7 V8 6,2 litros
Pneus: Continental
Pilotos: Bruno Junqueira/Alex Popow/Duncan Ende (#9)

Oreca RSR-9

Vice-campeã entre as equipes em 2012 e terceira colocada entre os pilotos graças ao bom trabalho do brasileiro Bruno Junqueira, a escuderia RSR Racing, da família Gentilozzi, traz o reforço do venezuelano Alex Popow, campeão ano passado da LMPC pela CORE Autosport. Em poucas palavras, a RSR está bem municiada para toda a temporada.

O problema está no terceiro piloto para as provas longas. No ano passado, a equipe sobreviveu bem mesmo com o lento e veterano Tomy Drissi. E, de surpresa, quem apareceu em Sebring para andar no carro #9, após longo tempo ausente das pistas foi Eddie Lawson – de quem me recordo no Mundial de Motovelocidade, na Indy Lights e na Fórmula Indy, quando guiou para Rick Galles. Depois disso, nunca mais tinha sido visto num autódromo. Porém, nesta quarta-feira, a RSR anunciou que Duncan Ende, que já tem experiência prévia nos Oreca FLM09, comporá o trio com Junqueira e Popow na prova de sábado.

PR1/Mathiasen Motorsports
Sede: Fresno, Califórnia
Proprietários: Bobby Oergel e Ray Mathiasen
Chefe de equipe: Mike Ray
Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet Katech LS7 V8 6,2 litros
Pneus: Continental
Pilotos: David Cheng/David Ostella/Michael Guasch (#52)

Oreca PR1Mathiasen-52

Após um ano razoável, onde não disputou a temporada inteira e ainda assim venceu duas corridas, a escuderia PR1/Mathiasen Motorsports vem com diversas novidades para a temporada 2013. O piloto de ascendência oriental David Cheng é um dos recém-chegados, assim como o canadense David Ostella, que vem da Indy Lights para as corridas de protótipo. O terceiro nome para as 12h de Sebring é o de Michael Guasch, de aparições esporádicas em outros carros e equipes da LMPC nas duas últimas temporadas.

DragonSpeed Mishumotors
Sede: Jupiter, Flórida
Proprietário: Elton Julian
Chefe de equipe: Glenn Yee
Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet Katech LS7 V8 6,2 litros
Pneus: Continental
Pilotos: Mirco Schultis/Patrick Simon/Pierre Kaffer (#81)

Oreca Dragonspeed-81

A DragonSpeed Mishumotors é uma equipe dos EUA que faz sua estreia na divisão LMPC da American Le Mans Series. Seu proprietário é o “apátrida” Elton Julian, ex-piloto recém aposentado do esporte, que nasceu nas Ilhas Canárias, atuou muito tempo com bandeira dos EUA no macacão e depois representava o Equador. Uma figura das mais simpáticas, até…

Mudando de assunto, o time de Elton disputa as 12 Horas de Sebring com o mesmo Oreca FLM09 Chevrolet que foi visto na Le Mans Series há alguns anos, alinhado pela Pegasus Racing, da França. A pintura, se não me falhe a memória, é a mesma. E dois dos pilotos também: os alemães Mirco Schultis (que disputou o WEC pelo Team Lotus) e Patrick Simon, reforçados pelo suíço Pierre Kaffer. Na primeira prova do ano, são completos azarões.

CORE Autosport
Sede: Rock Hill, Carolina do Sul
Proprietário: Jonathan Bennett
Chefe de equipe: Mark Sales
Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet Katech LS7 V8 6,2 litros
Pneus: Continental
Pilotos: Colin Braun/Jonathan Bennett/Mark Wilkins (#05)

Oreca CORE-05

A saída de Alex Popow, campeão entre os pilotos da LMPC ano passado, não tira nem de longe o favoritismo da CORE Autosport para mais uma temporada da classe na American Le Mans Series. Mesmo com o esquema do time sediado em Rock Hill diminuído na divisão para um carro, a estrutura é bem montada e com gente que entende do riscado, como o chefe de equipe Mark Sales e o engenheiro Ed Nathman, dando o suporte necessário aos pilotos Colin Braun, Jonathan Bennett (o proprietário) e Mark Wilkins, que reforça o time na primeira corrida do ano. Entram nesta 12 Horas de Sebring como os grandes favoritos à vitória na divisão.

Performance Tech Motorsports
Sede: Hollywood, Flórida
Proprietário: Brent O’Neill
Chefe de equipe: Frank Parazych
Carro: Oreca FLM09
Motor: Chevrolet Katech LS7 V8 6,2 litros
Pneus: Continental
Pilotos: Charlie Shears/Tristan Nunez/David Heinemeier-Hänsson (#500)

Oreca Performance Tech-500

Os “locais” da Performance Tech Motorsports vêm para a temporada 2013 da divisão LMPC dispostos a não fazer feio após dois anos de corridas esporádicas. Nesta equipe, aliás, o brasileiro Raphael Matos disputou a última edição das 12 Horas de Sebring. Para a corrida do próximo sábado, tudo novo: entrou Tristan Nunez, atual campeão da série de protótipos IMSA Lites, que terá a companhia de Charlie Shears e o reforço do dinamarquês David Heinemeier-Hänsson, que aproveitará a oportunidade para ‘desenferrujar’ os braços em virtude de sua participação já confirmada no Mundial de Endurance pela OAK Racing. Como curiosidade, ao invés do usual número #18, vão com o #500. E não me perguntem o motivo, pois não tenho ideia do que isso representa.

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