Direto do túnel do tempo (49)

734351_490175861019040_1257386387_nRIO DE JANEIRO – A moça que sorri orgulhosa ao lado de seu carro tentou, mas não conseguiu, largar numa corrida oficial de Fórmula 1. A britânica Divina Galica inscreveu-se para o GP da Inglaterra com um Surtees TS16 Cosworth do Team Shellsport, em 1976. Além da curiosidade de andar num carro com o numeral #13, considerado de mau agouro por muitos, Galica ficou com o 28º tempo entre 30 pilotos, superando o compatriota Mike Wilds e a italiana Lella Lombardi.

Dois anos depois, Galica tentaria se qualificar com o Hesketh 308E da equipe de Bubbles Horsley para os GPs da Argentina e do Brasil, falhando nas duas ocasiões. Entre 1977 e 1980, fez aparições esporádicas na Fórmula 2 europeia e disputou seis corridas de Fórmula Aurora, uma espécie de Fórmula 1 de terceiro escalão disputada na Grã-Bretanha e outros países europeus. Conseguiu como melhor resultado um 2º lugar em Zandvoort, na Holanda, com um Surtees TS19.

Pouca gente sabe, mas Divina também foi esquiadora e integrou em três Olimpíadas de Inverno o time britânico de downhill slalom, em Innsbruck (1964), Grenoble (1968) e Sapporo (1972). Perto de completar 50 anos de idade, em 1992, voltou para sua quarta Olimpiada em Albertville, na França.

Divina Galica hoje é uma senhora de 68 anos e é diretora do site iRacing.com, de corridas virtuais.

Há 37 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • A Formula Aurora, tinha o nome de seu patrocinador, A Aurora Kits fabricante inglês de kits de plastimodelismo e também fabricante de pistas e carros de Autorama na escala HO ou 1/87 . Pena que a categoria acabou e os japoneses compraram a Aurora que hoje é TOMY AFX que continua fazendo maravilhosos e pequeninos slot-cars.

  • rodrigo, boa tarde,

    fuçando aqui e ali na internet, à procura de imagens ou (filmes; será que tem?) do cavalo de pau dado por J. Watson a bordo de Brabham no GP da Suécia, dei de cara com “Outro ângulo”
    Nela, vc afirma que
    “Naquele 5 de setembro, Peter Gethin (braço erguido na foto, como eu desconfiara) superou Ronnie Peterson (número #25) a bordo de sua BRM por apenas 0″010. François Cevert chegou em terceiro com a Tyrrell #2, 0″09 atrás do vencedor. Mike Hailwood, que fez uma reaparição estrondosa na Fórmula 1 com o Surtees #9, foi o quarto a 0″18. O carro #28 que aparece à esquerda é o McLaren do sueco Jo Bonnier, que chegou em décimo, quatro voltas atrasado.”
    Está tudo muito bem, mas….. e o R Peterson andou em 1971 de BRM?
    Acho que não. Ele correu aquela prova foi de March mesmo.
    Confira aí.
    Mas a foto é linda, mesmo em P&B.
    Grande abraço.

    Antônio J. P. Pinheiro

    • Antônio, acho que você interpretou mal o texto, pois eu disse que quem andou de BRM foi Peter Gethin. Peterson, com o número #25 em questão, andou de March em toda aquela temporada. Eu não disse que o Peterson era da BRM, disse?

      Abrs