Com Bia Figueiredo na Dale Coyne, Indy terá 25 carros em St. Pete

03-18-Beatriz-Returns-With-Coyne-StdRIO DE JANEIRO – O Brasil terá três pilotos na abertura da temporada 2013 da Fórmula Indy em St. Petersburg, na Flórida (viram? não é na Rússia): além de Hélio Castroneves, que vai para sua 14ª participação nos EUA com a equipe de Roger Penske e de Tony Kanaan, pelo terceiro ano com a KV Racing Technology, Bia Figueiredo estará a bordo do carro #18 da Dale Coyne Racing, escuderia com quem fechou um acerto para disputar algumas corridas da categoria.

Na pista urbana da Flórida, misto de circuito de rua com pista de aeroporto, vão “voar” vinte e cinco carros da categoria – com vários velhos conhecidos e apenas uma cara nova: o francês Tristan Vautier, egresso da Indy Lights, terá uma chance ao lado do compatriota Simon Pagenaud, na equipe Schmidt Peterson Motorsports.

Além de Bia na Dale Coyne e da estreia de Vautier, a temporada começa com mais novidades: pela primeira vez desde 2004, um carro terá o número #1 na carenagem numa temporada completa. O atual campeão Ryan Hunter-Reay tenta o bi e segue na Andretti Autosport, onde um de seus novos colegas será o venezuelano EJ Viso, emérito batedor.

Outro sul-americano, o colombiano Sebastián Saavedra, descolou um assento no time Dragon Racing, onde seu parceiro é o francês Sébastien Bourdais. Tem também Takuma Sato na AJ Foyt, Graham Rahal correndo de novo na equipe do pai, Bobby, ao lado do britânico James Jakes e a estreia de Simona de Silvestro na KV, dividindo as atenções do time com Kanaan.

A divisão dos Dallara DW12 no quesito motores é praticamente igual: treze carros vão andar com os propulsores Chevrolet e doze com os Honda. Não haverá os tísicos Lotus no grid em 2013.

Eis a lista completa para o GP de St. Pete:

#1 DHL ANDRETTI AUTOSPORT
Dallara DW12 Chevrolet
Ryan Hunter-Reay

#3 HITACHI TEAM PENSKE
Dallara DW12 Chevrolet
Hélio Castroneves

#4 NATIONAL GUARD PANTHER RACING
Dallara DW12 Chevrolet
JR Hildebrand

#5 TEAM VENEZUELA/ANDRETTI AUTOSPORT/HVM
Dallara DW12 Chevrolet
EJ Viso

#6 DRAGON RACING
Dallara DW12 Chevrolet
Sebastián Saavedra

#7 DRAGON RACING
Dallara DW12 Chevrolet
Sébastien Bourdais

#9 TARGET CHIP GANASSI RACING
Dallara DW12 Honda
Scott Dixon

#10 TARGET CHIP GANASSI RACING
Dallara DW12 Honda
Dario Franchitti

#11 HYDROXYCUT KVRT-SH RACING
Dallara DW12 Chevrolet
Tony Kanaan

#12 VERIZON TEAM PENSKE
Dallara DW12 Chevrolet
Will Power

#14 ABC SUPPLY A.J. FOYT RACING
Dallara DW12 Honda
Takuma Sato

#15 MIDAS/BIG O TIRES RAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING
Dallara DW12 Honda
Graham Rahal

#16 ACOM STAIRLIFTS RAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING
Dallara DW12 Honda
James Jakes

#18 DALE COYNE RACING
Dallara DW12 Honda
Bia Figueiredo

#19 DALE COYNE RACING
Dallara DW12 Honda
Justin Wilson

#20 FUZZY’S VODKA/ED CARPENTER RACING
Dallara DW12 Chevrolet
Ed Carpenter

#22 PANTHER DRR
Dallara DW12 Chevrolet
Oriol Serviá

#25 RC COLA ANDRETTI AUTOSPORT
Dallara DW12 Chevrolet
Marco Andretti

#27 GODADDY.COM ANDRETTI AUTOSPORT
Dallara DW12 Chevrolet
James Hinchcliffe

#55 FLORIDA LOTTERY SCHMIDT PETERSON
Dallara DW12 Honda
Tristan Vautier (R)

#67 SARAH FISHER HARTMAN RACING
Dallara DW12 Honda
Josef Newgarden

#77 SCHMIDT HAMILTON-HP MOTORSPORTS
Dallara DW12 Honda
Simon Pagenaud

#78 NUCLEAR ENERGY AREVA KVRT
Dallara DW12 Chevrolet
Simona de Silvestro

#83 NOVO NORDISK CHIP GANASSI RACING
Dallara DW12 Honda
Charlie Kimball

#98 BARRACUDA RACING/BRYAN HERTA AUTOSPORT WITH CURB-AGAJANIAN
Dallara DW12 Honda
Alexandre Tagliani

Comentários

  • Considerando que ainda tem chassis “encostados” em relação ao ano passado (um da Penske, um da Ganassi e outro da KV), ainda existe a possibilidade de novos pilotos entrarem no grid?

    • No caso dos chassis, a Andretti só tem três. Viso alinhará pela equipe o chassi da HVM. Ano passado Saavedra alinhou pela equipe o chassi da AFS e Bia alinhou o chassi da Conquest. Essas duas equipes não aunciaram nada pra esse ano e cada qual possui um chassi encostado. A Mike Shank e a Fan Force devem ter também, a menos que alguma das quatro tenha se desfeito deles, pois não tô sabendo que nenhuma delas tenha se associado a outras equipes, além da DRR e a HVM. A Penske depois do tri-vice do Will Power se cansou de três carros e só vai alinhar esporadicamente o Allmendinger enquanto ele cumpre seu gancho na Nascar. A Ganassi dificilmente volta a ter quarto carro, só se for um piloto famoso como eles queriam o Barrichello ou alguém com muito dinheiro, isso se não abolirer o terceiro também, pois os Ganassi B tomavam volta do Dixon e do Dario mesmo com carros absolutamente iguais. A KV vai ficar com dois mesmo, pois eles precisam recuperar espaço e pra isso vão manter o foco. A Andretti é uma das equipes que pode esperar alguma coisa, já que eles costumam alinhar chassis de outras equipes de vez em quando

      • A Conquest vendeu seus dois chassis, sem motor. Então há carros disponíveis para times interessados em pelo menos competir em Indianápolis.