Direto do túnel do tempo (57)

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RIO DE JANEIRO – Essa lindeza de carro que estampa a postagem do Túnel do Tempo é uma Ferrari Berlinetta 250 GT, riscando o asfalto do circuito de Sebring. Quem a pilotou, no distantíssimo ano de 1960, foi um certo Frederico José Carlos Themudo d’Orey – mais conhecido como Fritz d’Orey, que na última segunda-feira dia 25 completou setenta e cinco anos de vida.

Nessa corrida, disputada em 26 de março daquele ano, ele dividiu o carro #12 com William Sturgis, o dono da ‘barata’. Chegaram em 6º lugar na geral, a 13 voltas dos vencedores Hans Herrmann e Olivier Gendebien, a bordo de um Porsche 718 RS. d’Orey iniciaria naquele mesmo ano o desenvolvimento da Ferrari 156 “Squalo” para o Mundial de Fórmula 1 de 1961 – tarefa para a qual havia sido contratado pela Casa de Maranello e faria algumas provas com a marca em carros esporte. Infelizmente, quando se preparava para a disputa das 24 Horas de Le Mans, foi mandado para fora da pista por um certo Walt Hansgen.

O acidente gravíssimo encerrou a carreira do piloto brasileiro precocemente, aos 22 anos. Fritz ficou vários meses em coma, entre a vida e a morte e sobreviveu, residindo anos em Paris até voltar ao Rio de Janeiro, cidade onde reside.

Ao Fritz, todo o nosso carinho e a lembrança, ainda que atrasada, pelo aniversário. Vita lunga!

Há 53 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • O acidente de Fritz d’Orey nos treinos de Le Mans não foi com o carro da foto (#1539GT). Fritz d’Orey acidentou-se com o carro de chassis #1999GT. Esse carro foi comprado por Carlo Maria Abate, piloto da Scuderia Serenissima Republica di Venezia – SSS, em 20 de junho de 1960. O acidente em 25 de junho na pista de Le Mans foi terrível, o carro ficou bem destruído (numero de corrida era 14). Abate correu outras provas em 1960 com outra 250GT SWB da Scuderia Serenissima. Entretanto é mencionada sua desistência por acidente do Tour de France de 1960, quando estaria usando a #1999GT, que ficou destruída, Porém já lí que a destruição do carro foi por conta do acidente de Le Mans.
    O que restou foi comprado em 1978 pelo italiano Giulio Dubbini de Padova, que fez dois carros replicas. Um para uso em rua e outro para corridas, ambos usando documentos da 1999GT e com a placa PD 753199. Estou enviando para seu email (espero que chegue) duas fotos do carro de d’Orey após o acidente em Le Mans. Obtive ambas na internet, não tenho idéia aonde, faz um bom tempo.

  • Que fique claro: não consta no texto, em linha alguma, que Fritz d’Orey estava ao volante desse carro nos treinos das 24 Horas de Le Mans de 1960. Se você prestar atenção, no segundo parágrafo está escrito quem é o dono do carro na ocasião.

    • Não entendi a contestação, talvez em decorrência da minha idade. Sua afirmação é de que não existem provas de que Fritz d’Orey dirigia a Ferrari #1999GT quando do acidente de Le Mans?? Realmente, embora já fosse adolescente, eu não estava em Le Mans naquele dia e não vi o piloto ferido. Se esta era a prova necessária, confirmo que não a tenho. Porém, entendo que o traumatismo craniano que deixou d’Orey em coma, os muitos meses de hospital, acrescido da impossibilidade de sair de Paris pelos dois anos seguintes e o encerramento precoce de sua carreira mostram que algo de estranho aconteceu na vida dele na tarde de 25 de junho de 1960. Já li a seguinte declaração de d’Orey: “Foi no meio da reta, antes da Maison Blanche, meu carro foi fechado por uma Jaguar, saiu da pista a uns 270 km/h, bateu numa árvore, de lado, partindo-se ao meio, e eu fiquei jogado no meio do mato, ao lado da pista. Por conta disso passei 8 meses internado num hospital e minha carreira acabou”.

      Porém, se sua dúvida é quanto ao numero do chassis do carro, recomendo que leia “Ferrari Legend – 250GT Competition” de Jess G. Pourret (a minha edição é de 1977). Tem o livro na Amazon, usado por US$ 60,00 e novo por US$ 140,00, é livro de cabeceira para qualquer Ferrarista. Outra possibilidade é consultar o site Barchetta (o melhor site tratando de Ferrari), especificamente na historia da Ferrari 250GT SWB Berlinetta de chassis #’1999GT, no link abaixo. Mais outro site bom é o Racing Sports Car, também com linke abaixo (nesse site RSC tem outra foto da #1539GT). Essas três fontes são ultra confiáveis. Guarde-as para seu uso futuro. Na minha idade não fico “chutando” sem ter informações confiáveis.
      http://www.barchetta.cc/english/All.Ferraris/Detail/1999GT.250GT.htm
      http://www.racingsportscars.com/driver/archive/Fritz-D%27Orey-BR.html

      • Eu não falei em chassi algum. Só disse no post que o Fritz d’Orey guiou em Le Mans um carro PARECIDO com o da foto, conduzido por William Sturgis e ele em Sebring. Acho que isso também é bem claro.