12 Horas de Sebring, hora #2 e #3 – novo líder e muitas alternativas na Flórida

SebringRIO DE JANEIRO – Chegamos ao fim da 3ª hora de corrida em Sebring e, com um quarto da distância cumprida, o escocês Allan McNish está na liderança com o R18 e-tron quattro #2, que será brevemente guiado pelo brasileiro Lucas Di Grassi.

McNish superou o suíço Marcel Fässler na pista e, depois disto, a equipe optou por uma estratégia diferenciada, quando aconteceu a primeira bandeira amarela em decorrência de um princípio de incêndio no Delta Wing. Com a parada em bandeira amarela, ganharam tempo em relação ao carro #1, que precisou parar em verde. Só que depois disto, o escocês levaria um stop & hold de um minuto por ‘contato evitável’ com o LMPC #81 da DragonSpeed Mishumotors, guiado pelo alemão Mirco Schultis – que, aliás, merecia também ser punido – em razão do perigosíssimo retorno que efetuou à pista.

Nas posições subsequentes, a Muscle Milk teve problemas: o #6 tinha feito um pit stop normal e Lucas Luhr sucedera Klaus Graf, quando a roda dianteira esquerda pediu demissão e o HPD perdeu a terceira colocação geral para o Lola #12 da Rebellion Racing. O chinês Congfu Cheng, a bordo agora do carro do time helvético, ocupa a quinta posição.

A classe LMP2 também viu mudança de líderes: após a Greaves e a Level 5 terem assumido o comando, o #01 da Extreme Speed Motorsports chegou ao primeiro posto graças a uma boa performance dos veteranos David Brabham e Scott Sharp. Em dado momento da disputa, o #552 guiado por Simon Pagenaud estranhou-se com o #02 de Ed Brown: os dois se tocaram e rodaram na curva 1. Prejuízo para o segundo carro da Extreme Speed, que está 10 voltas atrasado em relação ao líder.

Na LMPC, o brasileiro Bruno Junqueira fez nada menos que três stints diretos no #9 da RSR Racing e liderou por várias oportunidades a corrida. Mas ao fechar a terceira hora, o piloto deixara o comando para o venezuelano Alex Popow e a ponta ficou com o #52 da PR1/Mathiasen Motorsports, com David Cheng a bordo. Popow caiu para segundo, com Chris Cumming em terceiro.

A LMGT apresentou as disputas mais encarniçadas nas duas últimas horas. Muita alternância de posições e brigas homéricas pela liderança entre a Ferrari #62 da Risi Competizione, o Corvette #4, o SRT Viper #91 e as novas BMW Z4 GTE, excelentes em ritmo de corrida. Após três horas de prova, a ponta da divisão é de Bruni, seguido por Hand e Farnbacher. O Aston Martin #97 que terá condução de Bruno Senna ainda nesta corrida está 24 voltas atrasado, agora com Stefan Mücke ao volante.

Já na LMGTC, surpresa: Bob Faieta pegou a ponta com o Porsche #10 da Dempsey Racing/Del Piero e fechou a terceira hora na frente, seguido por Henrique Cisneros, Cooper MacNeil, Brian Wong e Mario Farnbacher.

Classificação parcial após a 3ª hora:

1º #2 Allan McNish/Tom Kristensen/Lucas Di Grassi
Audi R18 e-tron quattro LMP1
96 voltas

2º #1 Oliver Jarvis/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler
Audi R18 e-tron quattro LMP1
a 15″96

3º #12 Neel Jani/Nicolas Prost/Nick Heidfeld
Lola B12/60 Toyota LMP1
a 1 volta

4º #6 Lucas Luhr/Romain Dumas/Klaus Graf
HPD ARX-03c LMP1
a 2 voltas

5º #13 Congfu Cheng/Mathias Beche/Andrea Belicchi
Lola B12/60 Toyota LMP1
a 2 voltas

6º #01 Scott Sharp/Guy Cosmo/David Brabham
HPD ARX-03b LMP2
a 4 voltas

7º #41 Eric Lux/Christian Zügel/Tom Kimber-Smith
Zytek Z11SN Nissan LMP2
a 4 voltas

8º #552 Simon Pagenaud/Scott Tucker/Ryan Hunter-Reay
HPD ARX-03b LMP2
a 5 voltas

9º #551 Scott Tucker/Ryan Briscoe/Marino Franchitti
HPD ARX-03b LMP2
a 5 voltas

10º #52 David Cheng/Michael Guasch/David Ostella
Oreca FLM09 Chevrolet LMPC
a 7 voltas

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