Direto do túnel do tempo (56)

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RIO DE JANEIRO – Maurício Gugelmin certamente não esquece o dia 26 de março de 1989. E muito menos nós: naquele domingo, há 24 anos, ele subia pela primeira – e única vez – ao pódio numa corrida de Fórmula 1, no que seria o último GP do Brasil realizado em Jacarepaguá.

Marcello Alencar e sua tropa não renovaram o contrato com Bernie Ecclestone e Piero Gancia, presidente da CBA, pediu socorro a Luiza Erundina, que viabilizou junto a Shell a reforma e a volta de Interlagos ao calendário. Interlagos está com a F-1 até hoje e do traçado carioca só restam escombros.

A foto acima, além de um momento feliz do piloto nascido em Joinville e criado no Paraná, tem também, no centro, o vencedor Nigel Mansell numa pose pouco comum: ele conseguiu a façanha de cortar um dos dedos da mão direita ao erguer o seu troféu. Bem ao lado, o francês Alain Prost observa o desespero do britânico e a alegria incontida de Gugelmin, que largou em 12º e chegou em terceiro a bordo do Leyton House March 881 Judd, projeto de um certo Adrian Newey, aliás.

Há 24 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Façanha do Leão não foi cortar o dedo no troféu, que aliás devia ser mal-acabado e ter alguma rebarba ou superfície cortante. . .façanha mesmo foi vencer com a Ferrari que estreava o conceito de câmbio por borboletas na categoria. . .o carro havia sido tão inconstante durante os treinos que a equipe não apostava nada nele a ponto de o projetista John Barnard e parte do staff técnico do time haverem retornado na véspera para a Inglaterra. . .pelo menos é o que diz a lenda. . .
    Zé Maria

    PS: Rodrigo, por onde anda o Gugelmin? Ainda nos USA ou já voltou para o Brasil?Tks.

    • Acho que o Gugelmin, após a morte de um de seus filhos, voltou ao Brasil, cortou os laços com o automobilismo e comanda uma empresa de reflorestamento.

  • O mago ¨Newey¨ mesmo já sendo ¨rodado¨na F1 cometeu esse carro que Gugelin dividia com o talentoso Ivan Capelli .O carro tinha seus méritos , pois teve algum resultado bom , mas tinha um problema: a mola nos amortecedores não funcionavam a ponto de, num certo momento, Gugelmim pediu que soltassem os amortecedores e carro permaneceu na mesma altura.Creio vir daí uma certa lenda de que o Newey fazia carros só pra pistas lisas como mesa de bilhar, e na morte do Ayrton essa ¨lenda¨ voltou a ser lembrada.

  • Esse foi um Ano de Grandes disputas, apesar da Mclaren ter dominado em vitorias e poles, Senna teve 7 quebras e um Desclassificação, contra 3 quebras do Prost, o engraçado é que Senna ainda assim venceu 6 corridas e prost só 4, mas o Françes foi mais regular chegando 5 vezes em 2º, e ainda teve a ajudinha da FIA no GP do Japão, as Ferraris estavam muito fortes mas venceram só 3 GPs, das 7 quebras de Senna 4 foram colisãoes provocadas por outros pilotos, não fosse isso ele teria sido Campeão, pois ficou a 16 pontos de Prost.

    Coisas do Esporte.