Direto do túnel do tempo (49)
RIO DE JANEIRO – A moça que sorri orgulhosa ao lado de seu carro tentou, mas não conseguiu, largar numa corrida oficial de Fórmula 1. A britânica Divina Galica inscreveu-se para o GP da Inglaterra com um Surtees TS16 Cosworth do Team Shellsport, em 1976. Além da curiosidade de andar num carro com o numeral #13, considerado de mau agouro por muitos, Galica ficou com o 28º tempo entre 30 pilotos, superando o compatriota Mike Wilds e a italiana Lella Lombardi.
Dois anos depois, Galica tentaria se qualificar com o Hesketh 308E da equipe de Bubbles Horsley para os GPs da Argentina e do Brasil, falhando nas duas ocasiões. Entre 1977 e 1980, fez aparições esporádicas na Fórmula 2 europeia e disputou seis corridas de Fórmula Aurora, uma espécie de Fórmula 1 de terceiro escalão disputada na Grã-Bretanha e outros países europeus. Conseguiu como melhor resultado um 2º lugar em Zandvoort, na Holanda, com um Surtees TS19.
Pouca gente sabe, mas Divina também foi esquiadora e integrou em três Olimpíadas de Inverno o time britânico de downhill e slalom, em Innsbruck (1964), Grenoble (1968) e Sapporo (1972). Perto de completar 50 anos de idade, em 1992, voltou para sua quarta Olimpiada em Albertville, na França.
Divina Galica hoje é uma senhora de 68 anos e é diretora do site iRacing.com, de corridas virtuais.
Há 37 anos, direto do túnel do tempo.
Ricardo, recentemente eu li um post dela sobre uma experiência que ela teve pilotando um Audi R8 LMP1 em Sebring, caso não tenha lido, estou passando o link:
http://www.iracing.com/inracingnews/iracing-news/dream-drive
Ricardo? Não há nenhum Ricardo aqui.
A Formula Aurora, tinha o nome de seu patrocinador, A Aurora Kits fabricante inglês de kits de plastimodelismo e também fabricante de pistas e carros de Autorama na escala HO ou 1/87 . Pena que a categoria acabou e os japoneses compraram a Aurora que hoje é TOMY AFX que continua fazendo maravilhosos e pequeninos slot-cars.
rodrigo, boa tarde,
fuçando aqui e ali na internet, à procura de imagens ou (filmes; será que tem?) do cavalo de pau dado por J. Watson a bordo de Brabham no GP da Suécia, dei de cara com “Outro ângulo”
Nela, vc afirma que
“Naquele 5 de setembro, Peter Gethin (braço erguido na foto, como eu desconfiara) superou Ronnie Peterson (número #25) a bordo de sua BRM por apenas 0″010. François Cevert chegou em terceiro com a Tyrrell #2, 0″09 atrás do vencedor. Mike Hailwood, que fez uma reaparição estrondosa na Fórmula 1 com o Surtees #9, foi o quarto a 0″18. O carro #28 que aparece à esquerda é o McLaren do sueco Jo Bonnier, que chegou em décimo, quatro voltas atrasado.”
Está tudo muito bem, mas….. e o R Peterson andou em 1971 de BRM?
Acho que não. Ele correu aquela prova foi de March mesmo.
Confira aí.
Mas a foto é linda, mesmo em P&B.
Grande abraço.
Antônio J. P. Pinheiro
Antônio, acho que você interpretou mal o texto, pois eu disse que quem andou de BRM foi Peter Gethin. Peterson, com o número #25 em questão, andou de March em toda aquela temporada. Eu não disse que o Peterson era da BRM, disse?
Abrs